Notícias

Toque limpo

ketchup germe

Rótulos feitos a partir de filmes com aditivo antimicrobiano prometem combater contaminação

Produtos manuseados por inúmeras pessoas são, naturalmente, candidatos a se transformar em focos de contaminação por microorganismos. Quando se pensa no universo dos bens de consumo, não faltam exemplos de situações em que o contato com embalagens pode apresentar esse tipo de risco, como é o caso dos molhos e condimentos compartilhados em lanchonetes e restaurantes.

Enxergando o enorme potencial que esse contexto abre, a Prakolar, convertedora de rótulos, iniciou o desenvolvimento de autoadesivos que levantariam uma barreira de proteção a essa possível contaminação. Os adereços, que levam a marca Dr. Antigerme, são elaborados a partir de filmes plásticos aditivados com o agente antimicrobiano d2pAM, fabricado pela empresa britânica Symphony Environmental, distribuídos no Brasil pela RES Brasil. Munidos do agente químico, os rótulos funcionariam como “escudo” para as embalagens, impedindo que micróbios nelas se alojem.

Plásticos com esse aditivo já estariam sendo usados em outros países diretamente na embalagem, especificamente no mercado de alimentos. O objetivo seria aumentar a vida de prateleira dos produtos, já que o d2pAM teria se mostrado eficaz no combate a fungos e bactérias que atuam na deterioração de leite, queijos, peixes, carnes e produtos que contenham farinhas em sua formulação. Segundo informações passadas pela RES Brasil, o aditivo praticamente elimina a necessidade de conservantes em alimentos.

A ideia de usar a solução em rótulos autoadesivos foi concebida no Brasil, pela RES Brasil (que é a detentora da patente), e desenvolvida pela Prakolar. “É uma ação inédita, e acreditamos muito no potencial inovador do produto”, explica Rafael Buglione, diretor comercial da convertedora de rótulos. Segundo o executivo, o olhar da empresa não se restringe ao universo das embalagens. “A solução é tão inovadora e de tão fácil aplicação que enxergamos uma amplitude praticamente ilimitada de usos, que incluem telas táteis, bandejas de praças de alimentação, carrinhos de supermercados, canos de apoio no transporte público e todo tipo de produto infantil”, comenta Buglione.

A Prakolar irá compartilhar o desenvolvimento com as outras empresas do Grupo Sato, ao qual foi incorporada recentemente.

 

Fonte: EmbalagemMarca

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade