Notícias

Rumo à indústria 4.0

designa a integração de sistemas de automação e de comunicação em “fábricas inteligentes” – ambientes de manufatura monitorados, em que equipamentos e humanos podem interagir em tempo real mesmo à distância. Os benefícios potenciais são manutenção da qualidade, aumento da produtividade e redução de custos.

Smart factories de verdade ainda são raras na indústria brasileira de alimentos e bebidas, mas elas fatalmente se consolidarão. Uma tecnologia capaz de ajudar nesse caminho é a NIR (espectroscopia de infravermelho). Sua função foi explicada numa das Seminar Sessions da FiSA 2018 por Fabrícia Gasparini, da Bruker – fornecedora de soluções completas em medições industrial. “A NIR permite verificar parâmetros como proteína, umidade, gordura e vitaminas, seja em líquidos ou sólidos, em questão de segundos, com precisão e agilidade superiores a qualquer análise laboratorial”, explicou.

Baseada em equipamentos de bancada ou portáteis dotados de sondas (probes), a NIR permitiria supervisionar diversas etapas da produção e compartilhar os resultados instantaneamente em redes de comunicação. “É uma solução alinhada ao objetivo de termos linhas de produção avançadas, capazes de rodar quase sem intervenção humana”, assegurou Fabiana.

A adesão à indústria 4.0 já mobiliza a BRF Ingredients. “O plano é de aderirmos ao conceito num alinhamento com a ideia de economia circular”, comentou Cyro Calixto, Head de Open Innovation da companhia, durante o seminário. “Com ferramentas digitais, desperdícios serão monitorados e reduzidos. Teremos produtos mais confiáveis, mais limpos e mais disponíveis, tanto para abastecer a companhia-mãe (BRF) quanto para vendas a terceiros. Rejeitos e até emissões serão transformados em itens de valor agregado”. Calixto contou que a BRF Ingredients quer absorver ideias de terceiros para lapidar as iniciativas 4.0. “A colaboração é o melhor caminho para avançarmos nesse sentido”, disse.

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade