Notícias

Recorde nas exportações brasileiras

Recorde exportação br

Os cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP (Cepea, Piracicaba/SP) apontam que as exportações brasileiras do agronegócio seguem em expansão, sinalizando novo recorde em termos de volume para 2016. No primeiro semestre deste ano, a quantidade embarcada cresceu 25% em relação ao mesmo período de 2015, obtendo faturamento de US$ 45 bilhões com as vendas externas, aumento de 4% em igual comparativo.

De acordo com o Cepea, grande parte dos produtos acompanhados teve as vendas externas ampliadas, com destaque para as de milho, que subiram 131,1%. Também tiveram incremento no volume exportado a carne suína (55,78%), soja em grão (19,6%), carne bovina (16,82%), farelo de soja (15,11%) e carne de aves (13,79%).

Bom desempenho observado mesmo com a queda dos preços em dólar e com a valorização do Real frente às moedas dos principais parceiros comerciais do Brasil. O câmbio real do agronegócio teve alta de 0,4% na comparação da média do primeiro semestre de 2016, com a dos seis primeiros meses do ano passado, enquanto os preços em dólares caíram pouco mais de 12%.

Nos últimos 17 anos, o volume exportado pelo agronegócio cresceu expressivos 318% e o preço em dólar dos produtos embarcados subiu 52%. A taxa de câmbio efetiva real do agronegócio se valorizou 44% na comparação da média do primeiro semestre de 2016 com a de 2000.

Segundo o Cepea, o ambiente econômico interno mais favorável à retomada da confiança deve manter o Real valorizado, limitando a atratividade das vendas externas brasileiras. No segundo semestre, as atenções se voltam ao desenvolvimento das safras nos Estados Unidos e aos possíveis impactos do clima sobre a oferta dos produtos agrícolas.

Fonte: Feed Food

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade