Notícias

Envelhecimento Saudável: Novos Desafios e Oportunidades para a Indústria de Alimentos

Envelhecimento Saudável: Novos Desafios e Oportunidades para a Indústria de Alimentos

Número de pessoas com mais de 60 anos deve triplicar até 2050 e o desejo de envelhecer com saúde e bem estar apresenta novas oportunidades para a indústria

O aumento da expectativa de vida foi sem dúvida uma das maiores conquistas do século XX. No entanto, o envelhecimento populacional associado a uma redução drástica na taxa de natalidade tem preocupado governantes e contribuído para que propostas desafiadoras e nem sempre agradáveis tenham sido apresentadas e implementadas por diversos países com o objetivo de reduzir o impacto futuro dessa nova realidade global.

Calma! Não irei falar sobre política, reformas ou qualquer coisa do tipo. Como de costume, falarei sobre oportunidades e nos próximos parágrafos irei compartilhar com você alguns dados bem interessantes de uma pesquisa que realizamos com o objetivo de entender melhor o desejo dos consumidores de diferentes faixas etárias em relação ao tema principal deste artigo – o envelhecimento saudável.

Uma Nova Realidade

É fato que cada vez mais pessoas têm adotado um estilo de vida saudável em todo o mundo. No Brasil, independente do cenário econômico, o número de academias tem crescido de forma exponecial, assim como a oferta de produtos e serviços que oferecem algum tipo de benefício à saúde e ao bem estar dos seus consumidores. Viver a vida de forma plena e com qualidade, em qualquer faixa etária, já faz parte do consciente coletivo mas, será que a indústria de alimentos já oferece tudo aquilo que os consumidores desejam e como eles desejam?

Para responder a esta pergunta nós realizamos uma pesquisa qualitativa com grupos de pessoas de diferentes idades em três países: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Nela buscamos entender quais eram os objetivos e as motivações de cada grupo em relação ao próprio corpo e, de uma forma geral, os resultados mostraram claramente que a busca ou manutenção da forma e mobilidade física são os principais fatores que motivam grande parte dos indivíduos entrevistados nos três países. No entanto, como o tempo tem sido cada vez mais escasso para todos, observamos também um aumento crescente do interesse das pessoas pela nutrição, que hoje também pode ser considerada como uma importante aliada para a melhoria dos resultados obtidos e almejados por cada um dos grupos pesquisados.

Observe ao seu redor. Cada vez mais pessoas buscam fazer escolhas inteligentes em relação a tudo aquilo que consomem como alimento. De uma forma geral grande parte do que é ingerido deve contribuir para a obtenção de resultados visíveis e rapidamente alcançáveis - este dado por sí só já abre uma gama de oportunidades para a indústria de alimentos, mas você já parou para pensar quais são as motivações e os desafios de cada geração? Iremos falar sobre isso nos próximos parágrafos mas antes, preciso explicar...

Como a pesquisa foi realizada?

A pesquisa foi realizada em sessões presenciais com duração média de duas horas e tinha como principal finalidade a investigação da forma de pensar de três grupos distintos: homens e mulheres de 25 a 35 anos que praticam exercícios físicos e consomem suplementos alimentares, homens e mulheres de 40 a 55 anos que se exercitam ocasionalmente e homens e mulheres de 60 a 80 anos que sofrem de sarcopenia, uma condição relacionada à idade que causa perda de massa muscular e força. Cada grupo teve que responder a várias perguntas sobre as suas expectativas em relação ao corpo, assim como as suas atitudes em relação a manutenção da saúde e bem estar.

Conhecida como "geração fitness", pessoas de 25 a 35 anos de idade estão convencidas de que a aparência é extremamente importante para o sucesso das suas relações pessoais e profissionais. Para homens nesta faixa etária, o ganho de massa muscular é tido como objetivo principal - tanto para efeitos estéticos como para a obtenção de força -, enquanto que para as mulheres o foco predominante está relacionado a perda de peso e a definição corporal. O maior desafio para esta faixa etária está relacionado a gestão do tempo, que precisa ser cuidadosamente dividido de modo que seus objetivos pessoais e profissionais não sejam prejudicados. Pessoas de 25 a 35 anos buscam ativamente suplementos alimentares e alternativas nutricionais que apoiem seu estilo de vida e seus objetivos e estão dispostas a investir em produtos que os ajudem a alcançar suas ambições em relação ao corpo de forma rápida e eficaz.

Mudança de Objetivos

A partir dos 35 anos, os objetivos pessoais tendem a mudar rapidamente. Para a maioria das pessoas neste grupo, a manutenção da forma física passa a ser um sonho difícil de ser alcançado, principalmente diante das demandas atribuidas a elas pela profissão e pela família. Neste grupo, os homens lutam contra os primeiros sinais da “meia idade" e começam a perder a força e o tônus muscular, já as mulheres lutam contra ganho de peso, a flacidez e a perda da silhueta. Frases como "os 50 são os novos 40" ou "os 40 são os novos 30", ressoam entre esta faixa etária, mas também impõem novos desafios e atuam como um apelo à ação diante de uma sociedade que geralmente admira uma aparência mais jovem e bonita.

Com uma expectativa de vida mais longa e um desejo natural de permanecer atraente e saudável durante o maior tempo possível, os consumidores com mais de 35 anos estão motivados a fazer algo a mais para eles mesmos. No entanto, as demandas da vida cotidiana geralmente contribuem para que eles falhem nessa busca. Soluções nutricionais que facilitem a obtenção de resultados visíveis são, portanto, uma forma de aumentar a motivação desse grupo, ajundando-os assim a superar seus sentimentos de frustração em relação a falta de oportunidades para a prática regular de exercícios físicos e cuidados com o corpo e a aparência física.

Um Caminho Para Envelhecer com Mais Saúde

Para a maioria das pessoas com 60 anos ou mais a perda de força física é comumente percebida e lamentada. Os efeitos são sentidos em maior ou menor escala por cada indivíduo mas, de uma forma geral, todos concordam que, com o aumento da idade, as tarefas domésticas tornam-se cada vez mais difíceis de serem executadas. A maioria das pessoas nesta faixa etária estão cientes da relação de causa e efeito entre a degradação muscular e suas capacidades, mas eles tendem a ver isso como um efeito colateral geral do envelhecimento.

Infelizmente, ao invés de acreditarem que elas podem fazer algo sobre isso, há uma percepção comum de que pouco pode ser feito para parar ou reverter o processo, mas isso tem mudado nos últimos anos e acreditamos que diversos avanços científicos e tecnológicos têm contribuído diretamente para esta mudança de percepção. Atualmente pessoas dessa faixa etária estão dispostas a investir para alcançar ou manter o seu bem-estar físico e mental, assim como a sua independência. Produtos que atendam a estas expectativas e que estejam de acordo com as preferências deste público certamente conquistarão os membros deste grupo.

Impulsionando o Corpo e a Mente

Embora os fatores que motivam cada faixa etaria sejam diferentes, a necessidade subjacente das pessoas de todas as idades é a mesma: manutenção da forma física através da adoção de um estilo de vida que proporcione mais saúde e bem estar. Os consumidores de hoje estão conscientes de que a prática de exercícios físicos é inevitável para alcançar estes objetivos, seja para ter um corpo bonito ou para se sentir fisicamente mais fortes e em forma. No geral, todas as pessoas dos diferentes grupos também têm consciência do papel da nutrição como importante aliada para a conquista destes objetivos e este fator fez com que tivessemos certeza do quanto a ingestão regular de Peptídeos Bioativos de Colágeno específicos poderiam contribuir para a melhoria da obtenção dos resultados almejados.

Afinal de contas, quem não gostaria de ter menos gordura, mais músculos e uma melhor forma física dentro de um prazo razoável (10 a 12 semanas) e com um investimento possível de tempo (2-3 horas de treino de resistência por semana)? São esses os fatores que tornam uma das nossas soluções tão interessantes para o desenvolvimento de diferentes produtos para a indústria de alimentos.

Benefícios Cientificamente Comprovados

Estudos científicos comprovaram a eficácia da suplementação com um Peptídeo Bioativo de Colágeno® específico para a melhoria dos resultados de exercícios físicos. Pesquisadores do Instituto de Esportes e Ciências Esportivas da Universidade de Freiburg, na Alemanha, investigaram os efeitos do suplemento com Peptídeos Bioativos de Colágeno® na composição corporal de homens com idade avançada que sofrem de sarcopenia. Durante um programa de treinamento de resistência de três meses, uma equipe de pesquisadores investigou o efeito da suplementação pós-exercício com Peptídeos Bioativos de Colágeno®. O estudo duplo-cego e controlado com placebo incluiu 60 homens sarcopênicos com 65 anos ou mais, tendo uma idade média de 72 anos.

A principal conclusão do estudo foi que o Colágeno BODYBALANCE® aumenta os resultados de treinamento de resistência física em pessoas idosas com sarcopenia. Conforme mostrado nas Figuras 1 a 3, os participantes no grupo suplementado com colágeno mostraram um aumento significativo de massa magra (+4,2 kg em comparação com +2,9 kg) e força muscular (+16.5 Nm em comparação com +7.3 Nm), bem como uma redução estatisticamente significante da gordura(-5,4 kg em comparação com -3,5 kg) em comparação com o placebo.

Além destes resultados, nós também investigamos os efeitos do Colágeno BODYBALANCE® na melhoria da tonificação corporal de jovens adultos. Num estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, o efeito da suplementação pós-exercício sobre a massa corporal magra, massa gorda e força muscular em combinação com treinamento de resistência física foi testado. Durante o estudo de 12 semanas, 114 homens saudáveis e menos ativos com idade média de 30-60 receberam uma dose de 15 g do Colágeno BODYBALANCE® por dia e seus resultados foram comparados com um grupo placebo. As alterações na composição corporal (massa magra e gordura) foram medidas por exames DXA. Além disso, a força muscular, circunferência da cintura e vários parâmetros sanguíneos foram determinados. Os resultados do desfecho primário do estudo revelaram aumento estatisticamente significativo na massa sem gordura após a suplementação em comparação com o placebo (Figura 4).

Fisa 3.png

O efeito positivo também se refletiu nos resultados dos critérios do estudo secundário. O tratamento com BODYBALANCE® levou a uma redução da gordura significante (Figura 5), enquanto houve uma tendência de melhora na força muscular e circunferência da cintura após ingestão de peptídeo colágeno.

Sabemos que a obtenção de resultados rápidos e notáveis é crucial para que possamos manter a motivação e o interesse na prática de qualquer atividade física, e os produtos com o Colágeno BODYBALANCE® podem fazer uma real diferença no processo de melhoria da qualidade de vida e da composição corporal de pessoas de diferentes idades.

Possibilidades de Aplicação Abrangentes

Com suas propriedades nutricionais e tecnológicas especiais, os Peptídeos de Colágeno podem ser incorporados a uma grande variedade de esportes e produtos de nutrição ativos. Como eles são hidrolisados até certo ponto, são facilmente absorvidos pelo organismo, facilmente digeríveis e altamente biodisponíveis. Eles também estão livres de gordura, colesterol, carboidratos e glúten, e não contém purinas. Os Peptidos de Colágeno GELITA são completamente seguros, não alergênicos e livres de e-numbers, por isso são perfeitos para o desenvolvimento de produtos clean label.

Matéria exclusiva disponibilizada por Gelita.

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade