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 pesquisa de mercado - Euromonitor

As 5 perguntas mais comuns que pesquisa de mercado pode ajudar a responder

Pesquisa de mercado é um passo crucial no fortalecimento e suporte de planos ou hipóteses de oportunidades de negócios. No processo de avaliar essas oportunidades para nossos clientes, muitas vezes eles possuem dúvidas que são bastante comuns e que surgem frequentemente. Abaixo vamos abordar as principais dúvidas.

1. Como posso quantificar uma oportunidade de negócio ao iniciar ou exportar para um novo mercado?

A pesquisa estratégica de mercado fornece informações qualitativas e quantitativas que ajudam a tomar decisões estratégicas de médio e longo prazo. A pesquisa fornece uma visão abrangente do histórico do mercado assim como seu presente e seu futuro, validando hipóteses e fornecendo tendências para melhor definir e adaptar os planos corporativos. Ao utilizar pesquisa estratégica de mercado, podemos ter uma visão sobre o total do segmento de um determinado produto a ser vendido e/ou exportado, o desempenho histórico desse mercado e as previsões futuras. Essa avaliação ajuda a responder se o mercado é atraente ou não.

2. Meu produto é muito novo e revolucionário. Como posso entender seu potencial?

Se o produto que você deseja vender já é um sucesso em outro país, mas ainda não atingiu seu novo mercado-alvo, procure informações sobre um produto que se assemelhe a um já existente no seu mercado-alvo a fim de desenvolver uma perspectiva sobre o tamanho da oportunidade. Por exemplo, supondo que não haja informações sobre o mercado de quinoa, informações estratégicas sobre cereais e arroz podem ser utilizados como referência. Não é exatamente o mesmo produto, mas a quinoa é um substituto mais saudável para as duas categorias e, com essa informação, temos uma visão melhor do potencial da quinoa.

3. Quais empresas lideram o segmento e com quem irei competir?

Ao utilizar informações estratégicas de pesquisa de mercado, incluindo tamanhos de mercado e participação das empresas, você pode entender quão monopolizado ou segmentado a categoria e/ou produto é no país de destino e se o produto seria bem recebido. Além disso, você pode identificar e utilizar como referência empresas que já tiveram um bom desempenho e aprender com elas. Se a empresa já estiver operando com um determinado produto em um país, um provedor de soluções fornecerá informações periódicas para entender o padrão das vendas do produto, como a marca está indo versus sua concorrência e quais os preços estão sendo utilizados.

4. Quais canais de venda são mais atrativos para o meu produto?

Através de pesquisa estratégica de mercado, você pode identificar como um produto desempenha dentro de diferentes canais. Por exemplo, lojas de conveniência possuem 40% das vendas de determinado produto e crescem em média 7% ao ano. Já os supermercados concentram 22% das vendas e crescerão em média 12% ao ano nos próximos cinco anos. Isso ajudará decidir se é mais interessante vender em um canal desenvolvido, com a maior concentração de vendas, ou apostar em um canal com menor participação nas vendas, mas com maior projeção de crescimento.

Uma vez que o canal é identificado, as seguintes fontes de informação também podem ser úteis:

  • Um grupo de foco permite entender por que o consumidor prefere comprar o produto nas lojas de conveniência versus nos supermercados, bem como atitudes e reações dele sobre o mesmo assunto.
  • Um painel domiciliar pega uma amostra de domicílios e indica a frequência de compra em um canal em relação ao outro, os produtos comprados por uma família assim como seus detalhes.
  • Os dados de varredura (scan data) fornecem informações periódicas sobre o movimento do produto em cada canal, os preços de venda e o comportamento da empresa em relação à concorrência. 

5. Quais características que meu produto deve ter? Quais ingredientes e sabores são mais atrativos? Qual preço devo usar como referência?

Ao lançar um novo produto, há infinitas possibilidades quanto aos ingredientes, sabores e embalagens. Vamos supor que você está lançando um produto na categoria de alimentos para bebês. A pesquisa estratégica  de mercado pode fornecer informações sobre o tamanho do segmento de embalagens assim como sabores dos produtos a fim de identificar os principais formatos e aqueles com mais rápido crescimento na categoria de alimentos para bebês. Por exemplo, pouches versus potes de vidro, frutas versus vegetais ou carne.

Você pode complementar esses dados com:

  • Visitas às lojas que consistem em visitar diferentes pontos de venda em um ou mais países para visualizar os preços, fabricantes e rótulos dos produtos.
  • As pesquisas com consumidores (surveys) ajudam a entender os gostos e preferências dos pais na hora de comprar produtos para seus filhos.
  • “Data scraping” extrai informações de sites por meio de um programa de computador, ajuda a identificar os principais tópicos abordados, como os produtos são percebidos pelos consumidores ou qualquer opinião / informação relacionada ao produto.
  • Os serviços de banco de dados de novos produtos permitem que você veja produtos semelhantes àquele que deseja vender. Esta informação indica os tipos de embalagem, rotulagem, ingredientes e reclamações dos produtos já existentes no mercado.

Para saber mais sobre pesquisa estratégica de mercado, entre em contato com a Euromonitor International: https://bit.ly/2JbPO61

 

Yedidea Hernandez, Consultora da Euromonitor International

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