Notícias

Conferência innovapack abordou estudos sobre novos hábitos de consumo

conferencia habito consumo

Na quarta-feira (24), segundo dia da innovapack, a grade de conferências foi aberta com uma apresentação do novo perfil do consumidor brasileiro. Estilo de vida saudável, pouco tempo para preparar as refeições e busca por produtos que ofereçam praticidade foram os principais pontos destacados por Aaron Marçal, da Euromonitor International, que falou sobre as “Tendências do consumidor e seus impactos na indústria de embalagens”.

 

Segundo ele, é fundamental que as marcas entendam esse perfil e possam adequar as embalagens aos novos hábitos. “As pessoas querem se alimentar bem, procuram refeições saudáveis, e têm acesso a muita informação pela internet. É um consumidor mais complexo e o mercado deve se transformar”. Marçal destacou as embalagens individuais, que já vêm com talheres, e atendem perfeitamente a esse público. Alimentos funcionais, saladas e produtos congelados em embalagens que conservem as propriedades do alimento por mais tempo também foram itens elencados como principais para atrair o consumidor.

 

Aparecido Borghi, da Daymon Worldwide, complementou os dados apresentados por Marçal. Em sua palestra “Nova geração de conceitos em marketing de embalagens para alimentos: alterando a percepção do consumidor através do design”, ele explicou que as marcas precisam comunicar sua mensagem principal por meio das embalagens. Por isso, o desenvolvimento deve ser pautado pelas inovações tecnológicas, que permitam a criação de peças atraentes e que transmitam um valor agregado ao público “O papel da embalagem vai muito além de armazenar e proteger. Ela concretiza a imagem pública da marca”. Segundo Borghi, investir nessa criação é a melhor forma de se diferenciar do que já existe e chamar a atenção do consumidor, que está constantemente em busca de novas tendências modernas, práticas e funcionais.

 

Claudio José Lório, do Instituto de Responsabilidade Social Food Design, abordou os principais aspectos da legislação e normas de certificação aplicáveis em embalagens para alimentos. Segundo ele, esta é uma importante ferramenta para diferenciar empresas são certificadas, por serem disciplinadas e rentáveis, além de estarem dentro dos padrões de higiene, saúde e segurança de armazenagem de alimentos.

 

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade