Notícias

Desafios na Produção de Alimentos

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, ocorrido no último 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) propôs a temática “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar.” Para esse foco, todos os envolvidos na produção de alimentos deverão voltar suas atividades.

Fenômenos meteorológicos, cada vez mais extremos e frequentes, como aumento das temperaturas, desertificação de algumas regiões e alagamento de outras, vêm afetando sobremaneira a produção de alimen¬tos, que precisará aumentar perto de 60% até 2050, para alimentar os cerca de 9 bilhões de habitantes que habitarão o planeta até essa data.

É necessário produzir mais ali¬mentos, porém, é crucial que isto aconteça sem gerar maiores impactos ao meio ambiente, portanto, adotar medidas que garantam a sustentabi¬lidade da produção de alimentos e a preservação dos recursos naturais é o novo desafio para o setor.
Cabe ressaltar ainda que também se faz necessária uma alteração nos sistemas alimentares, haja vista que um terço de todo ali¬mento produzido no mundo, é per¬dido ou desperdiçado. Mu¬danças para reduzir tais perdas, além de melhorar a eficiência do sistema, diminuirão a pressão sobre os recursos naturais.
Todas as pesquisas e inovações deverão contemplar essa realidade, buscando formas de reduzir desperdícios, utilizar menos recursos e gerar menos impactos ao ambiente.

A Revista Higiene Alimentar colabora na divulgação dessas pesquisas, possibilitando a veiculação de estudos inéditos, desenvolvidas por profissionais atuantes nos diferentes segmentos da produção de alimentos. A matéria publicada é rigorosamente original, o que a converte em valioso instrumento de consulta para os profissionais atualizarem-se, num momento marcado por transformações tecnológicas muito rápidas, em que a sustentabilidade e a segurança dos alimentos ocupam posição de fundamental importância.
Há 30 anos no mercado, a Revista tem um acervo de mais de 5.000 títulos publicados, os quais abordam os diferentes aspectos da produção de alimentos, desde a produção das matérias-primas, seu processamento, embalagem, conservação e distribuição, além de toda a regulamentação do setor. Consultas podem ser realizadas por meio de nosso site www.higienealimentar.com.br

Sílvia Panetta Nascimento
Coordenadora Científica

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade