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Consumidores Do Presente E Do Futuro

Consumidores Do Presente E Do Futuro

Por Augusto Cezar de Almeida
Revista Panificação Brasileira e Revista Cerealtec

Os cereais & combinações

Os alimentos baseados em cereais facilitam muito a vida das pessoas em todo o mundo. Favorecendo o consumo de produtos derivados dos cereais, pois as mães cuidadosas sabem que se sua família consumir esses produtos estará bem alimentado. Para a dinâmica dos lares em sua maioria facilitam o dia a dia. Para as crianças é uma facilidade extra, pois, além da praticidade as crianças vão consumir produtos muito saudáveis.
Os cereais aplicados em produtos como o pão, massas, tortas, biscoitos, cereais matinais frios ou quentes, são fáceis e práticos de serem ingeridos, nas formas:

• tal como estão na embalagem;
• tostados;
• aquecidos no forno ou microondas;

A praticidade de desfrutá-los diretamente da embalagem ou retirando-os do refrigerador é um dos pontos altos de produtos que são produzidos a partir de cereais.
Os cereais mais comuns de serem encontrados nessas aplicações são:

- o trigo, o mais consumido;
- milho
- arroz
- cevada
- centeio
- aveia, entre outros.

Falando diretamente da panificação, os destaques são dados ao trigo, centeio, aveia e milho.
Parece que muitos de nós temos descoberto as maravilhas dos cereais, incorporando isso ao nosso dia a dia. O fato dos cereais terem baixo conteúdo de matéria graxa e alto teor de carboidratos, também é excelente fonte de fibra, proteína, vitamina E, ferro, zinco e as vitaminas B como o ácido fólico. Por todas essas razões, todos nós necessitamos de seis a onze porções de cereais diariamente.
Isso é muito bom, mas como trabalhar isso no nosso dia a dia e afinal o que é uma porção?

Trigo durum - este tipo de trigo tem mais proteína do que o trigo comum, usado principalmente em massa.

Trigo duro
Usado em mesclas de farinhas tornou-se mais comum no pão. O teor de proteína muito elevada tornando-o ideal para a receita do pão de fermento.

Farinha de trigo - é o resultado dos grãos de trigo moídos em moinhos. Rico em glúten não deve ser consumido por pessoas intolerantes ao glúten.

Farinha integral - possui mais fibras e nutrientes em comparação a farinha refinada. Rica em fibras de trigo, camada externa do grão de trigo, muito necessária ao organismo, pois sua função básica é filtrar as gorduras e os alimentos que ingerimos.
Farinha de aveia - contém uma importante fibra solúvel que está diretamente ligada ao bom funcionamento intestinal. Além disso, possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos. Já é possível encontrar no mercado pães que tem na sua composição flocos e fibras de aveia.

Farinha de centeio - é um alimento rico em fibras, albumina, vitamina e minerais 100% naturais. È usado nos pães com esse nome, como também nos chamados mistos de centeio, que significa a mistura de farinha de trigo e farinha de centeio. A farinha de centeio também pode ser finamente moída, chamando-a de farinha integral fina. A farinha com estrutura grosseira é mais difícil para o corpo quebrar e a energia dura mais tempo. É uma farinha melhor do ponto de vista do GI. Existem tipos de pães de centeio que são cozidos com bicarbonato.

Farinha de cevada - A cevada é cultura das mais antigas documentadas. Seu consumo está sendo restabelecido em todo o mundo, e por isso está ficando cada vez mais utilizado, como base nos alimentos, em panificação e além de fazer malte a partir dela. Por muitos anos ela foi usada principalmente para alimentação animal. Ela contém glúten.
A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e em minerais selênio e magnésio.

Linhaça:
A linhaça é rica em ômega-3 e 6, sendo a fonte mais rica de ômega 3 presente na natureza, além de proteínas, fibras e minerais. Para acessar o conteúdo das sementes têm de ser esmagado. Sementes inteiras passam através do corpo e são ótimos para exercitar seu sistema intestinal.
Gergelim: essa semente é comum no pão e comida, é cheia de gordura insaturada. Eles vêm com ou sem casca e são ricos em vitamina E e minerais. Sementes de sésamo são importantes para as pessoas que tem problemas com intolerância à lactose, pois o teor de cálcio é elevado. Além de pães, os cereais entram na composição de compostos de cereais, ou comumente chamados de cereais matinais

Os cereais contêm:
- carboidratos complexos
- fibra
- vitaminas
- minerais
- acido fólico
“Todos importantes para o equilibro alimentar”

Matéria exclusiva dispobilizada por MAXFOODS

 

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