Notícias

Previous Next

COMO SEU MODELO DE MUNDO PODE ESTAR INTERFERINDO POSITIVAMENTE OU NEGATIVAMENTE EM SEUS NEGÓCIOS

Você sabia que cada indivíduo experimenta o mundo de uma forma diferente? A maneira como interpretamos cada fato, como recordamos de cada experiência é fruto das escolhas individuais que fazemos. Metaforicamente falando, é como se cada pessoa utilizasse uma lente de contato especial e única para ver o mundo da sua forma e de acordo com suas escolhas, por esse motivo, um mesmo evento, testemunhado por várias pessoas, pode ser interpretado de maneiras distintas, sempre de acordo com o modelo de mundo de cada uma delas.

Pensando nisso, devemos considerar que as histórias pessoais de cada um, bem como suas escolhas, podem transformar completamente a interpretação de um fato ou o desdobramento de um plano e ter consciência disso traz inúmeros benefícios à sua carreira, aos negócios e a vida. 

Ainda utilizando a metáfora das lentes de contato, se escolhermos enxergar o que há de positivo em cada experiência, assumiremos uma postura positiva e ativa diante de cada uma delas. Desta forma, deixamos o vitimismo de lado e passamos a agir como protagonistas das nossas histórias. Com essa postura e conscientes do nosso modelo de mundo, mudamos a nossa abordagem e passamos a captar com maior assiduidade as oportunidades existentes e disponíveis através das contribuições e sugestões do próximo também. Agora, como proceder com o outro, uma vez que não temos como alterar as suas experiências e escolhas? 

Posso afirmar que compreender os modelos alheios é um grande desafio, principalmente quando eles são opostos aos nossos. No mundo dos negócios, por mais que tenhamos um propósito bem definido em nossa função, empresa ou equipe, acreditar que a maioria das pessoas experimenta o mundo exatamente como nós o experimentamos é um grande erro. É nesse ponto que a prática de uma comunicação assertiva, da escuta ativa e do rapport fazem total diferença.

Respeitar o modelo de mundo de cada indivíduo, adaptar a sua comunicação de acordo com cada necessidade e objetivo e ouvir com atenção o que cada um tem a dizer dará a você informações preciosas para a obtenção de melhores resultados em qualquer âmbito. Como você pôde perceber, ter consciência disso lhe ajudará a evitar conflitos e a compreender melhor a si mesmo e ao próximo. E aí, gostou? Você sabe qual é seu modelo de mundo e consegue identificar como ele tem impactado positivamente ou negativamente seus negócios?

Eduardo Araújo – Consultor de Marketing e Comunicação para a Indústria de Alimentos e Bebidas, Nutracêuticos e Ingredientes Funcionais.

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade