Notícias

Tendências em Alimentos e Bebidas da Mintel 2017: Poder das plantas

O conceito de alimentação saudável ou ‘clean’, que tem como objetivo o consumo de alimentos frescos e não processados, não é mais uma novidade para os consumidores do mundo inteiro. Aqueles que frequentam mercados têm dado preferência aos alimentos que já são considerados saudáveis há anos, e por essa razão as lojas que comercializam alimentos têm agregado às suas prateleiras uma gama maior de produtos orgânicos e saudáveis. Sendo assim, os consumidores que buscam alimentos saudáveis e ao mesmo tempo saborosos estão mais receptivos quanto aos produtos disponíveis entre os principais alimentos consumidos. Segundo as Tendências Mundiais de Alimentos & Bebidas 2017 da Mintel, ‘Poder para as Plantas’, a crescente popularidade pela busca de um estilo de vida mais natural e saudável no Brasil está motivando os consumidores a priorizar frutas, vegetais, nozes, grãos e botânicos em alimentos e bebidas embalados ou engarrafados. O aperfeiçoamento desses produtos à base de plantas é considerado pelos consumidores como sendo mais saudáveis, naturais e convenientes do que os alimentos e bebidas sem plantas. CoconutDrink

A tendência ‘Poder para as Plantas’ baseia-se no maior interesse em produtos vegetarianos ou veganos. De acordo com a pesquisa realizada pela Mintel, 17% dos adultos no Brasil concordam que há uma carência na oferta de produtos à base de vegetais comparado aos baseados em ingredientes animais, tais como leite de soja ou arroz como substituto do leite de vaca. Um produto que atende à essa demanda é a bebida Vida Veg à base de coco e ameixa, 100% natural, que é comercializado no Brasil.

caldobommix

Além disso, os brasileiros anseiam pela inclusão de grãos integrais em seus regimes alimentares substituindo os carboidratos refinados. Segundo a Mintel, 24% dos brasileiros em idade adulta comeriam mais grãos integrais, tais como quinoa ou linhaça, se soubessem como utilizá-los em diferentes tipos de receitas. O Mix de 8 grãos da Caldo Bom está contribuindo com essa tendência, trazendo até mesmo uma receita de como servir essa alternativa saudável, em substituição ao arroz branco, ensinando como cozinha-lo usando atum fresco. Do mesmo modo, o espaguete de chia El Dorado proveniente da Colômbia, é feito com milho, arroz e chia, proporcionando uma alternativa para a substituição de uma porção com alto teor de carboidratos.

   

Essa tendência está se expandindo por toda América Latina e tem atraído consumidores com soluções favoráveis e com produtos como o Açúcar de Coco Orgânico, superalimento produzido pela Pacari, no Equador. Esse produto é feito com a palma de coco, cujo néctar é obtido através das raízes, folhas, frutos, flores e sementes do coco. O ingrediente orgânico e adocicado pode ser usado como substituto do açúcar refinado. A crescente ênfase nos alimentos à base de plantas dá início ao surgimento de produtos vegetarianos e veganos no mercado. Alternativas à carne, como o tofu, estão sendo cada vez mais apreciadas por consumidores de carne. 

CornPizza

A pizza Barbecue Chick’n with Roasted Corn (Churrasco de Frango com Milho Assado) da Tofurky, produzida em Porto Rico, é vegana e feita com ingredientes e plantas não OGM.

A tendência ‘Poder para as Plantas’ está atraindo tanta atenção que a cadeia frutícola brasileira lançou a paródia baseado no Netflix, o Hortiflix, permitindo que os consumidores façam o download de pôsteres de filmes e séries substituindo os protagonistas originais por frutas e vegetais, tais como ‘House of Carrots’. A paródia realmente cultiva no consumidor o crescente interesse por frutas e vegetais. 
(Fonte: Mintel Trends)

‘Poder para as Plantas’ é uma das seis tendências analisadas pela Mintel e que causará impacto no mercado global de alimentos e bebidas em 2017. As tendências são fundamentadas nas atuais demandas dos consumidores por alimentos e bebidas saudáveis, convenientes e confiáveis. Para ver o relatório completo da Mintel sobre as tendências em alimentos e bebidas em 2017, acesse:

http://brasil.mintel.com/tendencias-globais-em-alimentos-e-bebidas

Matéria exclusiva dispobilizada por Mintel

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade