Notícias

Previous Next

Como vender mais na FiSA?

Sempre que lia alguma reportagem falando sobre o faturamento dos expositores em uma feira de negócios ficava me questionando: “por que na indústria de ingredientes alimentícios isso também não pode se tornar uma realidade? Durante muitos anos, trabalhando para um dos maiores players do segmento, tentei encontrar formas de mensurar o retorno que tínhamos em relação ao investimento que fazíamos e, neste exercício, percebi diversas oportunidades para incrementar a participação da empresa neste e em outros eventos. Muitas dessas oportunidades foram aproveitadas com sucesso e tantas outras não tiveram chance de serem experimentadas por diversos fatores; a boa notícia é que neste artigo irei compartilhar várias delas com você.

Se você não trabalha na área de Marketing, provavelmente não tem ideia do quanto sua empresa investe para participar de um evento de grande porte como a FiSA. São milhares de reais e meses de trabalho, organizando cada detalhe para os três dias de evento. Por esse motivo, mensurar os resultados deveria ser uma tarefa obrigatória para toda e qualquer empresa expositora, concorda? Mas acredite, nem todas as empresas têm consciência da importância de tal ação, mas falaremos sobre métodos de mensuração em outro artigo, combinado? Neste artigo falaremos sobre vender mais e minha primeira dica é:

1.: Torne Seus Produtos Tangíveis: pressupor que todos os visitantes conhecem sua empresa e o que faz cada um dos seus ingredientes é um grande erro. Uma das grandes sacadas que tive durante os anos em que fui expositor da FiSA foi o de tangibilizar a oferta da empresa em que trabalhava. Levar produtos finais, onde os ingredientes que eram comercializados estavam aplicados em produtos de diferentes marcas chamava a atenção do público em geral e contribuía, diretamente, para a visualização de novas possibilidades e oportunidades por parte dos profissionais que visitavam o estande.

2.: Tenha Uma Agenda Agressiva: para que as pessoas cheguem ao seu estande você precisa atraí-las de alguma forma, certo? Colocando em prática a dica anterior você já pode considerar que deu um passo rumo ao sucesso, mas não vamos parar por aí. Ter uma agenda de atividades bem estruturada fará com que os profissionais certos visitem seu estande na hora certa. Você deve mostrar essa programação para o maior número de pessoas possível, seja através de banners, telões ou ações de merchandising que podem ser executadas em parceria com os organizadores do evento. Outra sacada interessante é a de garantir a participação da sua empresa no Innovation Tour promovido pela Equilibrium, mas compartilhar cases de sucesso, realizar demonstrações e apresentações de produtos, promover sorteios e ou distribuição de brindes e amostras são excelente alternativas que também contribuem diretamente para a atração de mais e mais pessoas para o seu espaço. Ser criativo e inusitado também vale, em um determinado ano tive oportunidade de montar uma bancada de experimentação onde todos os visitantes podiam, através dos canais sensoriais, aprender sobre as aplicações dos ingredientes comercializados pela empresa e seus diferenciais em relação a outros ingredientes concorrentes ou similares disponíveis no mercado, foi um verdadeiro sucesso! Seja criativo, mas valide suas ideias com todos os envolvidos sempre, já vi e ouvi tanta ideia maluca sendo colocada em prática que é melhor prevenir do que remediar.  

3.: Tenha Uma Oferta Irresistível: no geral as empresas garantem seu espaço em uma feira e enviam vários dos seus funcionários apenas para apresentarem seus produtos e isso também é um grande erro. Tenha uma oferta irresistível, nem todos os visitantes se enquadram nessa possibilidade, mas sempre existem oportunidades. Estabeleça uma oferta matadora para que clientes e prospects possam fechar uma compra com você durante os três dias de evento e atenção, a oferta tem que ser uma oferta de verdade e deve ser percebida pelo seu cliente dessa forma. Lembre-se, oferta não é sinônimo de redução de preço, pense nas possibilidades.

4.: Leve Somente As Pessoas Certas: selecione quem deve estar no estande representando a sua empresa. Defina como, por que e para que. Quem vai para uma feira de negócios tem que gostar de feiras de negócios, tem que gostar de gente, tem que gostar de falar, tem que gostar de interagir, tem que gostar de ficar em pé o dia todo. Escolha pessoas entusiasmadas, empáticas, que se comuniquem bem e que conheçam seus produtos e serviços. Escolha pessoas motivadas, felizes e vendedoras, acima de tudo. Ah, isso vale para os promotores também, não priorize apenas um rostinho bonito, já me surpreendi positivamente com a atuação proativa e extremamente eficaz de alguns profissionais que contratei.

5.: Faça Vendas E Não Reuniões: como mencionei no início desse artigo, sua empresa investe milhares de reais para participar de uma feira de negócios e você ou sua equipe aproveitam essa oportunidade para fazer reuniões com clientes??? Não faz o menor sentido, não é mesmo? Use esses três dias para vender, vender e vender mais um pouco. Seus clientes já conhecem seus produtos, já conhecem seus serviços e com eles você pode se reunir em diferentes momentos. Caso seja inevitável, marque a reunião no almoço, na primeira hora do evento ou nas horas finais, pois sempre contam com menos movimento no pavilhão. Ter boa parte da equipe dentro de uma sala quando os corredores estão lotados é assustador e se você já passou por isso, sabe do que estou falando.

Sei que a próxima edição da FiSA ainda está um pouco distante, mas essas dicas poderão auxiliar você e sua empresa em qualquer evento. Aproveite o tempo para estruturar suas ideias, discutir com a equipe alternativas e preparar as pessoas certas para os três dias do maior evento da indústria de ingredientes da América Latina.

Um grande abraço, sucesso e nos vemos no próximo artigo.

Eduardo Araújo – Consultor de Marketing e Comunicação para a Indústria de Alimentos e Bebidas, Nutracêuticos e Ingredientes Funcionais.

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade