Notícias

Edição 2017 do Fi Innovation Awards é marcada por saudabilidade e praticidade

Líderes de empresas, diretores de entidades e representantes de instituições de pesquisa compuseram júri que escolheu finalistas nos segmentos de suplementos, ingredientes, alimentos e bebidas.

São Paulo, julho de 2017 – Os concorrentes do Fi Innovation Awards 2017, prêmio nacional de inovação em homenagem às empresas e aos profissionais que investem tempo e recursos em P&D, contribuindo para o desenvolvimento da indústria alimentícia, fizeram suas apresentações no dia 19 de julho, no Hotel Transamérica, em São Paulo. As empresas trouxeram suas principais novidades, com foco nas tendências de consumo atuais. “Este ano, as soluções apresentadas estavam voltadas a benefícios como praticidade, funcionalidade, saudabilidade e utilização de tecnologia de ponta. Além disso, há uma preocupação em fornecer embalagens mais práticas e atraentes”, explica o gerente da Food ingredients South America, Fernando Alonso.

Vice-presidente da Corbion para América Latina e jurada do prêmio, Maria Cecilia Londono acredita que os produtos apresentados trouxeram características funcionais interessantes para o mercado brasileiro. “Alguns deles são produtos que não foram consumidos até agora e que têm funcionalidades distintas, embalagens inéditas ou veiculação diferentes, com preços acessíveis. Portanto, fiquei satisfeita. Chama atenção também como foram apresentadas maneiras de se consumir vitaminas que não de forma farmacêutica”, avalia.

“Teremos, cada vez mais, produtos mais saudáveis, é uma tendência que permanece – prevê a jurada Carina Rocha, diretora da Gramkow Alimentos - Estou impressionada. Viemos preparados para julgar com responsabilidade e imparcialidade, mas não esperava encontrar tantos lançamentos interessantes com foco em saudabilidade. É admirável o esforço das empresas de segmentos como os indulgentes, criando propostas com apelos saudáveis”.

“É uma honra participar desse júri no qual podemos ter acesso a diversas inovações. Precisamos desse tipo de iniciativa na indústria de alimentos e bebidas, e o consumidor também procura esse tipo de mudança. Acredito que existe uma forte tendência de lançamentos de produtos relacionados às áreas de sustentabilidade, ingredientes naturais e clean label” disse gerente de Marketing para América Latina da Clariant, Fernanda de Paula, também integrante do júri.

Entre os avaliadores também estiveram representantes das principais entidades do setor, como a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD); o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL); a Sociedade Brasileira em Proteína Animal (ABPA) e de empresas como Novaprom, DuPont, Ajinomoto, Kraft Heinz, entre outras líderes do mercado. As finalistas concorrem nas categorias Ingrediente Alimentício Mais Inovador, Ingrediente Funcional Mais Inovador, Produto Mais Inovador e Produto Funcional Mais Inovador.

Os três vencedores de cada uma das quatro categorias serão conhecidos em um coquetel no primeiro dia da Food ingredients South America (FiSA), a principal plataforma de negócios e conteúdo para o mercado de ingredientes alimentícios da América Latina, que acontece de 22 a 24 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Conheça as empresas finalistas

Produto funcional mais inovador

Suco Carioca da Terra

Carioca da Terra

Suco 100% natural, integral, sem adição de açúcar, adoçante, conservante, ou nenhum outro tipo de aditivo artificial. Inspirado no programa 5aDay da OMS, cada um dos 15 sabores possui no mínimo cinco ingredientes combinados, que formam um suco com sabor exclusivo. Vem congelado em bolinhas, que não precisam ser descongeladas para serem preparadas, basta colocá-las em uma coqueteleira, adicionar água e agitar por um minuto. 

Neutro

Fortvitta Suplementos

Vendido em cápsulas, é considerado um desodorante interno devido às vitaminas, minerais e ao corante orgânico clorofilina cúprica presentes na composição do produto. A fórmula neutraliza os maus odores provenientes do nosso organismo como mau hálito, odor nas axilas, nos pés e, principalmente, odores causados pela digestão (flatulências e fezes). É voltado principalmente para pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.

Suplemento de Vitaminas Flopi Kids

Florestal Alimentos

Voltado ao público infantil, o produto traz um novo conceito com foco na suplementação de vitaminas. O consumo de uma única unidade garante 100% da ingestão diária recomendada. Utiliza aromatizante e corantes naturais, além de não conter açúcar.

Reaox Lite®

Capsugel

Reaox Lite® é um produto adjuvante no combate à celulite. Foi desenvolvido com tecnologia que garante maior absorção de ativos e estabilidade pelo isolamento da oxidação nociva a bioativos. As cápsulas vegetais Licaps DUOCAP promovem dois estágios de dissolução. O primeiro, da cápsula externa, libera a L-Carnitina. O segundo, da cápsula interna, facilita a absorção da cafeína. Esta associação de dois conhecidos compostos aumenta a ação nos adipócitos.

Pantogar Men®:

Capsugel

A fórmula de Pantogar Men® alia nutrientes que atuam como adjuvantes no combate à alopecia, como óleo de semente de uva e um mix de vitaminas. Destacam-se as vitaminas B5, B3 e B2 que, além de estimular o crescimento capilar, ajudam no controle da oleosidade. A vitamina C atua na síntese do colágeno. O zinco e a biotina também estão na fórmula e, em conjunto com os demais nutrientes, ajudam na evolução do tratamento. A empresa utiliza a tecnologia patenteada DuoCaps Licaps™ para garantir a máxima absorção de ativos, além de uma maior estabilidade. A tecnologia permite dois estágios de dissolução: o primeiro, relativo à cápsula externa, libera os óleos funcionais. O segundo, relativo à cápsula interna, facilita a absorção das vitaminas e evita a degradação das mesmas no ambiente de pH mais ácido no estômago.

Produto mais inovador

Danoninho para Levar

Danone

"A comunicação de Danoninho fala muito de autonomia infantil, incentivando os pais a dizerem mais ‘sim’ às suas crianças e, por isso tínhamos o desejo de desenvolver um produto prático que não precisasse do uso da colher. A inovação Danoninho para Levar busca oferecer uma opção saudável e prática dentro de uma embalagem conveniente para a lancheira das crianças. É o único petit suisse do mercado que vem disponível em uma embalagem pouch, representando uma inovação direta para a categoria", destaca Karina Cerdeira, Gerente de R&I da Danone.

Filé de peito de frango empanado recheado com cream cheese (Jamie Oliver) BRF

A linha “Pratos para cozinhar – Jamie Oliver”, parceria entre o chef e a Sadia, traz cinco pratos ready to cook à base de frango com receitas gourmet. A linha foi lançada com o intuito de fazer com que o consumidor se alimente melhor inspirando-o dessa forma a cozinhar em casa.  Os produtos foram desenvolvidos com ingredientes naturais, selecionados e de alta qualidade, sem adição de aditivos e respeitando os mais rigorosos padrões de bem-estar animal, conquistando um dos mais renomados certificados do mundo, o Certified Humane concedido pela ONG Humane Farm Animal Care (HFAC).

Vigor Grego Pedaços

Vigor

Por meio de pesquisas, foi identificado que o consumidor de iogurte grego já combinava pedaços de frutas com o iogurte, para consumir em casa. Pensando nisso, Vigor Grego Pedaços inovou e trouxe para o mercado o único iogurte grego com generosos pedaços de frutas, nos sabores coco, damasco e cranberry. Sem corantes e sem aromatizantes, para exaltar a naturalidade das frutas, traz uma experiência única e prática, unindo a cremosidade do iogurte Vigor Grego com pedaços de frutas naturais.

Hamburgueria Mix Pimentas Seara Gourmet e Hamburgueria Tradicional Seara Gourmet

Seara

O processo de produção utilizado para fabricação desse produto é único e permite a formagem dos hambúrgueres com mínima pressão e molde aberto, o que confere ao produto aspecto caseiro. Feito com carne 100% bovina, é três vezes mais alto do que os congelados tradicionais de hambúrguer, com textura superior e livre de conservantes.

Cubinhos de frango para micro-ondas e Palitos de frango para micro-ondas Seara

O empanado micro-ondável é uma inovação no mercado brasileiro, por ser o único produto destinado para esse preparo, mantendo muito próximas as características dos produtos convencionais, costumeiramente fritos. Esse preparo permite menor agregação de gordura. O uso de sistema de empanamento especialmente desenvolvido para essa aplicação, formulação exclusiva e sistema de embalagem permitem a manutenção das características sensoriais do produto (cor, sabor, textura).

Ingrediente funcional mais inovador

Cocoactiv™ (high flavonols cocoa extract)

Naturex

CocoActiv™ é um ingrediente padronizado em relação ao teor de flavonoides (>29%), extraído das sementes de cacau através de um processo patenteado pela Naturex, garantindo uma proporção desse composto até seis vezes maior do que o presente na planta original. Os flavonoides têm sido largamente estudados em razão dos efeitos benéficos à saúde, como um potente antioxidante. CocoActiv™ possui extensos estudos clínicos comprovando a eficácia, razão pela qual obteve claim da EFSA (órgão regulador europeu). 

Thinkblue™

Naturex

ThinkBlue™ é um extrato de blueberry selvagem patenteado pela Naturex com a adição de dois ativos: L-cisteína e L-glutadiona, também provenientes de fontes naturais para conferir maior biodisponibilidade dos fitoquímicos. Sua combinação única tem se mostrado clinicamente superior para melhoria da memória episódica na população de idade avançada.  Por ser solúvel em água, pode ser aplicado em ampla gama de produtos (desde sachês e cápsulas para o segmento nutracêutico, até bebidas e confeitos para o segmento alimentício)

Erylite® Bronze

Jungbunzlauer

ERYLITE® Bronze é um novo adoçante da Jungbunzlauer –a caloria é praticamente zero (apenas 0,2 kcal/g), tornando-o ligeiramente doce, com baixo índice glicêmico e com sabor de açúcar mascavo. Delicioso, pode ser usado como adoçante de mesa, para polvilhar biscoitos, frutas ou sorvetes. Saudável, natural e livre de GMO – um prazer sem preocupações.

Saphera®

Novozymes

O principal diferencial da Saphera® frente às demais lactases presentes no mercado, produzidas a partir de leveduras há mais de 50 anos, é ser proveniente de Bifidobacterium bifidum (bactéria). Devido a sua origem, essa enzima de segunda geração permite alcançar de forma mais fácil, rápida e precisa, índices residuais finais de lactose menores que 0,1% em produtos lácteos, garantindo assim perfeita adequação às novas normas regulatórias da ANVISA para utilização da alegação “Zero Lactose”. Essa nova lactase possui também curvas de performance em pH e temperaturas únicas, o que permite a indústria expandir com maior eficiência seu portfólio de produtos lácteos zero lactose para queijos e bebidas fermentadas.

Prodiem™

Kerry do Brasil

ProDiem™ oferece uma fonte de proteína vegetal que ajuda a aumentar o perfil proteico de diferentes formulações. O portfólio de ProDiem™ inclui blends de proteínas de aveia, ervilha e arroz, combinado com tecnologia de ponta de moduladores de sabor. Esta única combinação permite melhorar o perfil nutricional de seus produtos sem comprometer o sabor e a textura. O valor nutricional de ProDiem™ é comprovado por análises de PDCAAS (escore de aminoácidos corrigido pela digestibilidade proteica) com resultados de 1, bem como analises sensoriais para validar a aceitação de sabor e textura pelos consumidores.

Ingrediente alimentício mais inovador

Fibervita MF 106

Fibervita

O ingrediente é um composto vegetal fibroso não-transgênico, cuja originalidade técnica traduz-se na multifuncionalidade tecnológica (espessante, estabilizante, emulsificante, entre outras), baixa Aw, alta fluidez e ótima dispersibilidade. Apresenta, ainda, valor agregado mediante os apelos de saudabilidade: fonte de fibras, redutor calórico, smart-carbs de baixo índice glicêmico, gluten-free, gmo-free, vegan-friendly e allergen-free.

Preparado de frutas sem conservantes

Döhler

Para iogurtes, bebidas lácteas fermentadas e correlatos. Atualmente, um iogurte padrão contém aditivos como corantes, estabilizantes, espessantes, acidulantes, aromas e conservadores. O conceito apresentado elimina a necessidade do uso de todos estes ingredientes, substituindo por alternativas saudáveis. Um rótulo “limpo” no produto final, sem INS, contendo apenas iogurte, açúcar, fruta, amido modificado e fermento lácteo.

Solução Low Sat, No Trans

DuPont Nutrition & Health

Para atender as características sensoriais, incluindo textura e a vida útil esperadas pelos consumidores, fabricantes de margarinas e biscoitos recheados utilizam gordura hidrogenada, que traz a estrutura necessária, mas também eleva consideravelmente o teor de gordura saturada. Somente com a combinação única dos ingredientes GRINDSTED® CRYSTALLIZER 100, GRINDSTED® LFS B 3020 e GRINDSTED® PS 702, é possível obter uma redução significativa de gorduras saturadas de 70% em margarinas e biscoitos recheados, proporcionando aos fabricantes a possibilidade de trabalhar com claims como baixo saturados e zero trans, até então considerados impossíveis de serem atingidos.

POWERMill™

DuPont Nutrition & Health

Trazendo pioneirismo em aplicação de ingredientes no grão de trigo, POWERMillTM inova ao trazer melhorias ao processo de moagem/ produção de farinha de trigo. POWERMillTM é facilmente adicionada na água do processo de umidificação do grão, trazendo aos moinhos de trigo ganhos significativos de produtividade, qualidade do produto final e principalmente economia, ao possibilitar aumento de rendimento de 1% a 3%, e redução e consumo de energia de até 20%.

T-Sweet

Duas Rodas

O T-Sweet revoluciona a maneira como empresas de alimentos e bebidas podem reduzir açúcares de suas formulações, oferecendo soluções que aproximam o consumidor do conceito de saudabilidade, considerando a redução de açúcar e naturalidade, além da entrega sensorial. E ainda promove o conceito clean label, pois não necessita de complementos de ingredientes, bem como declaração de edulcorantes e/ou aditivos artificiais no produto final. O T-Sweet é um conceito exclusivo 100% natural, que contribui com a redução de 25% a 33% de açúcar em produtos como iogurtes e néctares, sem impactar no gosto e no corpo dos produtos aplicados.

Serviço:

21ª Food ingredients South America

De 22 a 24 de agosto de 2017

Local: Transamerica Expo Center

Horário: das 13h às 20h

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo (SP)

Site: fi-events.com.br

Sobre a FiSA

A Food ingredients South America, que está na 21ª edição, é a principal plataforma de negócios e conteúdo para a indústria de ingredientes alimentícios da América Latina. A Feira reúne a cada ano cerca de 11 mil profissionais qualificados, nacionais e internacionais, de 36 países.

Sobre a innovapack

A innovapack é a única feira de negócios da América Latina focada em soluções de embalagem final para a indústria de alimentos e bebidas. O público encontra no evento o que há de mais atual em tendências, design e inovação para esse segmento. O encontro reúne fabricantes, fornecedores e distribuidores dessa cadeia com profissionais ligados ao marketing de produto, como diretores e gerentes de marca, engenheiros de alimentos e embalagens, além de pessoas que atuam nos setores comerciais e de trade marketing, design, processos, custos e compras.

Sobre a UBM:

A UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.

Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil, atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferecem oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições.

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Inserir os letras Invalid Input