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Proteínas alternativas


Elas chegaram para reivindicar o seu espaço. Desde fontes já conhecidas, como a ervilha, até antes inimagináveis, como insetos, vamos compartilhar nossa visão deste mercado em transição:

As proteínas estão no topo da lista de ingredientes mais procurados pelos consumidores há alguns anos, consolidando um mercado atrativo de novos produtos. A grande demanda está relacionada com a maior consciência sobre a saúde e longevidade, por isto produtos com apelos proteicos conquistam a preferência do consumidor. Tradicionais shakes proteicos disputam lugar com biscoitos, chocolates, comidas prontas e uma infinidade de outros alimentos, com muito espaço para mais lançamentos.


VIABILIDADE DAS NOVAS FONTES PROTEICAS


Existe uma impressionante procura do consumidor por novas fontes proteicas. É um movimento impulsionado pelas dietas restritivas por intolerâncias ou alergias, por grupos de consumo como veganos, vegetarianos, flexitarianos, ecológicos e por um novo padrão geral de hábitos alimentares. Fontes como soja, leite e carne, têm perdido espaço para proteínas vegetais com baixo poder alergênico e com apelos clean-label. Dentre as alternativas mais utilizadas no Brasil estão as proteínas de arroz e ervilha. São viáveis em várias aplicações e apresentam uma crescente demanda em virtude do reconhecido perfil nutricional, sendo proteínas completas em determinadas versões ou combinações. O potencial para produtos contendo estas proteínas vegetais ainda é grande, especialmente nos segmentos de bebidas e panificação.

Para o mercado brasileiro surgirão outras proteínas de legumes e cereais com possibilidade de competir com a ervilha e o arroz, em termos de custo e perfil proteico. Enquanto algumas conseguirão se consolidar como ingrediente, muitas não terão efetividade e ficarão restritas a nichos. Iniciativas de fontes como cânhamo, canola, shiitake e grão de bico terão alcance comercial muito limitado.

 

E O OSCAR VAI PARA...


Há muitas fontes um tanto curiosas e talvez excêntricas demais para o mercado brasileiro. Proteínas de insetos ganham adeptos e atenção publicitária na Europa e nos EUA. Barras proteicas com farinha de grilo já existem no mercado, como a americana EXO e a inglesa Yumpa. A Bélgica e Holanda são mercados bem constituídos para estes produtos, onde as vendas acontecem principalmente pela internet. Mas o Oscar da excentricidade em termos de proteína alternativa vai para...Proteína de Larva de Abelha. Segundo o estudo do Journal of Apicultural Research, seu valor nutricional é comparado à proteína da carne. É considerada uma iguaria, aparentemente sem qualquer previsão de aparecer por aqui como ingrediente.
O desenvolvimento de proteínas de insetos ou larvas como ingrediente alimentício fica comprometido pelo volume de produção. A situação regulatória é polêmica e confusa, e não há evidências de que se resolverá no curto prazo. Insetos podem ser comercializados no Reino Unido desde que não estejam despedaçados, enquanto na França há opiniões contrárias das autoridades locais. Desafios como a segurança alimentar e barreiras culturais precisam ser superados. Há um longo caminho pela frente e, no Brasil, ainda mais longo.

 

FIQUEM DE OLHO


O mercado para as chamadas proteínas alternativas oferece uma perspectiva promissora. Muitos movimentos emergentes acabam se tornando bastante relevantes e até dominantes, e não temos dúvidas que isto está ocorrendo na direção de fontes proteicas. Com grande destaque para as fontes vegetais com maior disponibilidade e comprovado perfil nutricional, estas proteínas ganharão força no Brasil. No entanto, outras alternativas incomuns encontram-se em uma realidade bastante distante da indústria e da cultura brasileira.

Até mês que vem,

Carina Rocha e Gabriel Weinsberger

Para críticas e sugestões, entre em contato conosco: carina@gramkow.com.br ou gabriel@gramkow.com.br.

                             

                             

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