Notícias

Previous Next

Paletas recheadas no estilo brasileiro têm potencial mundial

“Tendo um recheio de textura prazerosa com sabor de frutas ou verduras geladas, as paletas brasileiras são a síntese do prazer permissível.”

As paletas recheadas no estilo brasileiro são um hit mundial

As paletas são picolés mexicanos tipicamente feitos de frutas congeladas e açúcar. Elas são feitas para fornecer um doce econômico e refrescante. Em 2014, as paletas foram lançadas no Brasil sob o nome de "picolé recheado" ao invés de “paleta”. A receita foi adaptada para usar uma maior diversidade de sabores, incluindo sabores locais (ex. açaí) e também para incluir um recheio saboroso.

Nas paletas brasileiras, os recheios normalmente são de leite condensado, chocolate tipo Nutella e doce de leite.

Essas paletas recheadas estão crescendo em popularidade em 'lojas de paletaria' nos serviços alimentares dos EUA. Contudo, têm a capacidade de se tornarem populares numa escala mundial, considerando sua atratividade devido às receitas de prazer permissível e seguindo o sucesso da sorveteria Halo Top.

O contraste de texturas prazerosas em uma paleta recheada pode ter um apelo mundial

No Brasil, as paletas recheadas normalmente são consumidas fora de casa e compradas em sorveterias (paletarias) como Los Paleteros. Mais recentemente, o mercado para essas paletarias se tornou saturado, forçando o fechamento de vários negócios.

Nos EUA, contudo, a tendência da paleta recheada está surgindo com a Paleteria Original e Picolé Pops, apenas duas empresas que estão trazendo as paletas brasileiras para um público mais familiarizado as paletas normais e sem recheio.

A combinação de um recheio prazeroso (ex. Nutella, leite condensado e cookies) envolto com um sabor de fruta gelado, dão às paletas recheadas um contraste de texturas que é moda agora com os sorvetes (ex. Häagen-Dazs Trio, os Tubs “ quebráveis” da Magnum e sanduíches de sorvete). As paletas recheadas trazem uma abordagem nova para este foco de inovação mundial nas texturas.

Sorvetes de picolé têm menos sucesso do que sorvetes lácteos em termos de sabor e intenção de compra

As paletas recheadas ao estilo brasileiro podem ajudar os picolés a aumentarem o seu apelo indulgente. Algumas marcas lançaram picolés no estilo de bebidas alcóolicas, mas estes tem apelo limitado entre um público maior, devido a fatores como idade e/ou princípios religiosos.

A intenção de compra dos consumidores e as percepções dos atributos dos produtos coletadas pela Inteligência de Compra da Mintel, revelam que os formatos em palito de picolés à base de água lançados entre janeiro de 2017 e agosto de 2018 tiveram menos repercussão do que lançamentos de sorvetes lácteos em palito em relação à intenção de compra (47% vs. 50%) e sobre o atributo de 'saboroso' (69% vs. 74%), que é um atributo importante para influenciar a decisão de compra. Também tem menos repercussão o atributo de 'doce prazeroso'.

Fazendo paletas brasileiras ao redor do mundo, países diferentes terão preferências de recheios diferentes

França: sal marinho e caramelo

Para atrair os consumidores franceses, as paletas brasileiras podem ser recheadas com uma calda luxuriosa de sal marinho e caramelo. Este é um sabor que consumidores franceses de sorvetes estão querendo mais, e oferecerá uma textura prazerosa em contraste com a cobertura congelada.

China: chocolate

Os consumidores chineses podem achar a calda de chocolate mais atraente para rechear as paletas. Chocolate é um sabor cada vez mais comum, aumentando seu espaço nos lançamentos de sorvetes lácteos de 16% a 18% entre 2017 e 2018. Considerando a popularidade dos sabores/texturas únicos na China, o chocolate pode ser misturado com sabores locais, ex. clara de ovo.

Coreia do Sul: favo de mel

Nas sorveterias e carrinhos de sorvete na capital da Coreia do Sul, Seoul, pedaços reais de favo de mel são um acompanhamento de sorvete ainda popular. Uma textura tão pegajosa e grudenta pode fornecer um contraste prazeroso para a cobertura gelada refrescante de uma paleta recheada.

Para que o conceito da paleta brasileira vire moda mundial, a envoltura deve ter um apelo mais saudável

As paletas brasileiras normalmente têm uma cobertura com sabor de frutas e um centro de textura prazeroso. A envoltura gelada é o elemento mais propício para incluir benefícios nutricionais, como é o caso com a inovação de outros picolés e sorbet.

A qualidade de ‘permissível’ pode ser alcançada através da incorporação de sucos e pedaços de frutas de verdade. Algumas marcas de picolés, como Outshine da Nestlé, fizeram sucesso celebrando o uso de sucos e pedaços de frutas de verdade para dar um apelo ao gosto e também aos benefícios nutricionais.

Entre os consumidores do Reino Unido pesquisados, os picolés de pêssego e maracujá da marca Iceland's Luxury tiveram um resultado consideravelmente mais alto na intenção de compra, com 69% comparado à 50% das referências para todos os picolés em palito à base de água.

As paletas recheadas devem ter uma envoltura com pedaços de frutas, como os picolés de pêssego e maracujá da Iceland's Luxury

As paletas recheadas devem olhar para os picolés populares para ter inspiração. Por exemplo, os picolés da Iceland's Luxury no Reino Unido têm uma repercussão consideravelmente maior do que a referência de todos os picolés à base de água, em relação a diversos atributos. Isto se deve provavelmente ao conteúdo de sucos e pedaços de frutas de verdade.

As tendências de inovação de suco mais atuais e preferidas localmente podem ser adotadas pelas paletas recheadas

Assim como o centro da paleta recheada deve ter um sabor e textura preferido localmente, a envoltura também deve ter sabores locais, junto com um apelo mais saudável.

Se inspirando nos picolés Babasucco da Unilever, a envoltura gelada da paleta recheada pode incorporar tendências saudáveis inovadoras dos sucos e batidas, como suco exprimido a frio, ingredientes locais de frutas e vegetais e estímulos funcionais (ex. detox e imunidade).

A oportunidade

As paletas recheadas no estilo brasileiro estão surgindo nos serviços alimentares dos EUA e a demanda por algumas indulgências provam ser populares a nível mundial. O recheio deve ser prazeroso e ter uma textura claramente de contraste à cobertura gelada. A cobertura externa deve ter algum tipo de característica inovadora atual vista nos picolés, ex. suco exprimido a frio, pedaços de frutas e frutas e vegetais preferidos localmente.

Matéria Exclusiva: Mintel

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade