Alimentação saudável, um aliado para o sistema imunológico

file

O sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo humano, e é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo. Este sistema tem importante relação com a nutrição pois há interação entre a ingestão adequada de nutrientes.

Algumas vitaminas e minerais que auxiliam o sistema imunológico são: vitaminas A, C e D, minerais ferro e zinco. A vitamina A é encontrada em fontes dietéticasde origem animal, como fígado, peixe, leite e derivados. E os óleos, frutas e vegetais possuem carotenoides, que são convertidos em vitamina A no organismo.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, porém sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas e hortaliças.

O ferro faz parte da composição de várias proteínas, incluindo enzimas, mioglobina e hemoglobina. As principais fontes
deste mineral são as carnes, principalmente as vermelhas e vísceras, pois possuem maior quantidade de ferro, mas também é encontrado em cereais, leguminosas, raízes, verduras e frutas.

O zinco é um micronutriente encontrado principalmente em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais.

A relação do sistema imunológico e a nutrição está em uma ingestão adequada de alimentos com nutrientes específicos, como as vitaminas e minerais, favorecendo diretamente nas funções das células de defesa do organismo e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos.

 

Fonte: BIASEBETTI Mayara do Belém Caldas, RODRIGUES Isis Delfrate, MAZUR Caryna Eurich - Relação do consumo de vitaminas e minerais com o sistema imunitário: uma breve revisão - Visão Acadêmica, Curitiba, v.19, n.1, Jan. - Mar./2018 - ISSN 1518-8361.

Artigo exclusivo enviado por:

Jéssica Tavares de Brito

Especialista em Tecnologia 

Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas