Notícias

Workshop Abiam leva especialistas da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária à Food ingredients 2016

Workshop ABIAM Especialistas ANVISA

Workshop Abiam leva especialistas da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária à Food ingredients 2016

Mudanças na regulamentação de ingredientes para produtos alimentícios e para vistoria de produtos cárneos foram alguns dos temas abordados.

O último dia da FiSA 2016 teve como destaque o workshop da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), que tratou das tendências e desafios na área de alimentos, cuja abertura ficou a cargo da Dra. Thalita Antony de Souza Lima, gerente-geral de Alimentos da Anvisa.

A representante da Anvisa apresentou os últimos trabalhos do órgão para desburocratização em quesitos como avaliação de risco, eficácia de aditivos e avaliação de alegação de propriedades funcionais e de saúde, bem como de novas substâncias e tecnologias aplicadas às embalagens.

"Vamos desenvolver alguns processos para remover subjetividades das avaliações”, previu Lima. “Queremos fazer grandes mudanças na avaliação de risco de aditivos, e diminuir o tempo de avaliação para não travar as inovações”, diz.

Em parceria com a ABIAM, entidade apoiadora da FiSA, a Anvisa pretende trabalhar para a atualização do Compêndio de Aditivos.

Andrea Figueiredo Procópio de Moura, da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP) apresentou novas diretrizes de inspeção de produtos de origem animal.

Entre os destaques da apresentação, esteve a necessidade de inspeção permanente somente para locais de abate, deixando a inspeção periódica para os demais estabelecimentos que recebem os produtos (decreto nº 8.444, de 6 de maio de 2015).

Anvisa apresenta regras de peticionamento eletrônico para produtos alimentícios

Ainda durante o workshop, a Dra. Danitza Buvinich, gerente de Gestão Documental e Memória Corporativa da Anvisa, apresentou os procedimentos de peticionamento eletrônico da agência.

A instrução normativa 8/16 estabelece 365 dias de prazo (a partir da sua data de publicação, 25 de junho de 2016) para que esse tipo de peticionamento passe a ser recebido pelo órgão apenas em mídia digital (CD ou DVD). As exceções em relação à norma são microempreendedores individuais (MEI), agricultores familiares e empreendedores de economia solidária.

O manual completo das instruções está disponível no site da Anvisa, pelo link http://portal.anvisa.gov.br/sistema-de-peticionamento.

Presidente da Abiam comenta participação de órgãos federais na FiSA 2016

Presente na realização do workshop da Conferência FiSA, Helvio Collino, presidente da ABIAM, comentou que o objetivo do encontro é "facilitar o acesso das empresas e profissionais a entidades como a Anvisa e o MAPA, dando chance de ambos os lados conhecerem como são organizados". 

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade