Notícias

Previous Next

Um novo olhar sobre a nutrição vegana

Não é de hoje que ouvimos falar sobre nutrição vegana, há tempos, muitos já aderiram a dieta. Porém, só hoje que o tema se popularizou, ganhou corpo e virou tendência em alimentação.

O cenário global atual nos mostra que o mercado de consumo mudou, e com isso as necessidades e desejos do público vegano também mudaram.

O que o consumidor buscava em um produto, a forma como ele era impactado e suas necessidades, hoje são outras.

Ser vegano está atrelado a duas coisas: estilo de vida e saudabilidade.

Quando falamos em estilo de vida, entra a cadeia produtiva como um todo, ou seja, nada que venha de fonte animal mesmo que indiretamente deve ser destinado ao uso ou consumo deste público. Neste quesito o que leva uma pessoa tornar-se vegana está estritamente ligado ao bem-estar animal.

Já sob o panorama da saudabilidade, uma nova leva de adeptos tem despertado para o veganismo devido – principalmente - aos fatores ligado a melhora e os impactos positivos que a dieta oferece para a saúde.

Hoje, 63% da população busca uma dieta parcialmente vegana.

Esse novo grupo basicamente é composto pelos milleniuns, geração Z, e experimentadores. É uma geração descritível como jovem e moderna. Coligada com tudo que acontece e impacta seu mundo. Que absorve a alimentação como um elo entre o mundo e a identidade de grupo e pertencimento. A alimentação deixou de ser vista - apenas - como um meio de sobrevivência.

Continuando com o tema saudabilidade, sua popularização - e a busca por uma saúde mais completa e personalizada – fez surgir novas dietas como, por exemplo, a proteica, a whole 30, a cetogênica, etc... E no universo vegano não seria diferente, seguindo a mesma linha – da popularização - surgiu o termo plant based, que vem de uma dieta baseada em vegetais.

A plant based, é composta dos mesmos alimentos de uma dieta vegana, mas tem sua comunicação voltada para os benefícios que uma alimentação vegetal traz a saúde - o tema animal não é destaco nela.

É muito provável que - com o passar do tempo - surjam novas manifestações e modelos de dietas veganas, da mesma forma que estamos vendo diferentes produtos e tendências.

E no supermercado?  Como fica?

O consumidor pode ver que a realidade das gôndolas dos supermercados estão se transformando.

A maioria das redes exibem bebidas, carnes vegetais e preparações de alto teor proteico.  Ao mesmo tempo podem ser vistas guloseimas, queijos e maionese sem ingredientes de origem animal.

Em hipermercados como Carrefour e Wall Mart, marcas como Nestlé, Unilever e Heinz exibem suas versões veganas, além de corredores exclusivos de produtos naturais, onde neles se encontram rótulos veganos e clean label.

Destaque para os últimos e mais falados lançamentos vegan.

 

Criando marcas e produtos:

As possibilidades de desenvolvimento não param de surgir!

Tanto para grandes indústrias atuarem com extensões de marca, como para mercados de nicho e novos entrantes.

Então antes de partir para a inovação, quem quer entrar nesse mercado precisa fazer um profundo estudo não só do consumidor, mas da relação e entendimento que ele tem, como ele se identifica e enxerga sua marca e seu posicionamento no mercado.

Na hora de pensar em um produto, foco! Para que ele não seja apenas um substituto, e tenha sua própria identidade como categoria. E, acima de tudo, trabalhar em sabor e textura.

Esse é o fator determinante da recompra, e é o que vai trazer novos consumidores para a categoria.

Se 14% da população se declara vegetariana, isso nos mostra que o veganismo já deixou de ser um pequeno nicho de mercado.

Mas a grande pergunta é:

O veganismo é uma tendência em vias de atingir sua maturidade ou é um caminho sem volta que faz parte de um novo estilo de vida?

Matéria exclusiva: Doremus

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade