Notícias

Desperdício De Alimentos É Um Desperdício De Oportunidades

Desperdício De Alimentos É Um Desperdício De Oportunidades

Apesar da discussão sobre sustentabilidade ter ganhado força nos últimos tempos, o tema desperdício continua a ser uma área pouco explorada, porém com imensos alcances para entidades governamentais e privadas, principalmente quando falamos de alimentos, assumirem ações que não só abordem questões sociais graves, mas também temos riscos à longo prazo e oportunidades comerciais.

O desperdício de alimentos ocorre quando um produto adequado para consumo humano é descartado ou usado para propósitos alternativos, levando a uma perda de quantidade e qualidade. O desperdício é principalmente impulsionado por métodos de produção e distribuição ineficazes, principalmente em países emergentes, assim como a compra além das necessidades por parte do consumidor, o que acontece mais frequentemente em países desenvolvidos. Estima-se que 1/3 dos alimentos sejam desperdiçados contrastando com metade da população global que vive abaixo da linha da pobreza o que significa ser privado de alimentos básicos e abrigo.

Abordar o desperdício de alimentos requer um esforço colaborativo das organizações sociais e governos. Mas muito mais que isso, é preciso o envolvimento das empresas de alimentos, embalagens e transporte. Segundo dados da Euromonitor International, os 20 maiores players globais de alimentos representam 25% do faturamento total da indústria, movimentando US$415 bilhões em 2016. Considerando a posição financeira dessas empresas, elas possuem uma posição favorável para tomar iniciativas mais eficazes através de vários meios, incluindo inovações, sensibilização do público e intensificação da pressão sobre o governo.

Um dos principais fatores subjacentes ao tema é a velocidade da cadeia de abastecimento, particularmente em países em desenvolvimento onde a falta de rede rodoviária sofisticada atrasa o tempo de distribuição. Isso aliado ao clima tropical mais quente fazem com que os alimentos se deteriorem mais rapidamente, criando oportunidades para as empresas de embalagens e transportes para desenvolverem soluções inovadoras que ajudem os alimentos a durarem mais tempo. Há também oportunidades para empresas de pesticidas e fertilizantes evitarem danos às culturas e aumentarem os rendimentos de produção, considerando, é claro, as implicações ambientais. As instalações de armazenagem frigorificas em países em desenvolvimento têm fortes perspectivas de oportunidades uma vez que os alimentos podem ser armazenados durante um período mais longo.

Iniciativas de nicho podem contribuir para reduzir o desperdício de alimentos. A Veggie Dome, por exemplo, oferece recipientes transparentes, semelhantes aos de armazenamento de bolo, que possui uma tecnologia que ajuda a estender a vida útil de legumes frescos.
Embora abordar o desperdício de alimentos gere preocupações socioambientais, há também escopos para ganhos comerciais.

Matéria exclusiva dispobilizada Food Waste and the Wasted Opportunities for Businesses and Governments

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade