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Voltando ao crescimento de iogurte no Brasil

“Direcione o crescimento da categoria de iogurte no Brasil, focando nas ocasiões específicas de consumo, como café da manhã e snacks à noite.”

Foco nas ocasiões de consumo irá direcionar o crescimento da categoria de iogurte

O mercado de iogurte no Brasil foi afetado pela recessão econômica e o alto custo de produção nos anos recentes, especialmente em 2016 quando o volume do mercado caiu drasticamente em 11%.

Se esperava que a categoria de iogurte começasse a melhorar em 2017, em resposta à economia brasileira que estava se estabilizando, ao declínio da inflação, e às melhoras nos métodos de produção de leite.

A categoria pode ganhar espaço e direcionar seu crescimento expandindo seu portfólio de produtos, oferecendo opções convenientes para diversas ocasiões de consumo, como café da manhã e snacks à tarde, e educando os consumidores sobre novas possibilidades de uso. Todas estas ações podem estimular a categoria para ser vista como uma alternativa saudável comparada a outras opções, como snacks e sobremesas.

Ocasiões de uso para direcionar o consumo de iogurtes

Os produtos que miram ocasiões específicas, como café da manhã, podem direcionar o crescimento do consumo de iogurte. Activia, por exemplo, lançou o iogurte Activia Café da Manhã, um produto que oferece grande conveniência ao combinar iogurte, pedaços de fruta, e cereal em um único pacote. O produto tem várias opções de sabor e light.

"A campanha focou na praticidade e na saúde, baseada na premissa de que até as pessoas ocupadas são capazes de controlar pelo menos o que consomem no café da manhã, sugerindo que o produto é uma maneira de começar bem o dia.

Além disso, apesar de não ter muitos lançamentos com essas afirmações, as marcas de iogurte como Vigor Grego estão fazendo propaganda de seus produtos com um foco em ocasiões de café da manhã.

O iogurte é comido com frequência no café da manhã

De acordo com os dados de consumidor da Mintel, 46% dos brasileiros consomem iogurte no café da manhã sem acompanhamentos e 28% como parte do café da manhã.

Esta ocasião de consumo já faz parte da rotina diária dos consumidores de iogurte e tem o potencial de ser ainda mais explorada pela categoria.

Além disso, 28% daqueles que comeram pão ou outros produtos de panificação nos últimos 6 meses disseram que estão substituindo pão/produtos de panificação por outras opções mais saudáveis/light como iogurte ou tapioca. Dado que 92% dos consumidores que compraram pão ou produtos de panificação nos últimos 6 meses comem esses produtos no café da manhã, o iogurte tem o potencial de substituir o pão nessa refeição.

Café da manhã é uma parte chave do estilo de vida

O café da manhã é realizado em casa diariamente por vários brasileiros. Isto sugere que ainda faz parte do estilo de vida brasileiro e demonstra o tamanho e força desse mercado.

    • 78% dos consumidores brasileiros tomam o café da manhã em casa todos os dias
    • 98% dos adultos brasileiros tomaram o café da manhã em casa pelo menos uma vez no período de 6 meses até abril de 2017
    • 43% dos consumidores brasileiros consumiram iogurte de colher misturado com cereal nos últimos 3 meses (2017)

Inovação em iogurtes de café da manhã

Apesar da maioria dos brasileiros tomarem café da manhã em casa e aproveitarem o iogurte nesse período do dia, existem poucos iogurtes vendidos especificamente como iogurtes para o café da manhã, em comparação com outros países. As bebidas de iogurte que contêm aveia/cereais como a bebida Active Breakfast da marca Spar são um ótimo produto de iogurte para tomar naquelas manhãs agitadas antes de ir ao trabalho ou igualmente para tomar em casa. Os potes como Rachel's Organic com granola ou cereal de acompanhamento podem atender tanto crianças quanto opções saudáveis para adultos também. Além disso, os produtos como overnight oats (aveia “dormida”) com iogurte são uma ótima ideia para aqueles sem tempo para prepararem na noite anterior.

Inovações globais em iogurtes de café da manhã
Drinking Yoghurt with Banana & Oats

Iogurte líquido para café da manhã
Iogurte líquido com Banana & Aveia. Iogurte líquido Spar Active Breakfast do Sri Lanka é feito com banana & aveia.

Blueberry Ready-to-Eat Overnight Oatmeal w/ Greek Yogurt
Aveia & iogurte saudáveis
Zen Monkey Blueberry Ready-to-Eat Overnight Oatmeal com Iogurte Grego. Este produto dos EUA é um café da manhã rápido e fácil, contendo aveia umedecida durante a noite em suco de maçã misturado com iogurte grego e fruta.
Honey Flavoured Bio-Live Yogurt with Crunchy Granola
Acompanhamento de granola
Rachel's Breakfast Greek Style Sabor Mel Iogurte Bio-Live com Granola Crocante. Este iogurte do Reino Unido tem um acompanhamento de granola à parte para ser misturado com o iogurte grego.

Snacks – Também há um potencial fora do café da manhã

Em 2017, 78% dos consumidores brasileiros comeram iogurte como snack (total), que se fragmenta em 49% como snack à tarde, 48% como snack à noite e 34% como snack durante a manhã. Portanto, há uma oportunidade não só de posicionar o iogurte para oportunidades de café da manhã mas também para snacks em diferentes momentos do dia.

Iogurtes mirando a ocasião de snacks noturnos
Os iogurtes com benefícios de relaxamento podem aumentar o uso como snack à noite. 29% dos brasileiros se interessam em comprar alimentos e bebidas que os ajudem a relaxar e aliviar o estresse, enquanto 28% estariam interessados em alimentos e bebidas que possam melhorar a qualidade de seu sono.

Na conjuntura atual, até com as marcas que focam sua comunicação nos momentos diurnos, é alto o consumo de iogurte como snack à noite (48%). Lançar iogurtes com afirmações sobre relaxamento e melhora no sono podem ser ótimas oportunidades para se destacarem. Isto pode ser alcançado agregando ingredientes naturais conhecidos por seus benefícios de relaxamento (ex. camomila e capim-limão) assim como agregando vitaminas, nutrientes e outras ingredientes de relaxamento. Enquanto os benefícios de relaxamento são vistos principalmente nas categorias de chás, também estão se movimentando em outras categorias.

Iogurtes com benefícios de relaxamento podem aumentar o uso como snack noturno

Berry & Acai Lactic Acid Drink

Regulando a atividade cerebral

Ohayo Fine Fruits Berry & Açaí Bebida de Ácido Láctico. Um iogurte funcional do Japão com um neurotransmissor inibidor que ajuda a regular a atividade cerebral e aliviar o estresse e a ansiedade.

Day & Night Yogurt with Fruit Pulp
Variantes dia & noite
Flamboyant Desperte Dia & Noite Relaxe Leite Fermentado com Polpa de Frutas. Este iogurte do Brasil é feito de morango e cereais para a manhã, e maracujá e camomila para a noite.

Nighttime Sweets Yogurt
Um produto ‘leve’ para snacks à noite
Iogurte Luna Nighttime Sweets. Este produto do Japão contém apenas 69kcal por pote e nada de gordura. Afirma ser perfeito para um snack leve à noite.

A oportunidade
Os iogurtes que dão ao consumidor uma razão para serem comprados, como uma ocasião específica de café da manhã ou snack noturno, podem direcionar o crescimento no Brasil. Uma grande porcentagem dos brasileiros comem iogurte no café da manhã e comem snack, especialmente snack noturno, portanto, os iogurtes planejados para atender às necessidades nutricionais de um café da manhã saudável, e às necessidades de um snack à noite para relaxamento, calmo e leve, podem se sair bem.

Matéria exclusiva: Mintel

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