Notícias

Azeite de oliva

Azeite de oliva

O azeite de oliva está cada vez mais presente na mesa do brasileiro, não apenas como um óleo vegetal rico em sabor e aromas complexos, mas como um fator de saúde e bem-estar. Na sua composição, estão inúmeras moléculas que possuem efeito na promoção de saudabilidade do azeite, como os polifenois (principalmente seu alto conteúdo de oleuropeína), ácidos graxos de cadeia longa (ácido oleico e palmítico) e os tocoferóis (vitamina E). Todos estes compostos estão relacionados com atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-aterogênicas, hipoglicemiantes e antitumorais produzidas pelo consumo de azeite de oliva extra virgem.

O azeite de oliva extra virgem é extraído dos frutos da oliveira (Olea europea), de forma suave e sua produção ainda se concentra nos países europeus, tais como, a Espanha, Itália e Portugal. Porém, novas zonas produtoras de azeitonas e de azeite de oliva extra virgem de qualidade vem surgindo, trazendo novos sabores, novas características e muito mais aromas, além do frutado maduro ou verde. Um exemplo disto é o Brasil, que, teve seu primeiro azeite de oliva extraído em 2008, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Atualmente o azeite de oliva brasileiro se consolidou em duas regiões principais: a Serra da Mantiqueira e o estado do Rio Grande do Sul. Em 2016, foram produzidas em torno de 53 toneladas de azeite de oliva extra virgem no Brasil. A Olivas do Sul, Batalha, Ouro de Sant'Ana, a Oliq, a Cardeal, a Prosperato e outras marcas de azeite de oliva extra virgem surgiram desde então, encontrando sucesso nos mercados locais e regionais pela frescura e complexidade de seus azeites. Como prêmio pela qualidade, o azeite de oliva extra virgem Prosperato Premium, que é um blend das variedades de azeitona Arbequina e Arbosana, conquistou Medalha de Ouro no concurso New York International Olive Oil Competition 2017 recentemente. Este azeite possui aroma de frutas verdes, com amargo e picante de leve intensidade, sabor de frutas tropicais, com predominância da banana verde, como descrito pela empresa.

Dr. Juliano Garavaglia – Pesquisador do itt Nutrifor
Ms. Isabel Kasper Machado – Pesquisadora do itt Nutrifor

Matéria exclusiva disponibilizada por itt Nutrifor.

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade