Notícias

Fazer das sopas secas uma refeição na América Latina

“A inovação em sopa seca está crescendo na América Latina, mas é preciso fazer mais para garantir que a inovação atenda aos gostos e necessidades dos consumidores.”

 

Tornar as sopas secas mais convenientes e substanciais na América Latina

Alimentos e bebidas embalados estão sendo desafiados a fazer melhorias para acompanhar as demandas cada vez maiores da vida moderna. As expectativas dos consumidores agora exigem que os alimentos não só sejam fáceis de comprar, fazer e consumir, mas também sejam saborosos e saudáveis. Este conceito é mais explorado na Tendência de Alimentos & Bebidas 2019 da Mintel sobre Conveniência Elevada.

A sopa seca da América Latina é uma categoria particularmente difícil de inovar em torno desta tendência, dada a natureza ambientalmente estável do produto e os pontos de preço relativamente baixos. Além disso, sopas tradicionais na região tendem a ser mais substanciais, ao contrário de apenas líquidas. Definitivamente, há passos que podem ser dados para tornar as sopas secas mais convenientes e posicioná-las como uma refeição-snack, ajustando-se às tendências atuais do consumidor.

A América Latina demonstra o crescimento mais forte na inovação em sopas secas

Apesar das quedas em outras regiões, a inovação da sopa seca na América Latina aumentou 40% entre 2013 e 2018. Esse aumento vem de uma base muito baixa, à medida que as marcas reformulam ou entram no mercado com um posicionamento mais saudável (muito importante na região).

Como a sopa líquida não é necessariamente popular na América Latina, os fabricantes precisarão tornar as sopas secas mais relevantes e atender as crescentes necessidades dos consumidores, a fim de estimular esse crescimento.

 

(Global: mudança nas atividades de lançamento de sopas secas, %, jan. 2013-dez. 2018

% de mudança / América Latina; Oriente Médio & África; Ásia-Pacífico; Europa; América do Norte)

Consumidores ocupados precisam de refeições-snack rápidas

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais ocupados para conseguir aproveitar um tempo para sentar e comer uma refeição, o que significa que sua comida precisa se adequar a seus estilos de vida em movimento.

REFEIÇÕES PERDIDAS

29% dos consumidores brasileiros entrevistados em setembro de 2017 dizem que pularam refeições com mais frequência do que nos 12 meses anteriores.

COMEDORES RÁPIDOS

24% dos consumidores brasileiros disseram que levam menos tempo comendo do que nos 12 meses anteriores.

REFEIÇÕES-SNACK

21% dos consumidores brasileiros disseram que estão substituindo refeições por snacks mais do que nos 12 meses anteriores.

 

Comida para levar precisa se tornar mais prioritária na América Latina

Apenas 5% dos lançamentos mundiais de sopa seca com afirmações de “para levar” entre 2013 e 2018 foram na América Latina.

(Global: parte dos lançamentos de sopas secas com afirmações de “para levar”, por região, jan.2013-dez.2018

42% Europa; 40% Ásia-Pacífico; 9% América do Norte; 5% América Latina; 4% Oriente Médio & África)

Globalmente, potes convenientes de sopa crescem enquanto sachês declinam

Embora os potes representem apenas 13% dos lançamentos globais de sopa seca entre 2015 e 2018, em comparação com 55% dos sachês flexíveis, as tendências estão mudando. Os lançamentos de potes aumentaram 18%, enquanto os sachês flexíveis tiveram um declínio de 23%.

Embora graduais, os fabricantes devem ter em mente essa mudança de embalagem ao considerar as capacidades de suas fábricas e os planos de investimento de longo prazo, garantindo que suas marcas estejam evoluindo de acordo com as necessidades do consumidor.

(Global: mudança nos lançamentos de sopas secas, % por tipo de embalagem selecionada, jan. 2015-dez. 2018

% de mudança / Tipo de embalagem
Fonte: Mintel GNPD)

 

Potes agregam um nível extra de conveniência para as sopas secas

Copo de beber

Cupscom Soupercups Instant Vegetable Soup da Itáia apresenta uma tampa de beber inspirada em copos de café de consumo para levar.

Tigela de sopa

Annie Chun's Japanese-Style Miso Soup Bowl dos Estados Unidos combina noodles e uma base de sopa seca para uma refeição-snack farta, com uma embalagem funda replicando uma tigela de sopa.

 

Colher incluída

Fontana England Style Cheddar Cheese & Broccoli Cup Soup da Tailândia tem uma colher incluída na embalagem para maior conveniência.

 

Ressaltar benefícios de economia de tempo para justificar os preços mais altos

O preço continua sendo um fator importante na América Latina, já que a região está saindo da recessão. Investir em formatos de embalagens mais convenientes certamente resultaria em um aumento de preço para os consumidores, mas de forma promissora, 22% dos adultos brasileiros pagariam mais por produtos que poderiam economizar seu tempo.

Em sopas secas, isso pode significar tempo de preparação (por exemplo, despejar água quente diretamente na embalagem) ou tempo de consumo (formatos de copo portátil). É imperativo que esses benefícios sejam claramente destacados em mensagens na embalagem para ajudar os consumidores a entenderem pelo que estão pagando.

Posicionar as sopas secas como refeições-snack fartas e para levar

Dada a crescente popularidade das refeições-snack e a natureza saudável das sopas tradicionais na América Latina, os fabricantes de sopa seca devem considerar a possibilidade de tornar os produtos mais substanciais (por exemplo, adicionando massas, leguminosas ou arroz) e utilizando formatos de copo ou tigela.

Posicionar a sopa seca como um substituto de refeições pode ajudar a justificar os preços mais altos para os consumidores e estabelecer um lugar para a sopa seca em novas ocasiões de consumo.

60% dos consumidores brasileiros estão procurando um snack satisfatório para substituir a refeição, aumentando para 73% entre os consumidores de 16 a 24 anos. Assegure-se de que esses consumidores mais jovens estejam comprometidos com a categoria, fornecendo misturas de sopas secas saudáveis para serem consumidas em qualquer lugar.

A oportunidade

A inovação de consumo para levar combinada com o desenvolvimento de receitas mais substanciais pode ajudar a posicionar as sopas secas como uma refeição-snack conveniente para novas ocasiões de consumo na América Latina, causando pontos de preço mais altos e repercutindo com uma demografia jovem.

 

Matéria exclusiva: Mintel

 

 

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade