Notícias

Óleos essenciais e seus benefícios a saúde

Óleos essenciais e seus benefícios a saúde

Há milhares de anos e em diversos lugares do mundo, as plantas são utilizadas como alimentos e para curar males que acometem a humanidade. As especiarias e seus derivados têm sido usados no preparo de alimentos, conferindo-lhes sabor e aroma diferenciados. Nos últimos anos, os óleos essenciais e extratos de plantas medicinais têm atraído um grande interesse científico devido ao seu potencial como fonte de antioxidantes naturais e compostos biologicamente ativos. 

Os óleos essenciais são originados do metabolismo secundário das plantas, e são definidos como misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, geralmente aromáticas e líquidas. Podem ser chamados de óleos voláteis, óleos etéreos ou essências. Os metabólitos secundários constituintes de uma dieta protetiva tornaram-se uma área importante para a pesquisa em nutrição humana. Há cada vez mais evidências de que a ingestão moderada desses compostos pode trazer efeitos benéficos ao organismo, colaborando para redução de câncer e outras doenças crônicas, como Diabetes Mellitus tipo II e doenças cardiovasculares, que estão aumentando gradativamente em populações ocidentais.

As indústrias de fragrância e aroma representam um mercado de 18 bilhões de dólares anualmente e o comércio internacional de óleos essenciais aumenta, em média, 10% por ano, tornando-os os principais compostos para essas indústrias. São utilizados também pelas indústrias alimentícias e farmacêuticas devido à suas atividades antioxidantes, antimicrobianas e terapêuticas. 

A tendência atual adotada pelos órgãos legisladores da produção de alimentos e pelos consumidores tem exigido uma progressiva retirada de aditivos químicos na produção de alimentos. Isso tem conduzido a indústria de alimentos a buscar compostos alternativos para alcançar as metas relacionadas à estabilidade química e microbiana dos seus produtos finais. Outra grande tendência e novidade no campo dos aditivos são os insumos que além de terem uma função específica no produto trazem benefícios à saúde. Nesta perspectiva, óleos essenciais de plantas já utilizados como flavorizantes e com elevado potencial antioxidante e antimicrobiano ganham uma nova visão de uso. 

Deste modo, o estudo de produtos naturais e terapias à base de plantas, comumente utilizados na alimentação, torna-se um próspero campo de pesquisa, particularmente em países como Brasil, que possuem uma rica biodiversidade de fontes naturais associado a uma alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis.

 

Dra. Rochele Cassanta Rossi – Coordenadora do MPP Nutrição e Alimento

Pesquisadora do itt Nutrifor

 

Matéria exclusiva dispobilizada por itt Nutrifor.

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Inserir os letras Invalid Input