Em 2023, a FiSA reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao promover uma série de ações e iniciativas que visam inspirar a inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas cada vez mais nutritivos, seguros, saborosos, sustentáveis, e de forma mais ágil, ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo mais responsável e consciente.

Como parte da Informa Markets, comprometida em contribuir com o alcance das metas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Food ingredients South America colaborou para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, nas seguintes frentes:

 

 

 

 

 

Conheça nossas ações e participe também:

 

O carpete da FiSA se transformou em ação solidária

Em 2023, o carpete da FiSA se transformou em ação solidária: parte do valor que seria gasto com o carpete foi convertido em doação de alimentos para o projeto Padaria Tiãozinho, que oferece capacitação profissional à população da comunidade para ajudá-la na inserção no mercado de trabalho.

 

 


 

 

Espaço Azelis Vogle

A atração teve o objetivo de contribuir para inovação e desenvolvimentos de produtos ancorados nos pilares ESG, através de conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções com esse perfil,em conjunto com quatro parceiros que atuam com foco em sustentabilidade: AAK, Kerry, Innophos e Givaudan. 

 

 


 

 

Com o objetivo de valorizar as práticas sustentáveis das empresas expositoras, a Informa Markets, organizadora e promotora da Food ingredients South America, realizarou o Prêmio Estande Sustentável 2023, que divulgou e premiou as marcas com os estandes mais sustentáveis.

 

 


 

Padaria Escola Tiaozinho

Projeto apoiado pela FiSA durante o ano todo, que tem como objetivo a capacitação profissional à população da comunidade para ajudá-los na inserção no mercado de trabalho, através de cursos de produção de produtos e panificação e salgados. 


Comodidade e sustentabilidade para você!

Esta edição reforçou o compromisso da FiSA com os pilares ESG, e o espaço promoveu, em parceria com as empresas "Fruta Imperfeita", “Filtros Europa” e “Serenidade do Toque”, a distribuição de frutas e pontos de água gratuitos, opção de contratar massagem, bikes de recarregar celular, área de descanso e co-working, diversas ações para incentivar a sustentabilidade na indústria, colaborando para o impacto positivo duradouro no mundo e nos negócios que promovemos. 


 

Projeto, que já é tradicional na Fi Europe, chegou à FiSA, com o objetivo de promover a equidade de gênero e discutir questões importantes relacionadas à sustentabilidade na indústria, por meio de apresentações e debates com mulheres em cargos de liderança e destaque no setor, além de comida deliciosa oferecida pela empresa “Free Soul Food”, empresa de alimentos e bebidades que nasceu para minimizar o impacto social, reconhecida em 2018 e 2019 pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade por seus trabalhos com a população migrante, negra e feminina na cidade de São Paulo. Todo o valor arrecadado foi revertido para o projeto Padaria Escola Tiãozinho. 

 


 

 

Fruta Imperfeita

Apoiamos o projeto Fruta Imperfeita, que combate o desperdício de alimentos por meio da disseminação do consumo consciente


 

Mapa interativo

A FiSA 2023 substituiu o mapa de bolso impresso pelo mapa digital, contribuindo para a redução do uso de papel e incentivando o uso de tecnologias sustentáveis.


 

 

Free Soul Food

Parceria com a empresa que faz trabalhos com a população migrante, negra e feminina na cidade de São Paulo.


 

Serenidade do Toque – massagem por cegos


Durante o evento presencial, disponibilizamos um espaço para a empresa Serenidade do Toque, que oferece massagem feitas por cegos, uma ação que causa impacto social através da empregabilidade e da geração de renda.


Summit Future of Nutrition

O congresso abordou temas sobre a inovação associada à formação de cadeias alimentares sustentáveis, com ênfase no aproveitamento e conservação da sociobiodiversidade brasileira.


 

 

Premiando a sustentabilidade

O Fi Innovation Awards e o Start-Up Innovation Challenge, tradicionais prêmios de inovação promovidos pela FiSA, terão uma nova categoria (Inovação em Sustentabilidade), espelhada nos crescentes investimentos em ESG realizados pela indústria de alimentos e bebidas. 


 

 

 

 

 

Ações de consumo e produção sustentável

> Na saída do evento, tivemos um local de coleta das bags (plásticas) de credenciais, que foram higienizadas e serão reutilizadas no próximo evento.

​> Reaproveitamento de banners, totens de sinalização interna em todos os eventos da Informa Markets no Brasil. 

> 80% do material (da montadora) utilizado na montagem da feira é reaproveitado e o restante é reciclável. 

​> Reduzimos o número de credenciais produzidas em PVC com o novo modelo de credencial digital para impressão em A4.

​> Todos os estantes/projetos da FiSA 2023 montados pela promotora oficial do evento utilizaram lâmpadas de LED que não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante. 

​​> Incentivo aos expositores para utilização de estandes modulares que podem ser reutilizados, incentivando a reciclagemdo material de construção dos estandes.​

> Coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis, por meio de lixeiras sinalizadas.​

 

 


 

 

 

 

Inclusão social e acessibilidade:

> Disponibilidade de carrinhos elétricos para pessoas com mobilidade reduzida.

> Espaço de Coworking. 

>  Transfers rotativos e gratuitos saindo da estação do metrô São Judas e Shopping Plaza Sul até a feira e vice-versa,  e incentivo à carona solidária, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes.   

>  Temos parceria com agência de viagens para criar benefícios e otimizar custos de viagem e reserva de hotel.

>  O São Paulo Expo é um pavilhão inclusivo, que conta com rampas acessíveis, sanitários adaptados, piso tátil e mais. 

>  Contratação de pessoas com deficiência (PCDs) em parceria com o programa Almaroma. 

 


 

 

Moldando a indústria Food & Health para um futuro sustentável​

A sustentabilidade tem sido cada vez mais importante para todas as indústrias. Na Informa, a sustentabilidade é fundamental para a forma como conduzimos nossos eventos, como tomamos decisões e como fazemos negócios diariamente. Todos os anos, nosso objetivo é tornar o evento mais sustentável e incentivar nossos visitantes e expositores a melhorar seus esforços de sustentabilidade. Ao fazê-lo, nós nos esforçamos para continuar a melhorar a indústria.​

1- Ajudar nossos mercados por meio de um desenvolvimento sustentável inspirador​​

• Fornecendo conteúdo que possibilite o​ desenvolvimento sustentável​

• Compartilhando as melhores práticas com nossos stakeholders​

• Desenvolvimento de parcerias relevantes para o mercado​​

2. Realizar um evento de forma cada vez mais responsável com o meio ambiente​

• Reduzindo as emissões de carbono do nosso evento​

• Gerando menos resíduos​

• Considerando credenciais sustentaveis para nossos eventos​

3. Realizar o evento de maneira socialmente responsável​

• Fazendo negócios com segurança e ética​

• Pensando em bem-estar e acessibilidade​

• Medindo nossos impactos​