Notícias

Alimentos saudáveis, práticos, saborosos e sustentáveis

A cada ano busca-se conhecer as tendências de consumo a fim de orientar empresas em suas atividades produtivas. A tríade saudável, prático e saboroso é cada vez mais a tendência entre os consumidores de alimentos e, para permanecer no mercado, as empresas devem focar nessa demanda.

Em séculos anteriores valorizou-se muito o sabor e a praticidade, mas atualmente é necessário que, além de tais características, o alimento apresente-se também saudável ou contribua com a saúde. Com tal orientação foram surgindo novos conceitos, como alimentos funcionais, probióticos, prebióticos; novas formas de apresentação, por exemplo, isento de lactose ou de glúten, rico em fibras e novas formas de produção, valorizando-se a sustentabilidade e, consequentemente, o meio ambiente que também afeta nossa qualidade de vida.

A produção sustentável já tem alta demanda em diversos países, embora no Brasil, venha sendo solicitada gradativamente pelos consumidores, principalmente entre aqueles com maior poder aquisitivo ou que já seguem princípios sustentáveis, como os naturalistas, veganos ou orgânicos. Entre a população leiga, entretanto, a sustentabilidade é ainda pouco compreendida e, por tal motivo, não é ainda requerida mais intensamente.

No segmento varejista, porém, a sustentabilidade é um requisito necessário para entrar em determinados mercados, principalmente aqueles que oferecem alguma certificação, como a de Garantia de Origem do Carrefour ou a certificação Qualidade Desde a Origem do grupo Pão de Açúcar. Também na certificação de produtos orgânicos, a sustentabilidade deve ser atendida, assim como na RAS (Rede de Agricultura Sustentável). Voltadas à produção de alimentos existem inúmeras certificações, tanto nacionais como internacionais e, em praticamente todas essas, a sustentabilidade é um requisito a ser atendido para obter a certificação.

A produção sustentável, portanto, veio para ficar e será também uma tendência cada vez mais forte na produção de alimentos pois, para continuar a produção em larga escala é fundamental dispor dos recursos necessários, os quais só estarão disponíveis se forem usados com parcimônia e adequadamente, sem desperdícios.

Neste ano que se inicia, a Revista Higiene Alimentar estará publicando em suas 6 edições duplas, artigos e pesquisas originais e inéditas, que tratam desses assuntos tão importantes para aqueles que atuam na produção de alimentos, desde a obtenção da matéria-prima até sua distribuição entre os consumidores. A produção de alimentos envolve diferentes aspectos, como a segurança, saúde, sustentabilidade, entre outros, os quais são todos contemplados na matéria publicada. Não deixem de conferir.

Os assinantes contam ainda com a revista digital e têm acesso a todo o material publicado nesses 30 anos de atividade da Higiene Alimentar. Aberto a todos, o site disponibiliza diariamente notícias sobre alimentos em geral, legislação atualizada, assim como cursos e eventos da área. Acesse em www.higienealimentar.com.br

Sílvia Panetta Nascimento
Coordenadora Científica

informa exhibition 01 branco

  

 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade