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4 HABILIDADES ESSENCIAIS QUE TODO PROFISSIONAL DE MARKETING DA INDÚSTRIA DE INGREDIENTES DEVE POSSUIR

Devido à realização de algumas ações inovadoras para o segmento em minha área de atuação na indústria de ingredientes, tenho sido frequentemente abordado por colegas de profissão de outras empresas do setor que buscam saber quais são, em minha opinião, as habilidades essenciais que todo profissional de marketing deve possuir. Como não acredito em coincidências e, na última semana mais dois colegas me abordaram com o mesmo questionamento, resolvi compartilhar com vocês a minha opinião sobre esse tema na edição deste mês da Fi News.

É evidente que as habilidades de bons profissionais de marketing não se resumem às quatro que listarei neste artigo, no entanto, ouso dizer que sem essas quatro habilidades essenciais, todo e qualquer profissional de marketing, de qualquer setor, será inevitavelmente incompleto, leia o artigo até o final e compartilhe comigo a sua opinião.

 

Confira abaixo as quatro habilidades essenciais que todo profissional de marketing da indústria de ingredientes deve possuir:

 

1ª DEVE GOSTAR DE FAZER PERGUNTAS:

Além de gostar de fazer perguntas um bom profissional de marketing deve saber como fazê-las. Para compreender como podemos ou não promover um ingrediente específico produzido ou distribuído pela nossa empresa, precisamos entender suas vantagens e desvantagens em relação às inúmeras variáveis existentes no mercado. Precisamos compreender o que queremos oferecer, assim como o que o mercado demanda e, desta forma e através de perguntas bem elaboradas para os diversos clientes internos e externos é que elaboraremos um plano, levando em consideração tudo aquilo que aprendemos em nossas formações, o que inclui os famosos “Ps” e as análises, como por exemplo a “SWOT”.

 

2ª DEVE FALAR VÁRIAS LÍNGUAS

Sim, eu sei, muitas empresas do segmento são multinacionais e saber falar outros idiomas, além de mandatório é um baita diferencial, mas neste caso, as línguas as quais me refiro estão totalmente relacionadas às diferentes línguas faladas pelos diferentes profissionais da indústria como, por exemplo, os profissionais das áreas de pesquisa e desenvolvimento, produção, vendas e assuntos regulatórios. Saber falar a língua destes profissionais, sejam eles clientes internos ou externos, irá permitir que você compreenda mais e melhor a respeito dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Adaptar a sua linguagem e o seu vocabulário, além de facilitar o processo de comunicação, de quebra contribuirá para o aumento da empatia e do respeito que esses profissionais sentirão e terão por você. Lembre-se que muitas vezes, são os profissionais de marketing que têm o poder de transformar o intangível em tangível. Afinal, o valor do produto ou serviço ofertado só é percebido pelo consumidor através das nossas ações.

 

3ª DEVE SER CRÍTICO (MAS RESILIENTE)

O bom profissional de marketing deve ser crítico, mas resiliente. É a criticidade desse profissional que irá garantir que somente aquilo que for realmente bom e que atenda às demandas do público alvo seja ofertado e gere resultados. Claro, as ideias malucas são quase sempre fruto dos profissionais da nossa área, mas elas são focadas, diferentes e inovadoras, com propósito e não somente por vontade. Sem o fator crítico, normalmente é a vontade de alguém que prevalece, muitas vezes um superior hierárquico, é aí que mora o perigo. Quando deixamos o fator crítico de lado e permitimos que apenas a vontade de alguém seja o fator determinante para a realização de qualquer ação, o risco é grande e a empresa toda acaba arcando com o prejuízo. Com certeza você deve ter alguns exemplos disso em sua carreira. Seja crítico sempre, em relação às suas ações, à comunicação, à forma como as coisas são feitas, somente dessa maneira você estará constantemente se desafiando e criando soluções melhores continuamente.

 

4ª DEVE SER CRIATIVO

Já somos conhecidos por nossa criatividade e a habilidade de pensar fora da caixa. Quem nunca ouviu: “tinha que ser ideia do marketing”. Brincadeiras à parte, nossas ideias loucas geram resultados e essa abordagem diferenciada, muitas vezes, promove processos bem interessantes de inovação. Um bom profissional de marketing deve ter e cultivar uma visão ampla de tudo e de todos, somente dessa maneira ele saberá envolver as pessoas certas no momento certo de cada uma das suas decisões. Atuamos de forma estratégica, inteligente e não somos, de forma alguma, apenas fazedores, independente da sua posição dentro da empresa. São os profissionais de marketing que normalmente enxergam o que outros profissionais não enxergam e são eles que compreendem bem os caminhos que devem ser percorridos, de ponta a ponta, para a obtenção dos resultados almejados.

Confesso que fiquei com muita vontade de escrever um livro sobre isso. Esses são alguns dos diversos aspectos que envolvem uma área que deveria ser considerada por todos como parte integrante do coração do negócio, os resultados do que é feito pelo marketing, irriga todos os demais órgãos desse organismo vivo e dinâmico que é chamado de corporação, metaforicamente falando. E aí, você concorda? Sentiu falta de alguma habilidade?  


Eduardo Araújo – Consultor de Marketing e Comunicação para a Indústria de Alimentos e Bebidas, Nutracêuticos e Ingredientes Funcionais.

                             

                             

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