Notícias

Em média, produtos funcionais e com apelo de bem estar cresceram 10% ao ano na última década, mas mercado precisa evoluir

Airton Vialta, pesquisador do ITAL, apresentou um breve panorama sobre ingredientes dedicados à produção de alimentos processados funcionais no Brasil. O conteúdo baseia-se nos resultados do 4º Workshop de Bioeconomia, coordenado por Vialta e realizado pela Agropolo Campinas-Brasil, plataforma de inovação colaborativa para as áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável.

De acordo com Vialta, as vendas de produtos funcionais e com apelo de bem-estar cresceram a uma taxa média anual de 10% na última década. “O avanço seguramente continuará, mas o mercado poderá evoluir muito mais com certas medidas”, observou o pesquisador. Segundo ele, são fundamentais campanhas de esclarecimento da população sobre a importância dos alimentos processados e embalados, assim como definições de critérios para que rótulos de produtos possam exibir atributos (claims) como “integral” ou “natural”. “É preciso que objeções e estímulos ao consumo de determinados ingredientes contem com respaldo científico”, afirmou.

Para o desenvolvimento da produção de alimentos e bebidas funcionais no Brasil, Vialta vê como oportunidade um maior uso de ingredientes e princípios ativos da biodiversidade brasileira. Entre os desafios para a indústria estão o aumento da escala de produção e a difusão de novas tecnologias, como o encapsulamento de princípios ativos e as esterilizações a frio.

“Há mais do que barreiras tecnológicas”, alerta Vialta. “Se não criarmos ambiente de negócios dinâmico, o mercado não vai crescer. Por isso, defendemos a criação de um plano nacional para o desenvolvimento de ingredientes para alimentos funcionais processados“.

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade