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10 dicas TOP para o seu estande na próxima edição da FISA

10 dicas TOP para o seu estande na próxima edição da FISA

Falta pouco mais de um mês para a próxima edição da FiSA e se a sua empresa investe tempo, dinheiro e muita energia para exibir um estande memorável na maior feira de ingredientes alimentícios da América Latina, é vital que você e sua equipe façam o melhor possível para alcançar os melhores resultados durante os três dias deste importante evento.

Além do planejamento e da pesquisa, fatores essenciais para todo e qualquer expositor, este artigo irá destacar algumas maneiras de atrair visitantes para o seu estande, além de explorar algumas ideias para brindes e distribuição de materiais promocionais.

Como atrair potenciais clientes para o meu estande?

Uma feira é um lugar onde compradores e vendedores se encontram. O benefício é que os compradores vêm a uma feira procurando comprar e querendo aprender mais sobre os ingredientes e as novidades que você tem a oferecer.

Já o desafio é a quantidade de competição que você tem nas imediações, muitas vezes a um corredor de distância do seu estande. A maneira de superar este desafio é tomar medidas para garantir que os compradores não deixem de notar o seu estande no meio da multidão e para te ajudar eu separei 10 dicas bem-sucedidas de feiras para que os visitantes parem em seu estande:

1. Localização

Claro, isso não é novidade no mundo das feiras e eventos: "localização, localização e um pouco mais localização". Chega a soar como um mantra para os profissionais de marketing responsáveis por toda a organização da participação da sua empresa em qualquer feira e sim, ela é importante, mas não é a única coisa que garantirá o seu sucesso durante os três dias de exibição. Afinal de contas, de nada vale ter um estande lindo e maravilhoso e ter todos os vendedores e demais representantes da empresa trancados dentro de uma sala de reunião o dia todo com clientes, não é mesmo? Pode parecer absurdo, mas já vi isso acontecer muitas e muitas vezes.

Para evitar desperdiçar este precioso recurso, oriente bem a sua equipe de vendas e demais profissionais que ficarão responsáveis pelo atendimento dos visitantes. Uma feira oferece oportunidades únicas de conhecer e se conectar com um número grande de pessoas e o melhor de tudo é que a maioria delas podem ser consideradas clientes potenciais.

Outra dica, se a sua empresa faz questão de uma boa localização, garanta seu lugar para o próximo ano com os organizadores da feira. Normalmente as melhoras condições e oportunidades são apresentadas durante o próprio evento e deixar para depois pode custar caro.

2. Capriche no Visual

As pessoas são atraídas por estandes bonitos, chamativos e bem iluminados. Use cores vivas e tenha muita atenção em como será feita toda a comunicação visual dos seus produtos e serviços. Carregar as paredes do estande com muito texto nunca é o ideal, use imagens que façam as pessoas sentirem alguma coisa e textos curtos que as atraiam e motivem a querer saber mais sobre as soluções que a sua empresa está apresentando. Isso fará toda a diferença e irá determinar se os visitantes irar parar ou simplesmente passar pelo seu estande.

3. Atenção a acessibilidade

Além de caprichar no visual e ter um design atraente, seu estande deve ser acessível. Na hora de projetar o estande atente-se em como será a circulação das pessoas no seu espaço e não se esqueça de que rostos sorridentes e pessoas dispostas a atender e a explicar são essenciais.

Lembre-se de que as pessoas possuem gostos diferentes em relação a como elas gostam de ser atendidas. Algumas gostam de folhetos, panfletos e materiais de leitura. Outras gostam de ver uma demonstração em vídeo em uma tela ou tablet e em minha opinião, quando podemos dar aos visitantes a possibilidade de experenciarem algo, aquilo que elas testemunharem ficará para sempre guardado em suas memórias. Tive a oportunidade de utilizar deste artifício algumas vezes e os resultados foram fantásticos...seja criativo.

OBS.: Experenciar é diferente de experimentar. Você já pensou que, ao invés de simplesmente dar uma amostra ao visitante para que ele experimente algo com o seu ingrediente, você poderia ensiná-lo a preparar algo com o seu ingrediente e só então experimentar? #ficaadica

4. Recepecionistas

Elas são as maiores e melhores aliadas da equipe de marketing e vendas durante os três dias de evento. Além de ajudarem a manter tudo em ordem e gerenciarem a disponibilidade de materiais promocionais e amostras, elas contribuem para a captura de leads e também podem fazer o pré-atendimento dos visitantes, esclarecendo dúvidas e os direcionando a pessoa mais indicada de acordo com as questões e necessidades apresentadas. Dedique um tempo para treinar essas profissionais e verá como elas poderão contribuir e muito para o sucesso da participação da sua empresa durante os três dias de exibição.

5. Ofertas Especiais

Elas não são muito praticadas neste segmento, mas são possíveis. Já pensou em negociar condições especiais para novos clientes durante o evento? Isso pode abrir portas para você e para a sua empresa em futuras negociações.

6. Concursos e Promoções

Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa. Concursos, promoções e sorteio de prêmios podem ser uma forma criativa de atrair pessoas e de se obter feedback em relação a algumas iniciativas da sua empresa. Quer testar a aceitação de um novo produto? Quer saber o que os visitantes procuram como solução? Esta é uma forma interessante e poderosa de rodar uma pesquisa sem investir muito, afinal de contas, o seu público estará lá e você só precisa atraí-los com algo relevante e fazer as perguntas certas.

7. Lanches e Bebidas

Sabemos que expor e visitar uma feira do porte da FiSA exige muita energia e disposição, por isso devemos considerar que a oferta de lanches e bebidas em seu estande será muito apreciada por aquelas pessoas que decidirem saber um pouco mais a respeito das suas soluções. Suas bebidas ou lanches devem estar de acordo com a cultura ou o tema da sua empresa, se você fala de saúde e bem-estar, não ofereça itens que não correspondam com essa mensagem, por exemplo. Importante! Garrafas de água e qualquer embalagem devem vir com seu branding ou cartão de visita anexado para ajudar a lembrá-los de onde eles o receberam.

8. Mostre Mais do que o Óbvio

Ofereça algo de valor para os participantes da feira. Isso pode ser algo como um white paper sobre o estado da indústria, os 10 melhores ingredientes para um determinado tipo de segmento, as tendências mais recentes de mercado. Se a maioria das pessoas que comparecer a uma determinada feira for de fora da área, você pode oferecer informações sobre a área local, como os melhores lugares para o jantar, por exemplo. Pensar fora da caixa, neste quesito, é essencial para que você se conecte mais e melhor com os visitantes.

9. Não deixe de lado as Redes Sociais

Para o segmento B2B a Internet e as Redes Sociais ainda são um mistério. Muitas empresas e indústrias ainda não se deram conta de que por trás de todo negócio existem pessoas e as pessoas, por sua vez, estão na rede. Certifique-se de ter um plano de Marketing bem definido para utilizar a rede a seu favor durante os três dias de evento. Faça com que as pessoas se envolvam com a sua empresa, seja fazendo um check-in no local ou a mencionando em suas redes sociais. Convide-as para o seu estande e ofereça um incentivo especial para quem fizer isso.

10. Brindes

A distribuição de brindes funciona como um imã em feiras, mas para que ela seja efetiva e o investimento valha a pena é necessário ter um plano bem definido e produtos relevantes para cada tipo de ação e objetivo.

Para não errar, certifique-se de que o brinde que você escolher tenha ligação com a sua marca e que seja útil para o consumidor. Essa é a melhor combinação para garantir que eles serão mantidos por longos períodos com a pessoa e para que a sua marca não seja esquecida, ofereça algo que será usado com recorrência pelas pessoas.

Alguns dos produtos promocionais mais populares para feiras incluem:

Canetas: elas podem parecer um pouco simples demais, mas ainda precisamos de uma boa caneta em diversas ocasiões do dia a dia. As canetas são mantidas por um longo período e também têm um valor de transferência, uma vez que a pessoa que a receber poderá oferecê-la a outras pessoas.

Sacolas: todo mundo precisa de algo para carregar todas as coisas que recebem em uma feira de negócios. Sacos reutilizáveis ​​são mantidos com muito mais frequência agora do que no passado por seus benefícios ambientais. Caprichar na oferta de uma boa sacola poderá fazer com que a sua marca continue passeando por outros lugares durante um bom tempo.

Dispositivos Eletrônicos: carregadores de celular, pen drives e caixas de som Bluetooth sempre se classificam no tipo de item promocional que as pessoas gostariam de receber. Por terem um valor mais elevado, os distribua apenas para aqueles clientes com maior potencial de compra.

Squeezes, Copos e Canecas: dependendo dos ingredientes que a sua empresa comercializa, estas podem ser excelentes opções de brindes para os visitantes do seu estande. No passado realizei algumas ações com esses materiais e até meus concorrentes na época pediram alguns exemplares. Você tem dúvida de que foi um sucesso?

Blocos de notas e Cadernos:  eles são úteis tanto durante a feira como depois e sempre retornam ao escritório para uso do receptor e de outros membros da equipe.

A participação bem sucedida em uma feira de negócios envolve um grande planejamento e muita dedicação. As oportunidades são inúmeras e o preparo da equipe é essencial para que todo o conjunto da obra funcione com perfeição e harmonia. Muitos dos 10 pontos que ilustrei para atrair compradores exigem pesquisa e planejamento antecipado, portanto, aproveite o tempo ainda disponível par fazer os ajustes necessários em seus objetivos e metas.

 

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Eduardo Araújo

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