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Dieta pode evitar doenças do frio

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Quando chega o inverno, além das baixas temperaturas, o clima fica muito seco e junto com ele vêm os espirros, tosses, alergias, resfriados e baixa da imunidade. Uma alimentação rica em nutrientes com bastante verduras, legumes, frutas e chás contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, e assim você fica mais resistentes às doenças. Segue algumas dicas de alimentos para ajudar a prevenir essas doenças, e não adianta esperar ficar gripado para melhorar a alimentação, é importante sempre se alimentar bem!

Beba muita água

No inverno a tendência é de tomar menos água, mas é importante se policiar para que isso não ocorra. Com o tempo seco é ainda mais imprescindível se hidratar.

Vitamina C

Prefira alimentos com alto teor dessa vitamina, pois eles ajudam na imunidade e auxilia na absorção de minerais. Alguns dos alimentos ricos em vitamina C são: acerola, laranja e limão.

Betacaroteno

O betacaroteno apresenta antioxidantes e combate as infecções. É possível encontra-lo na cenoura, no caqui, no mamão, no tomate e na abóbora

Alimentos verdes escuros

Os alimentos verdes escuros, como brócolis, espinafre, escarola e couve, são rico em ferro, cálcio e zinco, que são nutrientes importantíssimos para o controle da imunidade.

Chás 

Além de te manter aquecido, eles são ótimas opções para evitar o resfriado. O gengibre, por exemplo, ajuda no processo inflamatório. Pode-se também usar também hortelã, canela, cardamomo e chá verde.

Mel

O mel ajuda nas infecções e na produção de anticorpos. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade usada. Alho Além de combater os radicais livres, o alho ajuda no sistema imunológico.

Geleia Real

A geleia real ajuda a combater os vírus e as bactérias.

Sopas

Além de aquece, a sopa funcional vai conter vários nutrientes importantes.

Cuidado com alguns alimentos! O leite e seus derivados devem ser evitados, pois eles favorecem a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal-estar como nariz entupido e catarro se prolonguem. Evite também álcool, cafeína e sal que enfraquecem o sistema imunológico e vão deixar a sua recuperação mais lenta. Além disso, produtos industrializados com corante, conservante e açúcar vão atrapalhar o seu sistema imunológico. Muitas pessoas falam que no inverno engorda, mas na verdade, se você seguir uma alimentação equilibrada e cheia de nutrientes e fitoquimicos, esta é a época mais fácil de emagrecer.

Com o frio, o nosso organismo precisa produzir mais calor e o metabolismo então fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo. Esse metabolismo mais acelerado é sinônimo de gasto maior de calorias. Com as escolhas certas é mais fácil de emagrecer no inverno do que no verão. As saladas são mais rejeitadas no inverno por não darem aquele conforto de estar consumindo algo quente. Uma dica é optar por consumir os vegetais no vapor e as folhas refogadas, salpique sementes de abóbora e girassol em cima.

Fonte: Insumos

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