Notícias

O Design Thinking  e a Reinvenção da Industria de Alimentos

O Design Thinking e a Reinvenção da Industria de Alimentos.

Você conhece o design thinking? Nunca experimentou ? Ou faz parte do time que tem receios por desconhecer, ou por ter tido uma experiência ruim, ou ainda porque acha que é “coisa de gente descolada”?

Estou aqui dividir com vocês minha experiência após um semestre de especialização em Design Thinking na @echos, cursos pontuais em Stanford e na Ideo, além de alguns workshops conduzidos com a @equilibrium_consultoria.

Antes de tudo, “design thinking” (D.T.) é uma abordagem para inovar, colocando o ser humano no centro de tudo, que tem como pilares a empatia, a colaboração e a experimentação. Em um formato interativo, e com equipe multidisciplinar, extrai a criatividade das pessoas, com auxilio da etnografia e de ferramentas para melhor entender o usuário, em um processo com diferentes etapas, que vai da  ideação, testes, protótipos à iterações.

Como o D.T. pode reinventar o mercado de alimentos?

A indústria de alimentos, ainda bastante concentrada em grandes players, principalmente na América Latina, tem trazido ao mercado formulações com inovação incremental, baseada em fórmulas de sucesso repetidas. O D.T. pode interromper este ciclo com um olhar mais atento ao consumidor, uma observação do comportamento real, sem o viés de inúmeros dados de pesquisa, tão questionados hoje em dia.

Em relação às startups, se por um lado elas nascem com um processo de D.T. natural, quando o empreendedor itera inúmeras vezes pela grande liberdade para mudar, elas também pode usufruir do D.T. direcionando para um olhar menos centrado em sua ideia e produto, e mais voltado ao que usuário deseja.

Por que o D.T. seria diferente da contratação de consultoria de inovação?

Para inovar, todos sabemos que necessitamos de um olhar para fora, de sairmos de nossas confortáveis cadeiras do escritório e interagir com o consumidor.  Mas o tempo é curto. E consultorias podem trazer esta visão para dentro dos escritórios. Certamente elas ajudam em um determinado projeto, mas é provável que não resolvam, tampouco mudem o mindset da companhia para a inovação. Por outro lado, O D.T. quando incorporado de forma contínua e assumido por líderes e diferentes tipos de equipe, pode levar ao foco na inovação disruptiva.

O que o D.T. pode trazer de inovação ao mundo de alimentos?

Comer é um ato biopsicossóciocultural, ou seja, vai além das funções que desempenham em nosso organismo, envolve nossas crenças e sentimentos. É um ato cheio de significados que vem com uma bagagem emocional e cultural.

Por isso, lançar um produto não é tão simples como copiar e colar produtos de sucesso de outros países que conhecemos em feiras. E muito menos incrementar linhas existentes.

Para entregar produtos inovadores aos atuais consumidores, precisamos nos voltar para quem consome, e entender POR QUE consomem e COMO consomem. E os piLares de empatia, colaboração e experimentação do D.T. fazem a diferença neste processo.

E se ainda está na dúvida, é compreensível. E por isso eu te convido agora a ler #4 tópicos que pontuei no artigo sobre  as barreiras culturais para decolar o D.T. nas corporações, algo que percebi nesta convivência mais próxima com alunos, facilitadores e professores.

Seja você o gerador de mudanças, e vem pro design thinking!

 

Cynthia Antonaccio - CEO, EquililibriumLatam

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade