Notícias

Trick or Treat?

Trick or Treat?

Não é segredo que as crianças representam um fator determinante nas compras: O Ibope aponta que o mercado brasileiro de alimentos infantis aumenta 14% ao ano. Veja a nossa análise do mercado interno e externo de guloseimas saudáveis, especialmente direcionadas ao segmento infantil.

Apesar de estarmos longe do Halloween, não poderíamos ter um título mais adequado para nossa coluna deste mês. Trick, que significa travessuras na famosa frase, pode ser também truque ou segredo. Acreditamos que existam segredos inexplorados no Brasil para melhorar e ampliar a oferta no segmento das guloseimas e confeitos, alcançando uma combinação perfeita entre as gostosuras, a saúde dos pequeninos e a consciência dos pais.

Problemas de saúde em crianças, como distúrbios do peso, alergias entre outras doenças crônicas reforçam a necessidade de eliminar ou reduzir ingredientes comumente utilizados, como o açúcar e aditivos químicos. Além disso, a incorporação de ingredientes vindos de sistemas de produção mais saudáveis e o enriquecimento com nutrientes abrem ainda mais oportunidades para este segmento.

No exterior, várias marcas aproveitaram este espaço com sucesso. Além de se manterem firmes num mercado desafiador, impulsionaram as vendas acompanhando a mudança nos padrões de consumo. No Brasil, inovações no segmento são promissoras, porém estão em seus passos iniciais de desenvolvimento. As guloseimas são de longe os produtos mais cobiçados pelas crianças e a falta de opções saudáveis ainda deixa os pais sem escolha no ato da compra. Esta situação precisa levar as indústrias brasileiras a ver o copo "meio-cheio”, ou seja, há uma enorme fatia de mercado para ser explorada no segmento das guloseimas e confeitos.

 

Saúde Acima do Preço

Quando o assunto é alimentação infantil, os pais colocam a saúde de suas crianças acima do preço do produto. Isso está atrelado também, segundo a revista Forbes, ao fato de que aproximadamente 88% dos consumidores estarem dispostos a pagar mais por produtos saudáveis. São vistos como saudáveis: produtos orgânicos, enriquecidos com vitaminas, fibras ou proteínas, os free-from (sem conservantes, corantes, glúten, açúcares); enfim, uma enorme lista. Desta forma, as indústrias de balas, confeitos e similares têm a possibilidade de explorar formulações com ingredientes diferenciados que possam tornar os produtos mais saudáveis. O desafio está em manter o sabor e textura que dão prazer às crianças, algo possível de ser alcançado visto o enorme sucesso de tantas marcas.

A marca americana HerbaLand™ lançou recentemente uma bala de goma vegana feita com proteína de ervilha, sem açúcar e sem ingredientes geneticamente modificados. Enquanto uns focam no apelo saudável das fontes vegetais, outros dão mais valor às vitaminas, como a marca holandesa Albert Heijn que lançou um mingau orgânico sem lactose, rico em vitamina B1 e fibras. No entanto, o apelo que mais aparece em novos lançamentos – não só para crianças – é a eliminação, redução ou substituição do açúcar comum por fontes alternativas (tema que abordamos em outra coluna), devido à conscientização da população e implementação da taxação de refrigerantes açucarados.

 

Saudável, Divertido e Gostoso: Eu Escolho Você

Honestamente, nunca pensei que estaríamos falando de saudabilidade em guloseimas e confeitos. Porém, é um segmento que habita a vida das crianças de forma lúdica e povoa seu imaginário. Simplesmente não pode ser eliminado, o que se torna um grande estímulo neste momento. Precisa ser um segmento aliado à saúde, antenado às mudanças no padrão de consumo e às novas necessidades do mercado de alimentos. Será preciso investir em desenvolvimento de novos produtos em conjunto com o marketing adequado, especialmente através da embalagem informativa e divertida, maximizando o poder de decisão conjunta dos pais e crianças na hora da compra.

 

Até mês que vem – Fiquem DE OLHO!

 

Carina Rocha e Gabriel Weinsberger

 

(Para críticas e sugestões, pedimos que entre em contato conosco: gabriel@gramkow.com.br

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Inserir os letras Invalid Input