Açúcares naturais x adoçantes: Há um vencedor na disputa?

file

Já é de conhecimento geral que o brasileiro tem o hábito de consumir muito açúcar. E, que ele é um nutriente que pode causar malefícios à saúde quando consumido em excesso, todo mundo também já sabe! Por outro lado, o sabor doce é atraente e gostoso ao paladar, justificando seu alto consumo.

Por este e outros motivos, surgem inúmeras alternativas ao açúcar, como os edulcorantes, por exemplo. Eles são aditivos alimentares com o poder de adoçar muito maior que o da sacarose (açúcar) e que conferem aos alimentos pouca ou nenhuma caloria, tornando-os atraentes aos olhos da indústria e do consumidor.

Todas as substâncias adoçantes, disponíveis no mercado brasileiro, são seguras para o consumo. A Anvisa estabelece os seus limites máximos de uso em alimentos, considerando o peso corporal do indivíduo, de acordo com as recomendações do Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA). Apesar da sua segurança comprovada, não é raro encontrar na mídia notícias sobre possíveis prejuízos à saúde que os adoçantes podem causar.

Além das notícias que rondam o universo dos adoçantes, que muitas vezes tem pouco ou nenhum embasamento científico, ou que ainda indicam a necessidade de mais estudos sobre o assunto, também há quem não goste do sabor residual que alguns deles podem deixar. Ainda, para quem produz, alguns fatores como textura, aparência, sabor e custo dos produtos, podem representar desafios durante o desenvolvimento de produtos. A busca cada vez maior do consumidor por naturalidade pode levá-lo a não consumir aquele item, dependendo da substância utilizada pelo fabricante.

Nesse contexto, há quem prefira e indique o consumo de açúcares mais naturais como o açúcar mascavo, demerara, mel, melaço, tâmaras e alternativas existentes no mercado. Qual a melhor opção? Depende muito da finalidade e do público alvo do produto! Estes outros alimentos/substâncias, que podem adoçar, também possuem sabores, cores e odores característicos e podem impactar as mesmas características que os adoçantes, com a diferença que trazem a naturalidade que o consumidor tanto busca, porém, não são isentos de calorias.

Essa é uma disputa sem vencedor! Para quem busca naturalidade, os açúcares e adoçantes naturais podem ser boas alternativas. Para quem busca redução de calorias, sem abrir mão do sabor doce, os demais adoçantes podem representar uma boa opção também!

 

Artigo exclusivo enviado por:

Giovana Marson Brito

Atendimento – Equilibrium Latam