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5 maneiras de chamar atenção para o seu negócio usando a internet

Não há dúvida de que estamos vivendo a maior revolução da história nas comunicações e para fazer parte deste nem tão novo momento da humanidade, você e sua empresa precisam estar na rede e saber usá-la a seu favor. Hoje as pessoas se comunicam em tempo real, o website, que há alguns anos era essencial para toda e qualquer empresa que tinha o desejo de ser encontrada na rede, atualmente já não pode mais ser considerado como um dos principais canais de troca de informação das empresas com seus consumidores. As redes sociais, seus influenciadores e os aplicativos maximizaram o poder da Internet de forma exponencial e disruptiva.

A realidade deste novo momento tem feito com que a televisão, o rádio e a mídia impressa tenham que se adaptar e se reinventar em diversos aspectos e essas mudanças têm apresentado as empresas, novas oportunidades de negócio, basta observarmos a quantidade de novos serviços que incluímos em nossa rotina nos últimos dez anos. Hoje compramos ingressos, pedimos comida, chamamos um táxi, contratamos serviços e fazemos muitas outras coisas usando apenas um único aparelho e alguns toques, algo inimaginável há pouco mais de uma década.

E na indústria de ingredientes alimentícios, o que tem sido feito nesse sentido? Em minha trajetória por este segmento tive oportunidade de usar a rede muitas vezes a favor do negócio, mas confesso que a resistência e a falta de conhecimento dos profissionais do segmento ao novo é bem grande. Mas podemos falar mais sobre isso em um outro momento. O que posso dizer é que, muito mais do que a rede, mas as redes sociais têm contribuído muito com as grandes mudanças que temos observado na forma de fazer negócios. Elas são fáceis de usar, por serem gratuitas e alcançarem todos os seres humanos no planeta que possuam uma conexão à Internet, é fácil comprender porque bilhões de pessoas em todo o mundo tenham se adaptado tão bem a elas.

No entanto é necessário ter cuidado e muita atenção, os resultados que elas apresentam nem sempre são fabulosos, podem ser um tanto quanto polarizados, frios e sem planejamento e estratégia, seus investimentos podem estar indo pelo ralo. Atualmente somos bombardeados, todos os dias, com enxurradas e-mails indesejados, spams e nas redes sociais, vemos mais anúncios do que o que realmente gostaríamos de ver, sem contar as fake news. Com tantas pessoas competindo por atenção no mundo digital, tornou-se mais difícil para as empresas e indivíduos estabelecerem relações de confiança com seus seguidores e consumidores,  por isso compartilho com você cinco maneiras que podem te ajudar a superar este desafio:

  1. NÃO É SOBRE VOCÊ. É SOBRE SEUS COMPRADORES

Hoje quem está no comando são os compradores. Muita informação está disponível na Internet e nas mídias sociais, a ideia de mistério no processo de venda acabou, portanto, simplifique. Seus compradores estão conduzindo pesquisas independentes o tempo todo. Podemos dizer que não há mais “venda”, apenas há compra. Pare e observe o seu comportamento para validar o que estou dizendo. Pesquisamos empresas antes de fazer uma primeira reunião, vamos ao LinkedIn antes de encontrar um candidato a uma vaga de emprego e vemos se a pessoa selecionada possui algum tipo de conexão em comum em sua rede de contatos. Verificamos avaliações de produtos antes de realizar a compra de qualquer coisa e buscamos referências, provas sociais, de outras pessoas, quando pensamos em serviços.

Com base nestas informações, entenda que, você e sua empresa precisam formar mais do que vendedores, precisam criar autoridades, sua empresa precisa contar uma história. Para entender seus compradores, você precisa saber como se comporta seu público alvo, que tipo de conteúdo é necessário para atendes às suas necessidades.

Quem são meus compradores? Como os alcanço on-line e nas mídias sociais? Quais são os problemas do mercado que posso ajudá-los a resolver? Como posso entretê-los e informá-los (e talvez até fazê-los rir)?

Parece simples e de fato é, mas são poucas as empresas e os profisisonais que dedicam tempo para entender os compradores! Temos uma tremenda oportunidade de se destacar e ser notado apenas concentrando-se nas necessidades dos compradores e nos mantendo ativos na rede e nas mídias sociais.

