Notícias

Desconstruindo os mitos sobre pesquisa de mercado

Desconstruindo os mitos sobre pesquisa de mercado

Inteligência de mercado é a coleta objetiva de informações sobre um determinado segmento e stakeholders que podem influenciar as vendas de seu negócio a fim de facilitar o processo de tomada de decisões. É uma ferramenta essencial no planejamento de negócios. Independentemente do tamanho, setor ou país no qual a empresa está inserida, o sucesso dela depende do nível de conhecimento sobre as necessidades dos consumidores e dinâmicas do segmento.

Segundo Marina Schwartzman,  gerente sênior de contas da Euromonitor International, pesquisa de mercado apóia a criação de uma estratégia objetiva para atingir os objetivos da empresa, possibilita a descoberta de novas oportunidades para sustentar e desenvolver os negócios e também ajuda a mitigar os potenciais riscos.

“Muitas empresas utilizam pesquisas de mercado para entender seus consumidores, concorrentes e cenário do mercado. A pesquisa também ajuda as empresas a encontrar oportunidades em novos mercados, lançar novos produtos e serviços, reposicionar a empresa ou seus produtos e explorar o potencial do segmento”, comenta Marina.

Responsável pela área de governo e associações da Euromonitor International, Marina comenta que é muito comum as pessoas acharem que somente grandes empresas corporativas precisam de informações sobre o mercado.

“As pequenas empresas enfrentam mais desafios do que nunca, já que competem com os grandes players internacionais, que geralmente possuem mais estabilidade e a vantagem da economia de escala, bem como de empresas menores e locais. Se você está apenas começando a operar, expandindo seu negócio ou já está consolidado em seu mercado, obter informações estratégicas para entender como se diferenciar da concorrência ou posicionar seu produto é essencial”, comenta.

Marina comenta também que outro mito bastante comum é que pesquisa só se torna necessária quando a empresa quer explorar mercados internacionais.

“Sua empresa faz parte de um sistema mais amplo. Seus competidores podem estar operando internacionalmente, trazendo conceitos internacionais para o mercado local. Além disso, seus clientes são cidadãos globais com acesso a informações e produtos de qualquer lugar do mundo. Eles podem exigir algo novo que você não conseguirá fornecer pois não antecipou as tendências globais. Você precisa estar atento aos novos produtos e serviços lançados em todo o mundo, novos conceitos de canais que estão emergindo no exterior e novas formas de interagir com seus clientes se quiser ser manter competitivo. Lembre-se: atue local, mas pense global”.

Para saber mais sobre esses e outros mitos de pesquisa de mercado, acesse: http://bit.ly/2Fb0nEJ

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.

Matéria exclusiva disponibilizada por Euromonitor International

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade