Notícias

Start-up Innovation Challenge traz inovação para indústria alimentícia

Startups premiadas demonstram sintonia com o mercado e criatividade para solucionar desafios de grandes empresas

 

Produtos sustentáveis e que tragam na formulação ingredientes com apelo saudável ou natural são os mais procurados pelos consumidor. A indústria alimentícia, nos últimos anos, vem se esforçando para investir no desenvolvimento de soluções voltadas a essa tendência. Para fomentar o mercado, a 22ª Food ingredients South America (FiSA) promove o Start-up Innovation Challenge, concurso que visa recompensar projetos inovadores, desenvolvidos por pequenas e médias empresas, com até cinco anos de atividade, para o setor de alimentos e bebidas.

Os vencedores da competição foram anunciados nesta terça-feira, 21 de agosto. Na categoria “Melhor Inovação em Ingredientes Alimentícios” venceu a Nanoart, com o produto NutraSolve, que representa uma plataforma nanotecnológica para o desenvolvimento de ativos alimentícios e nutracêuticos encapsulados. O ativo permite o aumento da biodisponibilidade e, ao mesmo tempo, consegue redução de dose contida na cápsula. Ao invés de ingerir cápsulas de 500mg a 1200mg, o paciente ingere algumas gotas de produto, diretamente via oral ou dissolvidas facilmente em qualquer líquido.

Já como “Melhor Inovação em Produtos Alimentícios”, o destaque foi a Pipoca de Colher, com sua Farinha de Pipoca, feita com milho de pipoca não transgênico expandido em ar quente, sem nenhuma adição de gordura ou qualquer outro produto. Depois de pronta, a pipoca é processada integralmente em moinho, tornando-se uma farinha branca e leve, ideal para uso culinário.

As estruturas de tomada de decisão de grandes indústrias, muitas vezes, não permitem a rapidez necessária para gerar ideias fora do padrão. “As startups conseguem superar expectativas. São estruturas profissionais e, ao mesmo tempo, enxutas. Esses fatores permitem acelerar o processo de inovação”, diz Márcia Gonçalves, gerente da Food ingredients South America (FiSA), principal plataforma de negócios da indústria de ingredientes alimentícios na América Latina.

Os vencedores terão um programa especializado de suporte à geração de negócios: serão oferecidos US$ 5 mil em créditos da Euromonitor, que podem ser investidos em uma assinatura de Passport ou compra de relatórios; seis meses de consultoria de marketing nutricional, no valor de R$ 20 mil, oferecida pela Equilibrium Consultoria; um estande de 9m² com montagem inclusa na próxima edição da FiSA ou uma ação de marketing digital para o banco de dados do evento no valor de R$ 14 mil; e uma solução integrada do Senai, de R$ 20 mil, que avalia o ciclo de vida do produto, bem como incubação durante um ano, com mentoria e posição fixa no espaço de coworking do serviço, no valor de R$ 13.200.

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade