Notícias

Empresários precisam confirmar na delegação brasileira nas negociações do Codex Alimentarius e no Mercosul

Os negociadores brasileiros no Codex Alimentarius e no Mercosul precisam da participação mais ativa dos empresários que têm demandas na América Latina para que possam ter mais força nas tratativas com os países vizinhos. Segundo César Vandesteen, Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que atua como Médico Veterinário do Serviço de Acompanhamento de Normas Internacionais, é fundamental participar junto às demandas feitas através de associações e da Câmara Setorial.

Vandesteen pediu durante workshop realizado pela ABIAM (Associação Brasileira da Indústria de Aditivos Melhoradores de Alimentos e Bebidas), na FiSA 2018, que as empresas de alimentos e ingredientes estabeleçam estratégia de priorização ao apresentarem suas demandas. “É preciso ver qual será o melhor caminho, enviar o requerimento para o Codex ou para o Mercosul”, explicou.

E pediu firmeza ao dizer que não se deve oscilar no posicionamento. “Vocês devem emitir uma posição no momento adequado e buscar sempre promover articulação com setores de outros países”, afirmou. “Além disso, é preciso confiar na delegação brasileira, levando objetivos reais e verdadeiros para que tenhamos argumentos nas negociações”.

O Codex Alimentarius é um programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), criado em 1963, com o objetivo de estabelecer normas internacionais na área de alimentos, incluindo padrões, diretrizes e guias sobre boas práticas e de avaliação de segurança e eficácia. Seus principais objetivos são proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas leais de comércio entre os países. Atualmente, participam do Codex Alimentarius 187 países membros e a União Europeia, além de 238 observadores (57 organizações intergovernamentais, 165 organizações não governamentais e 16 organizações das Nações Unidas).

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade