Notícias

Rastreabilidade e sua importância

Rastreabilidade e sua importância

Em tempos de muitas noticias sobre produtos alimentícios, um dos principais fatores da segurança alimentar é a rastreabilidade. Onde as empresas da área de alimentos, devem manter registros organizados de maneira que permitam identificar as empresas imediatamente anterior e posterior na cadeia produtiva e os produtos recebidos e distribuídos.

Segundo a RDC 24/2015 todas as empresas de alimentos, incluindo os alimentos in natura, bebidas e águas envasadas, ingredientes alimentares, matérias-primas alimentares, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalagens e outros materiais em contato com alimentos, devem ter a possibilidade de rastrear seus produtos.

 

E o que é rastreabilidade? 

É o conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo das etapas da cadeia produtiva, mediante dados e registros de informações. Com estes dados será possível efetuar o recolhimento de algum produto quando necessário.

Este conceito surge da necessidade das empresas terem a condição de saber onde seus produtos estão e de que forma agir caso seja necessário um recall do produto.

Com os mercados cada vez mais globalizados, a rastreabilidade além de uma questão de saúde pública, é extremamente importante para a saúde da empresa, pois em um mundo onde um produto pode ser comercializado em vários lugares com diferentes culturas, traz a segurança para a empresa que todos os processos foram respeitados e existem informações que podem auxiliar em uma tomada de decisão.

A segurança dos alimentos está relacionada com a presença de perigos associados aos gêneros alimentícios no momento do seu consumo. Como a introdução desses perigos pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia alimentar, torna-se essencial a existência de um controle adequado ao longo da mesma. Consequentemente, a segurança alimentar é assegurada por meio dos esforços combinados de todas as partes que integram a cadeia alimentar. (AMBIFOOD, 2005)

Com isso, a rastreabilidade se faz necessária desde o produtor ao vendedor final, pois se em algum momento do processo existir uma falha ou mesmo uma falta de informação, todo o processo será comprometido.

Hoje temos várias maneiras eficientes de rastrear um produto, como: código de barras, QR Code, chip, etiquetas eletrônicas, softwares de controle, entre outros. Com a implantação de um sistema específico a empresa tem a capacidade e tranquilidade de executar todos os passos necessários para rastrear e recolher o produto quando necessário.

 

Quais são os benefícios da rastreabilidade?

Além da questão de Saúde Pública, todos os agentes (produtos, transportadores, vendedores e consumidores) têm acesso a informações precisas em toda a cadeia.

Cada dia mais a população têm acesso aos meios de informação e tornam-se cada vez mais exigentes com os insumos que irão consumir, com a isso cria-se uma confiança perante os clientes, além de melhorar a responsabilidades ao longo da cadeia alimentar.

Internamente uma empresa tem a possibilidade de diagnosticar problemas na produção e antever um problema maior durante a produção, além de permitir um maior controle da rotulagem em geral.

Todo o processo tem como ponto de congruência uma possível retirada do mercado de lote(s) de alimento(s) que representem risco ou agravo à saúde dos consumidores, trazendo com isso uma proteção maior ao consumidor.

Quando forem identificadas falhas no processo ou em outras etapas da cadeia produtiva que pode levar ao risco ou agravo à saúde dos consumidores, a empresa deve iniciar o procedimento de recolhimento para evitar maiores danos à população e a própria empresa.

Para uma retirada de produtos rápida e eficaz, toda empresa deve ter um plano de recolhimento previamente definido, onde todos os passos devem ser descritos para garantir agilidade e transparência no processo.

O plano de recolhimento deve especificar as situações em que o recolhimento deve ser executado, os procedimentos que devem ser seguidos pela empresa para que a ação seja rápida e efetiva, são elas: (RDC N° 24/2015)

• a forma de segregação dos produtos recolhidos e sua destinação final, 

• os procedimentos para comunicação do recolhimento de produtos à cadeia produtiva,
• os procedimentos para comunicação do recolhimento às empresas importadoras,
• os procedimentos para comunicação do recolhimento de produtos à Anvisa,
• os procedimentos para comunicação do recolhimento de produtos aos consumidores,
• o modelo da mensagem de alerta aos consumidores e os responsáveis pela execução das operações previstas no Plano.

 

Um sistema de rastreabilidade confiável e normatizado, possibilita a correta identificação de produtos em qualquer lugar da cadeia produtiva alimentar e viabiliza a possibilidade de um recall quando necessário.

O recall é essencial para a segurança alimentar da população, através da comunicação aos consumidores e o recolhimento dos produtos que possam trazer algum dano à população.

 

Recolhimento e “recall” têm o mesmo significado?

De acordo com a RDC nº24/2015, o termo “recolhimento” refere-se exclusivamente à ação de retirada do produto do mercado, sendo a divulgação ou chamamento denominado de “mensagem de alerta aos consumidores”.

Em regulamentos internacionais, a retirada de produtos do mercado pode ser chamada de “recall”, “withdrawal”, “product withdrawal” ou “market withdrawal” e possui significados diferentes sob o ponto de vista da amplitude da distribuição do produto e do risco implicado. Convencionalmente, os termos recolhimento e recall são utilizados como sinônimos. (ANVISA 2016)

Alimento identificado traz a segurança necessária a toda cadeia produtiva.

 

Equipe Alimentos Online.

 

Matéria exclusiva dispobilizada por Alimentos Online

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Inserir os letras Invalid Input