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SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL DE MARKETING B2B ATENÇÃO! INCLUA ESSES TRÊS ITENS EM SEU PLANO DE MARKETING DE 2019

Quem não é da área de Marketing e Comunicação de uma empresa normalmente pensa que nós, profissionais desse setor, normalmente passamos boa parte do nosso tempo fazendo coisas legais, nos divertindo, curtindo eventos, navegando na Internet ou criando...exatamente o quê, não, eles não sabem, mas já ouvi certa vez que passava o dia desenhando no computador e nessa época o assunto Marketing Digital ainda era discutido em palestras que falavam sobre tendências futuras. Imagine o que essa pessoa deve pensar de nós hoje, em um período onde basicamente tudo é feito e controlado pelo computador e muitas vezes até mesmo fora do escritório. Acho que deve ser algo mais ou menos assim: “Esse pessoal do Marketing só fica no Facebook, Intagram, YouTube e LinkedIn... e se está no LinkedIn é porque está procurando emprego, óbvio! E olha só, ainda fazem home-office, que absurdo!”

QUEM CONHECE ALGUÉM ASSIM LEVANTA A MÃO! 🙋🏽‍🙋🏽‍🙋🏽‍

 

Bem, os tempos mudaram e espero que a opinião dessa e de muitas outras pessoas em relação à nossa profissão também. Mas preciso contar uma verdade, quando fazemos o que gostamos nos divertimos mesmo e no que diz respeito a minha profissão, posso dizer que ela sempre me trouxe muita satisfação e prazer, afinal de contas, criamos o tempo todo, navegamos por todas as áreas, conhecemos um pouco sobre todos os produtos e temos uma visão muito mais ampla de todo o negócio, pois entendemos não só aquilio que nosso cliente externo deseja, mas também entendemos o que nossos clientes internos precisam, em outras palavras, fazemos a mágica da comunicação acontecer, quase que como um tradutor simultâneo de idiomas...algo que está prestes a ficar disponível em um futuro próximo e que nós, profissionais da área, já fazemos há algum tempo em nosso dia a dia.

Por falar em tempo, sim, passamos nosso tempo fazendo coisas legais e outras nem tão legais assim,  responder dezenas de e-mails, marcar presença em reuniões intermináveis e sem propósito, tudo isso também faz parte da nossa rotina e também contribui para tornar cada vez mais escasso para nós o bem mais precioso de toda a humanidade hoje em dia, o tempo.

Em empresas B2B o desafio é um pouco (estou sendo modesto) mais hard core. Além de contarmos com um orçamento para lá de reduzido, temos que, muitas vezes, exercer a função de gerente de mídia social, redator, criativo, diretor de arte e organizador de eventos... também estou sendo modesto, dá para incluir muito mais coisas aqui, mas vamos que vamos. E se você está aqui comigo, parabéns, está conseguindo dedicar seu tempo para aprender algo novo e isso sim é louvável...é pensar fora da caixa, algo que também fazemos com frequência. Vamos ao que interessa???

 

USE E ABUSE DOS VÍDEOS

Há alguns anos em uma palestra do @Facebook no evento @Building Healthier Ingredients da @Equilibrium ouvi dizer que vídeos seriam a bola da vez nesta rede social e hoje vemos que o palestrante estava mais do que certo. A boa notícia é que isso também está valendo para o LinkedIn, plataforma que deveria ser mais e melhor explorada pelas empresas B2B.

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PAUSA PARA REFLEXÃO: Por falar nisso, por favor, esqueçam esse negócio de B2B (Business to Business)... eu costumava dizer em algumas reuniões e eventos que o correto seria B2P (Business to People), mas um amigo me corrigiu recentemente e o correto é P2P (People to People), afinal de contas, ainda somos pessoas desenvolvendo soluções para pessoas, certo?

Nós estamos na rede, assim como as pessoas para quem comercializamos nossos produtos, soluções ou ingredientes também estão, concorda? FIM DA PAUSA PARA REFLEXÃO.

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Voltando a falar dos vídeos. Observe, veja como muito conteúdo é compartilhado hoje em dia e se torna extremamente relevante, muitas vezes não nos deparamos com uma super produção, certo? Um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, até hoje, usa um aparelho de celular preso a um tripé desses comprados em qualquer barraquinha de rua, portanto, feito é melhor que perfeito e se sua empresa tem um conteúdo interessante, relevante e que merece ser compartilhado, grave um vídeo e experimente, veja os resultados e os compare com os resultados obtidos em outras ações, você irá se surpreender.

CONTE UMA HISTÓRIA

Você reclama da quantidade de e-mails que recebe todos os dias? Seu cliente também! Se destacar diante de uma enchurrada de mensagens é essencial para que sua mensagem chegue ao destinatário e uma boa história pode te ajudar muito com isso e toda história começa com um título. Contar uma ótima história deve estar na base de todas as campanhas que você realiza e hoje já existem cursos e profissionais que podem te ajudar bastante com isso, se tiver interesse, pode me enviar uma mensagem no LinkedIn que eu compartilho algumas indicações com você.

MANTENHA O FOCO NO CLIENTE

Parece óbvio, mas não é. Muitas vezes, devido a falta de conhecimento ou interesse de outros profissionais de outras áreas da empresa nós, profissionais de Marketing, acabamos sendo obrigados a fazer a vontade interna ao invés de priorizarmos as necessidades externas e, quando isso acontece, perdemos a conexão com o nosso cliente. Conduza experiências mais inteligentes para o cliente por meio do entendimento das necessidades dele, pratique a escuta ativa e adapte suas ações e seus planos às necessidades apontadas pelo seu público externo e não por “visionários” internos que normalmente nos fazem perder tempo e dinheiro com ações sem pé nem cabeça.

E aí, gostou dessas dicas? Se você sente falta de algum item que não foi mencionado compartilhe conosco também.

Como esse é o último Fi News do ano, aproveito para desejar Boas Festas a todos e que 2019 seja um ano fantástico!!!

Um grande abraço e muita energia!

Eduardo Araújo – Consultor de Marketing e Comunicação para a Indústria de Alimentos e Bebidas, Nutracêuticos e Ingredientes Funcionais.

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