Food ingredients South America is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Conheça as nossas ações sociais e de sustentabilidade

A Fi South America reforça, a cada ano, seu compromisso com a sustentabilidade ao promover uma série de ações e iniciativas que visam inspirar a inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas cada vez mais nutritivos, seguros, saborosos, sustentáveis, e de forma mais ágil, ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo mais responsável e consciente.

Convidamos você a fazer parte desta jornada que transforma a vida de pessoas e impacta positivamente o planeta!

Como parte do nosso compromisso, estamos focados em três pilares de sustentabilidade:

1 - Inspirando a Sustentabilidade

Incorporar a sustentabilidade na nossa marca até 2025 para inspirar o nosso setor a ser mais sustentável, promovendo a realização dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU: 

2 - Responsabilidade Ambiental

  • Carpete solidário: parte do valor que seria gasto com o carpete será convertido em doação de alimentos para o projeto Padaria Escola Tiãozinho, que oferece capacitação profissional à população da comunidade para ajudá-la na inserção no mercado de trabalho;
  • Mapa interativo: substituição do mapa de bolso impresso pelo mapa digital, contribuindo para a redução do uso de papel e incentivando o uso de tecnologias sustentáveis;
  • Redução de materiais impressos, sendo esses com certificação FSC;
  • Utilização de lâmpada LED no pavilhão e espaços da Informa e otimização do uso de ar-condicionado para diminuir o consumo de energia;
  • Coleta seletiva e destinação ambientalmente correta de todos os resíduos gerados no evento;
  • Reciclamos as lonas utilizadas na feira para posterior doação à ONG Safrater (Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho) em ações sociais.;
  • Opções de comidas saudáveis, veganas e vegetarianas nos restaurantes e lanchonetes do evento;
  • Na saída do evento é disponibilizado um local para o descarte consciente das credenciais que serão reutilizadas nos próximos eventos. 
  • Programa Better Stands:

Better Stands é um programa da Informa Markets, organizadora da Fi South America, que visa alcançar o desperdício zero dos estandes até 2030. A iniciativa tem como objetivo incentivar que as empresas expositoras abandonem o uso de estandes descartáveis (de uso único) ​​e priorizem a utilização de estruturas reutilizáveis.

Ao tornarem seus projetos de estandes sustentáveis, montadoras e expositores serão reconhecidos com os selos Bronze, Prata e Ouro, em seus estandes durante a realização da    Fi South America.

Better Stands Bronze: Este nível envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis e com meta a ser cumprida em todos os eventos da Informa Markets até o ano que vem.

Better Stands Prata: Planejada para ser cumprido até o ano de 2027, neste nível, além de incluir todos os elementos do nível bronze, também deverão ser reutilizáveis todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição. 

Better Stands Ouro: Projetado para 2030, o último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.

A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos, o principal deles é que a adoção de estruturas reutilizáveis reduzirá drasticamente a geração de resíduos e consequentemente o impacto ambiental dos eventos.

Para mais informações: https://www.informamarkets.com/pt/sustentabilidade/better-stands.html.

3 - Responsabilidade Social

  • Contratação de Pessoas com Deficiência (PCD) em parceria com o programa PAE (Programa de atendente eficientes);
  • Cadeiras motorizadas são disponibilizadas para a acessibilidade no evento; 
  • Apoio à ONG Safrater (Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho) durante o ano.
  • Guia de visitação para pessoas com deficiência. 

• Publicações de conteúdo sobre sustentabilidade no canal de conteúdo oficial, o Food Connection

• Painéis voltados para temas sustentáveis no Summit Future of Nutrition

• Realização da segunda edição do Women’s Networking Breakfast - uma manhã de painéis com executivas da indústria de alimentos e bebidas sobre mudança de carreira, networking e alimentação com propósito social.

• Plant Based Experience - A atração explora a participação de expositores do setor de ingredientes naturais com um pacote de conteúdo que permite a participação em formato mais acessível à pequenas empresas, oferecendo uma experiência com programa de culinária, degustações, painéis de discussão e conversas instantâneas com fornecedores de soluções à base de plantas e estímulo a uso dos ingredientes da biodiversidade Brasileira, conta ainda com o apoio do SENAI e SVB (Sociedade Vegana Brasileira), ambas instituições sem fins lucrativos. O acesso é gratuito aos visitantes, que podem se informar sobre as tendências atuais e experimentar a crescente variedade de produtos à base de plantas.

•  Sustainability Experience - Novo projeto da FiSA com empresas e iniciativas que buscam promover um mundo mais sustentável com inovações em ingredientes sustentáveis e upcycled, com exposição e palestras com curadoria da Upcycling Solutions (empresa que ajuda indústrias a transformarem seus resíduos de produção alimentar em novos produtos e ingredientes de forma a introduzi-los no mercado de consumo).

Planejamos ações pré e durante o evento para que a sua visita seja o mais confortável possível.

Dica para se preparar antes do evento: acesse a plataforma digital, conheça os expositores e favorite as empresas e produtos de seu interesse. Desta forma, você otimiza o seu tempo e aproveita mais!

  • No pavilhão, usufrua do Lounge bem-estar para descansar e recarregar as energias;
  • Oferecemos pontos de descanso e pontos de hidratação junto aos banheiros da feira;
  • O serviço de massagem aos visitantes possui parte da renda revertida para instituição que apoiamos, a Safrater;
  • Incentivamos a alimentação saudável, oferecendo uma praça de alimentação com diversidade de opções, incluindo refeições veganas e vegetarianas durante o evento;
  • Disponibilizamos wifi gratuito para todos os visitantes e expositores.
  • Oferecemos espaço de coworking para expositores
  • Disponibilizaremos refeitório compartilhado para prestadores de serviços e espaço para alimentação dos expositores em uma sala reservada com geladeira e micro-ondas, para atender aos alergênicos.

Transporte público e o transfer gratuito para chegar até o evento. 

Serviço de transfer exclusivo para expositores, no período da manhã, proporcionando mais comodidade e diminuindo o fluxo do trânsito ao redor do pavilhão.

Incentivo à carona solidária, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes.   

 

Desejamos que cada visitante se sinta acolhido e representado, e que nossas comunidades sejam enriquecidas e inspiradas pela ampla diversidade de inovações e ideias que promovemos na Food ingredients South America.

Fazemos isso através de:

  • Contratação de Pessoas com Deficiência (PCD) em parceria com o programa PAE (Programa de atendente eficientes);
  • Oferecemos atrações para diversos segmentos, para ajudar o máximo de profissionais.
  • Sustainability Experience - explora a participação de expositores do setor de ingredientes sustentáveis em uma área de exposição e espaço para palestras gratuitas para o público.
  • Embaixadores: Programa novo, instituído para apoiar o comprometimento da FiSA em resposta às necessidades do mercado. Os embaixadores, especialistas e técnicos do setor, nos ajudarão a compartilhar informações sobre a FiSA e as inovações apresentadas no evento, levando informações para diferentes comunidades do setor.
  • Parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com um balcão no evento e apresentações para estimular a exportação de produtos brasileiros, por meio do projeto +Feiras. No Innovation Hub, a Apex vai divulgar este programa que apoia e viabiliza a participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, com custos subsidiados.
  • O Congresso Summit Future of Nutrition contará com tradução de áudio tradicional, com fone.
  • Sala de amamentação e orações no evento.
  • Parceria com o Senai, com conteúdo gratuito no Innovation Hub, voltado especialmente para micro e pequenas indústrias.
  • Innovation Tour para estudantes: experiência única para os principais profissionais do setor que querem conhecer as tendências de mercado e as inovações de ingredientes com sessões de conteúdo, seguidas de tour guiado aos estandes dos expositores. No último dia da feira, a atração tem um horário especial para estudantes do setor.
  • Vamos disponibilizar um Guia com serviços para facilitar a visitação de PCD.

Queremos ter um impacto positivo na nossa comunidade local.

A atração da Fi South America, o Women's Networking Breakfast apoia o projeto da Safrater, Padaria Escola Tiãozinho. Com o ingresso solidário, os alimentos arrecadados serão doados para à Safrater, que tem como objetivo oferecer aos membros das 12 comunidades do entorno de Americanópolis – Jabaquara, capacitação e qualificação profissional, possibilidade de geração de renda e apoio para inserção no mercado de trabalho.

Durante o evento presencial, incentivamos a arrecadação de alimentos através do ingresso solidário (1kg de alimento não perecível = 50% desconto na compra do ingresso), destinado para o projeto Cuida Alimenta. O projeto tem como objetivo obter recursos para fornecer aos beneficiários das atividades desenvolvidas pela Safrater, alimentação de qualidade e teor nutricional conforme os requisitos nutricionais definidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e todas as normas previstas pelos órgãos municipais.

Sugestão dos alimentos para doação: 

  • Arroz
  • Feijão
  • Macarrão
  • Farinha de trigo
  • Açucar
  • Óleo

Clique aqui e saiba mais informações do projeto.

 

 

Sustentabilidade na Informa Markets

A Fi South America faz parte da Informa Markets e do Grupo Informa. A sustentabilidade na Informa concentra-se nos impactos de longo prazo que causamos nos clientes, nos colegas, nas comunidades em que trabalhamos e no meio ambiente. Por esta razão, a Informa desenvolveu a abordagem FasterForward para negócios sustentáveis.

O objetivo da Informa é tornar-se um negócio cada vez mais sustentável e de impacto positivo. Através do programa FasterForward, estamos a incorporar a sustentabilidade em tudo o que fazemos e a aproveitar as oportunidades de ajudar os nossos clientes e mercados a fazerem o mesmo.

FasterForward é um programa estruturado em três partes, com compromissos ambiciosos e uma ampla gama de atividades, abrangendo as operações comerciais da Informa, nossas marcas e produtos e nosso impacto mais amplo na comunidade. 

Quando se trata de sustentabilidade, estamos avançando mais rápido.