Notícias

Previous Next

Segmento de alimentos saudáveis movimentou R$92,5 bilhões em 2017 e deve crescer 3% ao ano até 2022

A crescente busca por alimentos mais naturais, orgânicos, livres de conservantes e outros aditivos químicos, tem ganhado espaço em meio a empreendedores dispostos a investir. Cereais, grãos e sementes, como arroz integral, aveia, quinoa e linhaça, ganharam o apetite e a mesa dos brasileiros e, hoje, passam a integrar o cardápio de mais pessoas.

Aumento no consumo de comida saudável aquece setor alimentício

Se antes o consumo de alimentos saudáveis e integrais era feito exclusivamente por um público com maior poder aquisitivo, hoje, já é possível enxergar uma disseminação desses produtos, e a alta da demanda tem incentivado o surgimento de lojas naturais, espalhadas por diversos bairros das cidades.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, o segmento de produtos saudáveis movimentou, apenas em 2017, R$92,5 bilhões no país. Isso significa um aumento considerável de 9,5% em comparação a 2012. Atualmente, o Brasil se encontra em quarto lugar no ranking global, levando em consideração o faturamento de vendas do setor no ano passado.

O que se espera é que o ramo continue crescendo e apresente um crescimento geral de 3% até o ano de 2022. Lembrando que a pesquisa considerou como sendo um produto saudável todo o alimento ou bebida com ingredientes livres de glúten, lactose e com ingredientes não saudáveis reduzidos (ou suprimidos), além de possuírem características saudáveis adicionadas e com certificação orgânica.

Considerando apenas o segmento de orgânicos, é esperado que haja uma movimentação de R$ 153 milhões apenas este ano, o que representa um aumento de 2% em comparação com 2017. Em partes, é possível associar o aumento da demanda por produtos saudáveis à melhora no poder aquisitivo do brasileiro, mas também a uma preocupação, cada vez mais crescente, em consumir alimentos benéficos, com menos sódio e outras substâncias químicas.

O relatório Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017, outra pesquisa que veio para confirmar o otimismo crescente entre empreendedores que já investem no mercado de produtos saudáveis, elaborada pela agência de pesquisas Mintel, aponta que quatro a cada cinco brasileiros estão inclinados a ter um maior gasto ao se alimentar, contanto que estejam consumindo algo com um maior valor nutricional.

A pesquisa ainda revela que, dentre seus entrevistados, 79% já buscam substituir produtos industrializados convencionais por opções mais saudáveis. Além disso, 44% preferem produtos sem corantes artificiais e 24% comeriam grãos integrais, como aveia, quinoa e linhaça se soubessem como prepará-los no dia a dia.

Consumidores se mostram mais engajados com a alimentação saudável

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha para a Assert (Associação das Empresas e Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador), os empreendedores do segmento alimentício (donos de lanchonetes, padarias, bares e restaurantes) também notaram uma diferença nas exigências de seus consumidores.

Dos 4.560 empreendedores entrevistados, 53% notaram um aumento nos pedidos por frutas, 61% afirmaram que seus clientes estão consumindo mais legumes e verduras e 65% garantiram que houve aumento do consumo de sucos naturais.

FONTE: Exame

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade