Notícias

O futuro é agora

O FUTURO É AGORA e o velho ditado: “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, nunca foi tão atual. Temos acompanhado de perto diversas transformações nos mais diversos âmbitos, as pessoas estão mudando, as empresas estão mudando, a forma de fazer negócios está mudando e, na indústria de ingredientes alimentícios essa realidade não é diferente.

A velha afirmação “somos líderes de mercado” já não tem mais o peso e a importância que tinha antes, uma vez que muito do que era ou é apontado como vantagem competitiva por uma empresa, hoje pode ser rapidamente copiável e até mesmo aperfeiçoado por outra. O que fomos no passado nos confere autoridade e nos presenteia com experiências, através delas sabemos os caminhos que deverão ser seguidos ou não, no entanto, o passado já passou, é imutável e não é capaz de sustentar o presente e tampouco o futuro.

O futuro, esse ainda não existe, portanto, é uma ilusão. Claro que devemos planejá-lo, é evidente que um bom planejamento estratégico fará toda a diferença na construção de um futuro desejável para o negócio, mas vivemos em constante transformação e, por isso, que as organizações mais bem adaptadas ao meio serão aquelas que terão maiores chances de sobrevivência (qualquer semelhança com a teoria de Darwin é mera coincidência).

Para as empresas, a capacidade de viver e agir no agora, permitirá que as adaptações e inovações necessárias sejam feitas em um menor espaço de tempo. A inovação, só no papel, não é inovação e somente a atitude é capaz de nos mover em direção à qualquer lugar.

Em minha trajetória profissional sempre gostei de ver e analisar dados para poder tomar decisões, sempre que possível, mergulhava nos relatórios elaborados por diversos institutos de pesquisa e confesso que tinha grande dificuldade em entender porque tantas empresas têm acesso à eles, mas não agem de acordo com o que é apontado por eles. Nos últimos anos vi inúmeras das informações que lia nesses documentos se tornarem realidade, testemunhei a inovação surgir primeiro nas empresas mais novas, menores e menos relevantes e somente após alguns anos, testemunhei grandes empresas se adaptando, mas quando isso aconteceu, ninguém mais estava surfando na crista da onda e a concorrência já era maior, bem como algumas marcas já estavam bem consolidadas. Por que isso acontece? Burocracia? Zona de conforto? Talvez, mas é preciso mudar. Afinal de contas, se continuarmos fazendo as coisas como sempre fazemos, pelo menos no âmbito profissional, nem mesmo permaneceremos obtendo os mesmos resultados, portanto, atenção!

            Tenho participado de inúmeros eventos, discussões e projetos que apresentam ideias disruptivas para um futuro próximo e que ainda estão sendo tratadas pela indústria com menor atenção. Em um dos meus artigos para a newsletter da Fi News apresentei 4 passos para desenvolver uma visão empreendora na indústria alimentícia. Use essas dicas a seu favor e a favor do seu negócio. Observe o que está sendo falado por empresas e profissionais ligados aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, expanda o seu campo de visão, inspire-se, dedique tempo à projetos inovadores e tome atitudes rápidas, pois a velocidade das coisas já não é mais a mesma de cinco, dez ou vinte anos atrás.

Novas soluções estão sendo criadas e demandadas. O consumo de alimentos está mudando no Brasil e no mundo, os desafios de alimentar uma população cada  vez maior e mais exigente são inúmeros, mas é possível superá-los, basta olhar para direções diferentes daquelas as quais todos estão olhando. Lembre-se, o  que você fizer hoje irá determinar os resultados que você irá obter amanhã. O futuro é agora, tudo está acontecendo agora, portanto faça, dê o primeiro passo e seja pioneiro na criação e não na adaptação.

 Eduardo Araújo – Consultor de Marketing e Comunicação para a Indústria de Alimentos e Bebidas, Nutracêuticos e Ingredientes Funcionais.

 

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade