Notícias

Conservação dos alimentos influi na saúde

Congelamento correto retarda a deterioração e quase não afeta valor nutricional.

A maneira como guardamos os alimentos na geladeira pode influir em nossa saúde. Por isso, especialistas em segurança alimentar dão tanta a ênfase ao tema.

O congelamento garante a conservação, pois retarda a deterioração dos alimentos e apresenta um impacto mínimo sobre o valor nutricional dos mesmos. Para isso a temperatura do freezer deve estar sempre abaixo de – 18 graus. Alimentos industrializados devem seguir o tempo indicado na embalagem, pois cada produto terá um prazo de validade específico após ser aberto.

É importante descongelar totalmente os alimentos antes do cozimento. E uma vez descongelados, não devem ser congelados novamente. É preciso também garantir um congelamento correto com sacos ou recipientes plásticos adequados. Essas embalagens, não só protegem os alimentos, como impedem que se queimem com o frio.

Já alimentos colocados no congelador nunca devem estar quentes. Se assim for vão aumentar a temperatura do congelado e afetar os demais. Geladeira muito cheia também pode vir a afetar a capacidade de resfriamento.

As prateleiras mais frias são as mais altas e é onde devem ser guardados alimentos como carne e o leite. Não misturar alimentos crus e cozidos na mesma prateleira, evitando assim que os alimentos crus contaminem os que já foram cozidos. Prateleiras também não devem ser forradas para que o fluxo de ar e o resfriamento não fiquem comprometidos.

Por último, tanto o freezer como a geladeira, apenas conservam os alimentos. Não adianta colocar um alimento que já começou a estragar na tentativa de conservá-lo. Ele pode sim é estragar os outros.

Fonte: BemStar Globo

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade