Comércio justo: relações comerciais mais justas gerando benefícios para toda a cadeia produtiva

file

 

O Comércio Justo é uma forma justa e equilibrada de realizar de fazer negócios. Tem sua origem em movimentos dos anos 50 e 60, mas desde então evoluiu para o que é hoje: um movimento global que promove o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de pequenos produtores através de parcerias comerciais baseadas em diálogo, transparência e respeito mútuo. O Comércio Justo não é caridade, mas uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável através do comércio.

Como não há normas oficiais de comércio justo, algumas organizações envolvidas neste movimento desenvolveram protocolos, ou normas, para a identificação de produtos provenientes de cadeias de suprimentos que respeitam os

direitos humanos, o meio ambiente e com condições justas e transparente de comércio.

O programa Fair For Life é o programa de comércio justo da Ecocert SA. Ele foi desenvolvido com base nos princípios do comercio justo: respeito aos direitos humanos, às condições e relações trabalhistas, ao meio ambiente, à participação democrática e ao desenvolvimento sustentável local.  

O Programa Fair for Life pode ser aplicado a qualquer tipo de produto (alimentos, cosméticos, produtos de artesanato, têxteis etc.) e a todas as etapas da cadeia produtiva: produtores, processadores, proprietários de marca e comerciantes.

Hoje, próximo de 500 empresas são certificadas FFL em 56 países nos 5 continentes. No Brasil são 31 projetos certificados de alimentos e matéria-prima para cosméticos, beneficiando 3000 produtores.

O processo de certificação é similar ao orgânico, porém há uma etapa inicial de avaliação da elegibilidade, quando se verifica se os valores do grupo/empresa estão em linha com o programa FFL. Há também  entrevistas com produtores e funcionários durante a auditoria.

O prêmio

Um dos fatores que caracteriza o comércio justo é o apoio que o comprador deve oferecer ao grupo produtor. Este apoio é traduzido na forma de pagamento de um prêmio, gerando o  fundo de desenvolvimento do comércio justo que é utilizado na implementação de projetos de desenvolvimento local, financiando projetos coletivos que o grupo consideram relevantes. O que realmente faz diferença na vida dos produtores. 

Por isso, é necessário que as relações comerciais sejam sólidas, de longo prazo e que todos os atores do processo se conheçam. 

Projetos desenvolvidos

Atualmente, o programa Fair For Life é conhecido mundialmente e grandes empresas têm o certificado - como a Les 2 Vaches, Rapunzel, Harmless Harvest, Sambazon, entre outras - que segue um código de ética e preza, além da qualidade do produto, por relações comerciais justas, onde toda a cadeia é beneficiada, do produtor ao consumidor. 

Artigo enviado por:

Ecocert Brasil