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Probióticos: mercado promissor

Acrescidos de microrganismos que promovem benefícios ao organismo, os chamados probióticos são grandes apostas da indústria de alimentos e bebidas. Nos últimos quatro anos, cerca de 100 novos produtos do gênero surgiram no Brasil – e o mercado nacional ainda é pequeno se comparado ao de outros países. Para lançar essas especialidades, as empresas devem estar atentas a uma série de exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “O processo é complexo e vem mudando ao longo dos anos”, disse Marcos Pupin, Head de Assuntos Regulatórios da Nestlé, em palestra durante a FiSA 2018.

Conforme explicou Pupin, a ANVISA está mais exigente quanto à segurança e à legitimidade da promessa do produto probiótico. “A entidade tem um guia para comprovação da segurança de alimentos e ingredientes, que lista os critérios para estudos toxicológicos e outras demandas para aprovação”. Segundo o profissional, está em discussão a elaboração de uma lista positiva nacional para probióticos, a exemplo da que já existe na Europa, o que promete descomplicar os registros de novos produtos e impulsionar lançamentos.

                             

                             

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