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Exigência de consumidores incentiva a alimentação saudável no Brasil

Exigência de consumidores incentiva a alimentação saudável no Brasil

A macrotendência da alimentação saudável, ou clean eating, está induzindo as indústrias de alimentos e bebidas a realizarem mudanças significativas em seus produtos, uma vez que os consumidores buscam cada vez mais alimentos e bebidas menos processados, mais saudáveis e livres de ingredientes que são considerados nocivos à saúde. Essa é uma tendência mundial que está sendo consolidada de maneira expressiva já há algum tempo nos mercados mais desenvolvidos, e recentemente pelos mercados emergentes que também estão rapidamente seguindo esse mesmo rumo. Em 2016, o interesse pela alimentação saudável entre os consumidores brasileiros aumentou significativamente de acordo com o Estudo de Tendências no Brasil 2016, realizado pela HealthFocus International.

O número de brasileiros que está se interessando pela alimentação saudável e seus atributos, como orgânico, ingredientes conhecidos e menos ingredientes nos rótulos é cada vez maior. O interesse pelos alimentos orgânicos no período de 2012 a 2016 aumentou em mais de 20%, e o interesse em ingredientes conhecidos aumentou em 15%.

 

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A alimentação saudável, também conhecida pelo termo clean eating, se tornou uma grande tendência no Brasil. Mais de 70% dos consumidores têm interesse em alimentos orgânicos, ingredientes conhecidos e rótulos que contenham o ‘livre de’. Além disso, mais de 50% se interessam por uma quantidade menor na lista de ingredientes disponível nas embalagens dos produtos. Os rótulos limpos ainda têm um longo caminho a percorrer a fim de aperfeiçoar suas características e, assim, melhorar a percepção do que é saudável em alimentos e bebidas. A grande maioria dos consumidores brasileiros diz que os alimentos e bebidas parecem ser muito mais saudáveis se forem orgânicos, tiverem ingredientes já conhecidos, além de serem livres de conservantes, aditivos e OGM (Organismos Geneticamente Modificados).

A alimentação saudável está sendo priorizada pelos consumidores brasileiros além de suas necessidades habituais. Os 3 principais atributos influenciadores no consumo das marcas têm sido sabor, preço e que propiciam uma melhor nutrição. Contudo, esses fatores mudaram em 2016 quando propriedades como sem adição de conservantes e adoçantes artificiais assumiram as duas primeiras posições das três principais, à frente de sabor e nutrição. Seis entre dez consumidores dizem que, ao experimentar uma marca diferente de alimento ou bebida, a adição de conservantes e adoçantes artificiais é considerado como fator influenciador extremamente ou muito importante na sua decisão final de consumo.

As percepções acerca dos alimentos processados estão mudando no Brasil, o que contribui para a o aumento da demanda por produtos saudáveis ou clean. Seis entre dez consumidores brasileiros acreditam que os alimentos processados não são saudáveis, demonstrando um aumento de 20% comparado a 2010. E não apenas as percepções estão se tornando cada vez mais negativas, os consumidores também estão agindo e mudando seus hábitos evitando os alimentos processados. Aproximadamente 50% dos consumidores dizem ter reduzido o consumo de alimentos processados nos últimos dois anos e há ainda o aumento do número de consumidores que estão dispostos a desembolsar um valor maior por alimentos e bebidas que são menos processados.

 

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Para melhor compreender a forma como os consumidores brasileiros definem alimentação saudável e como participar efetivamente no desenvolvimento e em campanhas de marketing para produtos saudáveis, entre em contato com a HealthFocus Internacional. Desde 1990, a HealthFocus International tem atuado em parceria com líderes mundiais das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos com o objetivo de trazer ao mercado soluções mais rentáveis e de maneira ágil, uma vez que o consumidor da atualidade muda dinamicamente seus interesses e necessidades relacionados à saúde e nutrição. Os dados aplicados são exclusivos e contêm informações de consumidores, suas percepções e as mais importantes e adequadas ferramentas com a finalidade de trazer sucesso às marcas líderes da indústria.

 

Matéria exclusiva dispobilizada por HealthFocus

                             

                             

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