Notícias

A Importância dos Ingredientes na Inovação

A Importância dos Ingredientes na Inovação

A pouco mais de um mês da maior feira de Ingredientes da América Latina, destacamos a importância dos fornecedores de ingredientes nos processos de inovação da indústria de alimentos.

O mercado brasileiro de alimentos atingiu um faturamento de 643 bilhões de reais em 2017, com previsão de chegar a R$ 874 bilhões em 2022, um crescimento de 26% no período. Este é um dos segmentos mais importantes da indústria brasileira, gera mais de 1,6 milhões de empregos e figura como o maior empregador da indústria de transformação no Brasil. O mercado de ingredientes alimentícios tem um papel fundamental para a indústria de alimentos, sendo a base de todas as produções e novos desenvolvimentos.

Os critérios que possibilitam a inovação

O setor alimentício mostrou sua solidez, mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país nos últimos anos. O mercado de alimentos saudáveis manteve-se forte com um crescimento acima de 12% em 2017, o triplo do segmento alimentício em geral. De fato, a disponibilidade e visibilidade de produtos saudáveis aumentou consideravelmente nos últimos anos com a entrada de várias marcas em redes nacionais de supermercado. O consumidor está mais atento e informado, com sua opinião e necessidade impulsionando novos desenvolvimentos. A demanda por alimentos que sejam saborosos, nutritivos, seguros, convenientes e adequadamente segmentados, faz da escolha dos ingredientes uma das etapas mais importantes na formulação de um produto.

Os fornecedores de ingredientes, sensíveis às mudanças no mercado, tornam-se importantes aliados das indústrias.  Ingredientes inovadores precisam ser eficazes ao combinar a segurança alimentar, funcionalidade, palatabilidade, custo e disponibilidade. Somente a associação destes fatores pode realmente suportar as inovações no desenvolvimento de produto, sendo correto dizer que um ingrediente inovador precisa ir muito além da diferenciação.

A empresária Ana Ma Suss da NHD Foods, dona de várias marcas no mercardo de saudáveis, ressalta: “A escolha dos ingredientes é fundamental para harmonizar a entrega entre saudabilidade e sabor ao nosso público consumidor.  Por isso, somos muito rigorosos na seleção de fornecedores de ingredientes que outorgam desempenho, qualidade e confiabilidade comercial, viabilizando assim o lançamento de produtos”.

 

Ingredientes como precursores da inovação

A busca por produtos clean label segue entre as maiores tendências da indústria, correspondendo a 28% dos lançamentos globais. Na América Latina, esta média é ainda mais alta, chegando a 37%. Números surpreendentes que têm no ingrediente um suporte vital.

Produtos passam sempre pela curva de maturação, também na área de ingredientes. Isto cria a necessidade de uma estreita colaboração entre fornecedores e indústrias. Como ressalta Ana: “Precisamos da disponibilidade de ingredientes que atendam aos critérios do desenvolvimento”. Ou seja, uma vez finalizada a etapa do desenvolvimento, o ingrediente precisa ser capaz de acompanhar a curva de sucesso do produto no mercado.

Isso se torna muito crítico, e a aproximação entre indústria e fornecedor mais necessária, quando tratamos de ingredientes inovadores que propiciam formulações arrojadas e contemporâneas às demandas de cada mercado consumidor, como no caso do mercado clean label.

“Não seria possível inovar no nosso segmento de saudabilidade sem a parceria de fornecedores que também estão preocupados em desenvolver ingredientes diferenciados e inovadores”, completa Ana.

 

A extraordinária cadeia de fornecimento

Os fornecedores de ingredientes são responsáveis por induzir as inovações mais visíveis junto à indústria de alimentos, uma vez que constituem a ponte para ingredientes mais tecnológicos ou ainda pouco explorados, permitindo o desenvolvimento de formulações inéditas e até uma melhoria de processo que, por consequência, permite a obtenção de um produto superior.

A feira Food Ingredients South America, organizada pela UBM todo mês de agosto em São Paulo, é a plataforma ideal para conhecer os fornecedores da Indústria alimentícia no Brasil e Amércia Latina, e se inspirar em novas ideias. O apoio da UBM vai além da organização e promoção da feira. Em paralelo acontecerão palestras e conferências, além de premiações como o Start Up Innovation Challenge e o FI Innovation Awards, que premiarão as inovações mais recentes do mercado, DE OLHO nas maiores tendências em alimentos.

Nas palavras de Ana Ma: “Bons ingredientes fazem bons produtos”. Precisa dizer mais?

 

 

Nos vemos em breve na FISA,

Equipe Gramkow

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade