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A transparência pode estimular os sucos embalados no Brasil

“As empresas de sucos embalados podem melhorar sua credibilidade partilhando mais detalhes sobre seus ingredientes e processos de origem e produção.”

 

A transparência pode ajudar os sucos embalados a competirem com sucos frescos

Os adultos brasileiros têm bebido mais sucos frescos entre abril de 2017 e abril de 2018. Sucos frescos, em contraste com os sucos embalados, se beneficiam pela possibilidade de ver os ingredientes ou o suco sendo feito. Mas as empresas de sucos embalados podem explorar a tendência atual de transparência da marca para posicionarem seus produtos como frescos e honestos, e ajudar em sua comparação com a frescura.

A transparência pode ser uma vantagem para ganhar a confiança do consumidor e possivelmente aumentar as médias de compra de sucos embalados também. As empresas de sucos embalados podem agregar mais histórias e detalhes dos produtos nas embalagens, nas prateleiras ou nas propagandas, incluindo sobre onde os ingredientes foram cultivados, quando o suco foi-produzido, ou as práticas sustentáveis da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Brasil: consumo de suco comparado com os últimos 12 meses, abril 2018.
Suco fresco
Suco pronto refrigerado em garrafa (ex. Xandô)
Suco pronto de néctar em caixa (ex. Del Valle, Sufresh)
% de brasileiros adultos
Mais / Igual / Menos / Não bebi este tipo de suco nos últimos 12 meses)

 

As empresas de suco podem partilhar informações para atender às do consumidor

Mais histórias e posicionamentos sobre os produtos podem ajudar aos sucos prontos e concentrados a competirem melhor com os sucos frescos, assim alcançando mais ocasiões de consumo.

HONESTIDADE SOBRE OS INGREDIENTES:

37% dos consumidores de suco brasileiros se sentem enganados quando as empresas adicionam outros tipos de suco no sabor de suco que estão comprando

INTERESSE ECOLÓGICO:

35% dos consumidores de suco brasileiros pagariam mais por sucos de produção ecologicamente correta (ex. Fairtrade)

DEFINIR MAIS CLARAMENTE O CONTEÚDO DO SUCO:

22% dos consumidores brasileiros de suco não sabem a diferença entre néctar de fruta e 100% suco

 

Os brasileiros não estão sós na busca por saber mais sobre os sucos

Os consumidores de suco em diversos países do mundo desconfiam da formulação e nutrição dos produtos. Deste modo, os brasileiros se juntam aos consumidores de outros países que se interessam por saber o tipo de fruta e a origem dos ingredientes nos sucos que compram, guiando a necessidade das empresas serem mais abertas sobre suas cadeias de suprimentos.

Suco é uma das várias categorias de alimentos e bebidas em que os consumidores no mundo inteiro estão mostrando mais interesse sobre os detalhes. A tendência de Transparência Total no relatório de Tendências Globais em Alimentos & Bebidas 2018 da Mintel, ressalta que os consumidores em diversos mercados querem saber mais sobre como os produtos são feitos, onde os ingredientes são cultivados ou mais fatos sobre as empresas que fazem os alimentos e bebidas.

 

Alguns sucos brasileiros abrem precedentes com posicionamentos detalhadas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Suco de uva sustentável

Vinícola Orgânica Suco de Uva Integral. 100% suco de uva brasileiro, feito com vinhas tratadas organicamente em um sistema que usa o solo, a água e o ar de maneira sustentável para reduzir o impacto ao meio ambiente. A garrafa de 1 litro leva o logotipo de Ecocert.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Néctar feito de 95 amoras

Myberries Néctar de Amora. A nova embalagem afirma que o néctar 100% natural é feito com pelo menos 95 amoras e contém 76% de polpa da fruta. A fruta é produzida e cultivada por pequenos fazendeiros no sul do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Água de coco do Pará

Sococo Água de Coco. 100% água de coco brasileira, feita com cocos das fazendas do fabricante em Moju e Santa Izabel, no estado do Pará. Afirma que vai do coco direto para a caixa para preservar os ingredientes naturais.

 

Embalagens transparentes podem oferecer confiança

As empresas de sucos embalados podem alterar o material primário da embalagem para ajudar a comunicar a credibilidade do produto, pois 21% dos consumidores de suco brasileiros concordam que os sucos em embalagens transparentes têm melhor qualidade do que os que têm embalagem opaca. As marcas que querem ser vistas como mais honestas podem usar vidro transparente ou recipientes de plástico para fornecer aos consumidores a possibilidade de ver o produto dentro.

Por exemplo, OQ Água de Coco relançou seu novo design de garrafa transparentes de 1 litro em 2018. A embalagem afirma que é 100% água de coco, feita com cocos frescos colhidos diariamente no Vale de São Francisco. A empresa diz que os cocos são selecionados e processados com cuidado para que haja mais sabor e frescura antes de serem embalados nas garrafas de vidro. Mais marcas podem comunicar os benefícios de tipos específicos de embalagens, especialmente opções transparentes, para ganhar a confiança do consumidor.

 

Sucos cítricos e tropicais podem melhorar os posicionamentos de transparência

Os consumidores de suco brasileiros foram mais propensos a consumir sucos de laranja e maracujá nos três meses até abril de 2018.

Apesar da popularidade dos sabores cítricos, as marcas de sucos cítricos embalados lançadas entre julho de 2017 e junho de 2018, foram menos prováveis de oferecer afirmações sobre o conteúdo de fruta contido no produto, onde a fruta foi cultivada e onde o suco foi processado, do que os sucos de uva e águas de coco embalados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Brasil: Principais sabores de sucos consumidos nos três meses até abril de 2018 (% de consumidores de sucos brasileiros)
(69% Laranja, 59% Maracujá, 52% Uva, 47% Manga, 38% Goiaba, 33% Água de coco)

 

Sucos tropicais podem seguir estes lançamentos pioneiros de transparência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Suco de tangerina sustentável

Viapax Suco de Tangerina Orgânico. Suco orgânico brasileiro certificado, feito com frutas naturalmente cultivadas sem pesticidas, materiais sintéticos, radiação ionizante ou OGMs, que são táticas para preservar o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mistura 100% tangerina e maçã

Natural One Suco de Tangerina Special Blend. 100% suco brasileiro, feito com 5,6 tangerinas e 1,9 maçãs mantidas em temperatura constante desde a colheita até a prensagem para garantir a frescura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contém 9,5 tangerinas orgânicas

Jasmine Suco de Tangerina Orgânico. Suco brasileiro contendo 99,8% de suco de 9,5 tangerinas. É feito com 99% de ingredientes orgânicos cultivados respeitando o meio ambiente e leva o logotipo de Produto Orgânico Brasileiro.

A oportunidade

Os fabricantes de sucos embalados podem ser mais honestos e minuciosos nos posiciomanetos sobre ingredientes e processos sustentáveis, e optar por designs de embalagem transparentes para reafirmar aos consumidores que os sucos embalados são comparáveis às opções frescas, que estão sendo mais consumidas entre os brasileiros.

 

Matéria exclusiva: Mintel

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