  1. OS COMPRADORES NÃO SE IMPORTAM SOBRE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

Ninguém se importa com seus produtos e serviços (exceto você)! O maior erro que a maioria das empresas comete é se apaixonar por seu produto ou serviço, não por seus clientes e vemos isso o tempo todo.

As pessoas se importam e se preocupam como uma organização pode resolver seus problemas. As pessoas também gostam de se divertir e compartilhar algo notável. Você deve resistir ao desejo de divulgar seus produtos e serviços. Em vez disso, crie algo interessante que será falado online. Quando você fala para as pessoas, elas se alinharão para aprender mais e comprar o que você tem a oferecer.

Segue algumas ações específicas que podem ajudá-lo imediatamente:

Ao invés de usar palavras clichê em excesso, tais como: “líder mundial”, “inovador” e “o melhor” para descrever o que você faz, comece entendendo as palavras e frases que seus compradores usam para descrever seus problemas. Entenda que as pessoas anseiam por autenticidade e transparência. Ser sincero e empático atrairá mais pessoas para você.

Atenção: Não envie mensagens indesejadas e publicidade também. Ao invés disso, publique conteúdos on-line que seus compradores desejam consumir.

  1. EDUQUE SEUS COMPRADORES AO INVÉS DE VENDER PARA ELES

No atual mercado as empresas e profissionais de sucesso educam e informam. Em vez de falarem sobre seus produtos e serviços, eles destacam seus conhecimentos compartilhando vídeos, sites com conteúdo rico, streams sociais, blogs, e-books e imagens. Esqueça os folders, as brochuras e aquele monte de material caro e desnecessário que só fica acumulando pó na mesa dos seus clientes até serem descartados.

Outra grande oportunidade é a de interagir e participar de conversas que outras pessoas iniciam nas mídias sociais. Se alguém fizer uma pergunta no Twitter ou no LinkedIn ou na Instagram, essa é sua chance de interagir! Sempre há pessoas que procuram sua experiência e ser útil é uma ótima maneira de alcançar as pessoas quando o momento é certo.

  1. O PODER DAS COMUNICAÇÕES EM TEMPO REAL

A comunicação ocorre initerruptamente e em tempo real temos acesso a muita coisa. Feeds de notícias e canais sociais como o Twitter são instantâneos. Isso significa que você precisa se envolver com o mercado no tempo do mercado e não no seu. Já foi o tempo em que era possível planejar todas as suas ações de marketing e relações públicas com antecedência e divulgá-los em seu horário.

Tempo real significa agora, não esta tarde e não amanhã. Monitore regularmente um feed de notícias em tempo real. Eu uso o Google Notícias, mas existem muitas outras fontes. Isso não precisa levar mais do que alguns minutos por dia e você pode fazer isso quando tiver tempo de inatividade.

  1. GERENCIE SEU MEDO EM RELAÇÃO ÀS NOVAS MANEIRAS DE COMUNICAR

Todo mundo tem medo de alguma coisa - medo do desconhecido, do novo, do não testado. É uma resposta humana natural. Se permitirmos, o medo pode nos manter presos na prisão do que é confortável e previsível, o que nos impede de alcançar nosso verdadeiro potencial.

Para realmente alcançar a grandeza, você deve agir. Você pode precisar desafiar o status quo para fazer a diferença no mundo. Sim, você pode falhar espetacularmente. Mas o medo do fracasso não é motivo para se sentar em frente ao computador e ficar apenas fazendo mais do mesmo. Se você é novo nisso, a ideia de comunicação em tempo real é assustadora. Mas, com base em minha experiência, muitas pessoas relatam suas preocupações sobre novas formas de fazer o marketing e a comunicação à crença de que “as pessoas dirão coisas ruins sobre nossa empresa” através das mídias sociais e esse medo as leva a evitar a participação na mídia em tempo real. Confirmei que esse medo é significativamente exagerado, mas foram necessários alguns bons anos para convencer alguns colegas a aceitarem a realidade do mundo atual. Funcionários, clientes e outras partes interessadas estão falando sobre a sua organização off-line de qualquer forma, a menos que você esteja participando on-line, nunca saberá o que está sendo dito.

Portanto, não perca tempo, faça!

Eduardo Araújo – Consultor de Marketing e Comunicação para a Indústria de Alimentos e Bebidas, Nutracêuticos e Ingredientes Funcionais.

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