México aprova novas regras para rotulagem nutricional em alimentos e bebidas

A partir de outubro deste ano, novas regras para a rotulagem nutricional de alimentos e bebidas serão implementadas no México. As principais alterações estão no nível da tabela de informações nutricionais e destaca-se o novo sistema de rotulagem frontal nutricional, que substitui o atual e introduz, frases de alerta sobre a presença de cafeína e adoçantes.

A nova tabela de informações nutricionais deve declarar a quantidade de açúcares e açucares adicionados, e, ao declarar gorduras, o conteúdo de gorduras saturadas e trans deve ser detalhado.

Após 5 anos da implementação da rotulagem nutricional frontal no México, um novo esquema será introduzido em outubro. O novo esquema é baseado em modelos do Chile, Peru e Uruguai, que usam octógonos em preto e branco com o alerta “Excesso” de calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio. No caso dos açúcares, são considerados os açúcares livres que foram adicionados durante o processo de fabricação e os naturalmente presentes no mel, xarope e sucos de frutas e vegetais. No entanto, deve-se notar que, para aqueles que planejam substituir o teor de açúcar por adoçantes, o novo regulamento inclui uma frase de alerta bem notada “Contém adoçantes, não recomendados em crianças”. Do mesmo jeito, se o produto contiver cafeína, o alerta “Contém cafeína, evite em crianças” deve ser declarado.

Assim, o México continua a abordar o problema das doenças crônicas não transmissíveis, introduzindo várias mudanças em sua rotulagem, para as quais é essencial uma implementação correta e, assim, evita erros devido à não conformidade.

Sobre EAS Strategies

O EAS Strategies é um centro global de especialistas em consultoria regulamentar para a comercialização de alimentos, suplementos alimentares e matérias-primas. Do nosso escritório para a América Latina, localizado emBuenos Aires, Argentina, oferecemos cobertura com abrangência regional, abrangendo todos os países da região da América Latina. EASStrategiestambém possui escritórios em outras regiões, abrangendo os países da União Europeia, África, Oriente Médio,Oceania,Rússia, e Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e países do Sudeste Asiático.

Matéria Exclusiva

Eugenia Muinelo
Gerente de Assuntos Regulatórios em EAS Strategies, América Latina