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10 Dicas de Como Fazer Networking_Eduardo

10 Dicas de Como Fazer Networking na Próxima Edição da FiSA

Saiba como aproveitar ao máximo a próxima edição do maior evento de ingredientes alimentícios da 

América Latina para ampliar sua rede de contatos e obter resultados expressivos para o seu negócio.

Falta menos de um mês para o maior evento da indústria de ingredientes da América Latina e para aproveitar ao máximo tudo o que este grande encontro tem a oferecer, é necessário se preparar com antecedência. Afinal, são mais de 700 marcas expositoras, 75 palestras e quase 10000 visitantes circulando pelo pavilhão durante os três dias de evento. Já pensou quanto tempo você levaria para aproveitar pelo menos 10% de cada uma dessas oportunidades fora da FiSA? Seriam muitos dias, muitas horas e dependendo do caso, muitos e muitos quilômetros rodados. Então aproveite essas dez dicas e faça da sua visita uma experiência memorável.

1. Quantidade não é qualidade

Essa primeira dica é fundamental e pode ser aplicada em diversas situações profissionais. Não estabeleça metas de contatos por número de empresas ou pessoas, mas sim pela qualidade delas. Quanto mais qualificada for a sua base de contatos, maior a probabilidade de você construir relações sólidas e usá-las a seu favor.

2. Prepare-se antes do evento

Agora que você já sabe como começar e que deve priorizar a qualidade dos seus contatos, tenha em mente quais são os seus objetivos ao visitar a FiSA. Saiba o que você vai fazer lá, quais empresas estarão expondo e determine quais delas são interessantes para o seu negócio. Uma excelente dica é participar do Innovation Tour, organizado pela Equilibrium Consultoria. Participando dele você poderá, de uma maneira rápida e dinâmica, ficar pode dentro do todas as principais novidades do segmento e, com as informações que obtiver, será mais fácil organizar a ordem da sua visitação. 

3. Esteja informado

Crie mentalmente um discurso curto e impactante quando alguém perguntar o que você faz ou quando for se apresentar aos representantes de alguma das marcas expositoras. Saiba se apresentar de forma clara e concisa as suas dúvidas e necessidades, desta forma obterá as melhores respostas sempre. 

4. Estude a agenda

Mencionei acima que o evento contará com 75 palestras e sim, todas elas são interessantíssimas. Para não ficar de fora ou perder algo que você queira muito ver e ou aprender, conheça quais palestras serão ministradas e onde o seu público-alvo possivelmente estará. Aproveite os momentos de descontração, como coffee breaks, horário de almoço ou happy hours, e prepare-se para relacionar-se com mais pessoas nessas horas também, a troca de ideias pode ser valiosíssima para o seu negócio.

5. Controle o uso do celular

Ficar no celular o tempo todo pode ser um grande desperdício de tempo e investimento. Esqueça das redes sociais enquanto estiver no evento, aproveite o momento presente e todas as oportunidades que ele tem a oferecer. Use o celular para registrar contatos, fotos, vídeos ou outras coisas relacionadas ao evento e que você poderá usar quando voltar para casa, somente.

6. Planeje como abordar as pessoas

Se a pessoa der liberdade, apresente-se diretamente. Fale seu nome e de sua empresa e inicie o contato com um sorriso e um aperto de mão. Se aquele contato interessante já está conversando com outras pessoas, aproxime-se dele aos poucos. Tente pegar um gancho no assunto e inicie uma conversa com todos os envolvidos. Se você estiver acompanhado de um colega ou amigo, isso também facilita a interação. Feita a apresentação e a troca de cartões, agora é a vez de fazer a conversa fluir.

7. Desenvolva a conversa

Fazer uma pergunta pertinente ao evento ou sobre o negócio do seu contato é uma boa alternativa. Iniciar esse diálogo faz com que você ganhe tempo para definir qual será o próximo passo. Se a resposta for vaga, seja cauteloso na próxima pergunta. Mas se você sentiu receptividade, esquente um pouco mais a conversa. É importante que, posteriormente, você lembre a quais pessoas estão associadas aos contatos que você fez e aos cartões que você recebeu, eu sempre faço anotações a caneta nos cartões após cada contato.

8. Não fique parado

Não conseguiu falar com aquele potencial cliente? Circule e vá em busca de outra oportunidade. Quem sabe, mais tarde, você retome sua tentativa.

9. Invista tempo em quem interessa

O importante é investir seu tempo para aprofundar conversas com pessoas que podem render oportunidades interessantes. Se a conversa não está alinhada com os seus objetivos, um bom aperto de mão e um “até mais tarde” podem ajudá-lo.

10. Liste todos os contatos feitos

Liste todos os contatos e classifique-os por categorias como: parceiros, fornecedores, potenciais clientes, clientes, entre outros. Depois relacione-se com eles, mande um e-mail de agradecimento pela conversa, agende aquela reunião que vocês haviam combinado ou marque uma visita à empresa dele. Mas fique atento e respeite a sua base de contatos. Não envie mensagens desnecessárias e que não sejam importantes para ambas as partes.

DICA BÔNUS: 

Use as redes sociais

Se você tem um perfil no LinkedIn, conecte-se com seus contatos, se não tem, crie um e conecte-se com seus contatos. Curta a página daquele potencial cliente ou fornecedor no LinkedIn, no Facebook e fique por dentro de tudo o que ele pode te oferecer. É interessante também seguir o blog ou redes sociais do palestrante que você gostou ou daquele contato que rendeu uma boa conversa.

Seguindo essas dicas você estará pronto para aproveitar ao máximo esse super evento. Nos vemos em alguns dias!!!

Um grande abraço e sucesso!!!

Eduardo Araújo

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