Notícias

Desafios na Produção de Alimentos

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, ocorrido no último 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) propôs a temática “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar.” Para esse foco, todos os envolvidos na produção de alimentos deverão voltar suas atividades.

Fenômenos meteorológicos, cada vez mais extremos e frequentes, como aumento das temperaturas, desertificação de algumas regiões e alagamento de outras, vêm afetando sobremaneira a produção de alimen¬tos, que precisará aumentar perto de 60% até 2050, para alimentar os cerca de 9 bilhões de habitantes que habitarão o planeta até essa data.

É necessário produzir mais ali¬mentos, porém, é crucial que isto aconteça sem gerar maiores impactos ao meio ambiente, portanto, adotar medidas que garantam a sustentabi¬lidade da produção de alimentos e a preservação dos recursos naturais é o novo desafio para o setor.
Cabe ressaltar ainda que também se faz necessária uma alteração nos sistemas alimentares, haja vista que um terço de todo ali¬mento produzido no mundo, é per¬dido ou desperdiçado. Mu¬danças para reduzir tais perdas, além de melhorar a eficiência do sistema, diminuirão a pressão sobre os recursos naturais.
Todas as pesquisas e inovações deverão contemplar essa realidade, buscando formas de reduzir desperdícios, utilizar menos recursos e gerar menos impactos ao ambiente.

A Revista Higiene Alimentar colabora na divulgação dessas pesquisas, possibilitando a veiculação de estudos inéditos, desenvolvidas por profissionais atuantes nos diferentes segmentos da produção de alimentos. A matéria publicada é rigorosamente original, o que a converte em valioso instrumento de consulta para os profissionais atualizarem-se, num momento marcado por transformações tecnológicas muito rápidas, em que a sustentabilidade e a segurança dos alimentos ocupam posição de fundamental importância.
Há 30 anos no mercado, a Revista tem um acervo de mais de 5.000 títulos publicados, os quais abordam os diferentes aspectos da produção de alimentos, desde a produção das matérias-primas, seu processamento, embalagem, conservação e distribuição, além de toda a regulamentação do setor. Consultas podem ser realizadas por meio de nosso site www.higienealimentar.com.br

Sílvia Panetta Nascimento
Coordenadora Científica

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade