Notícias

Harmonização na regulação de alimentos na América Latina depende de integração econômica

harmonizacao regulacao alimentos bebidas

Um dos painéis da Grade de Conferências da 20º Food Ingredients South America (FiSA) que aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 24, tratou do tema harmonização e regulação de alimentos na América Latina e no Brasil. Um dos participantes, Juan Thompson, gerente executivo da Aliança Latino Americana de Nutrição Responsável (Alanur) apontou uma dificuldade para fazer a harmonização. “Há diferenças estruturais grandes em termos de economia dos países. Qualquer processo de harmonização exige um processo de integração econômica”.

Clara Giudice, presidente da Food Knowledge International, destacou que os países precisam enxergar além das questões nutricionais e seguir múltiplas linhas de ação para a harmonização. A primeira é a educação em alimentação sustentável, seguida de medidas de fiscalização sobre alimentos e bebidas, estratégias para fomentar atividade física, padronização dos rótulos, critérios para a publicidade e limitação de comercialização em determinados ambientes.

Rodrigo Martins Vargas, especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, reafirmou a busca constante da agência em aprimorar as práticas de regulação. Outra participante do debate, Helena Tavares, integrante da comissão técnica da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) ressaltou que a harmonização de alimentos é um processo complexo e cheio de dificuldades, mas é preciso levar em consideração diversos fatores como hábitos alimentares, culturas alimentares, educação, necessidades específicas do mercado e diversidade econômica e interpretação de dados técnicos e científicos.

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade