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Com casca de uva

Em ação inédita, marca ilustre de champanhe utiliza estojos feitos de subproduto da atividade vinícola
Fabricantes de bens de consumo têm se mostrado propensos à adoção de novas matérias-primas para substituir, nas embalagens, plásticos derivados do petróleo e fibra de papel virgem. Cana-de-açúcar, milho, raízes de cogumelos, calcário, fécula de batata, sacos de juta reciclados e até lã de ovelha estão entre os insumos já testados com esse fim. A Veuve Clicquot, ilustre grife de champanhes do grupo francês Louis Vuitton Möet Hennessy (LVMH), recentemente ampliou a lista com um subproduto orgânico de sua própria atividade: casca de uva.

No final de 2015, a companhia apresentou o Naturally Clicquot 3, terceira edição de um projeto voltado ao uso de embalagens de menor impacto ambiental. O champanhe ganhou um estojo cartonado feito de uma combinação de água, fibras naturais e casca de uva. Comparado com estojos convencionais, levaria 25% a menos de fibra virgem em sua composição. As versões anteriores do projeto consistiam em embalagens secundárias isotérmicas e biodegradáveis feitas de fécula de batata e papel.

O material da nova embalagem, de aspecto pardo, é produzido especialmente para a Veuve Clicquot pela Favini, empresa italiana com experiência na fabricação de papéis à base de subprodutos agroindustriais. Sua linha Crush de papéis ecológicos é feita, em parte, por resíduos de frutas (como laranja, kiwi, café e cereja) e castanhas (entre elas amêndoa e avelã). Segundo a Favini, restos de uva têm conteúdo elevado de celulose e de lignina, o que ajuda na ligação das fibras de celulose no processo de produção de papel.

o estojo acomoda uma garrafa do champanhe brut Yellow Label e é impresso em offset UV pela DS Smith, com o uso de tintas sem solventes. O famoso rótulo amarelo da garrafa do produto é também aplicado na embalagem secundária, por meio de um adesivo à base de substâncias
da cana-de-açúcar.

Os elementos gráficos utilizados na caixa "apoiam a reputação da marca em termos de estilo", descreve a Veuve Clicquot. "Com quatro designs modernos para cada um de seus quatro lados, as embalagens podem ser alinhadas para combinar suas formas e ilustrações de uva, ou para apresentar um esboço da garrafa contida. É um estojo discreto e ao mesmo tempo revolucionário", acrescenta a empresa francesa.

Para noticiar seu caráter diferenciado, a embalagem estampa um aviso de que é 100% biodegradável e reciclável. Estados Unidos, Japão, Europa e Austrália são os mercados em que o Naturally Clicquot 3 já se
encontra disponível.

Assista a um vídeo sobre a novidade: emb.bz/198clicquot

Fonte: EMBALAGEMMARCA

                             

                             

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